sexta-feira, 29 de novembro de 2024

«TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA»

O PMETA 2028 (Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve), foi apresentado pela Região de Turismo do Algarve, de acordo com o Plano da ONU 2030 visando tornar a Região, um destino consolidado, interna e internacionalmente.

      Existe um projecto orçado em11 milhões de euros visando a integração da resolução do sistema de seca no Algarve, a jusante de Portimão.

       O dr. João Fernandes foi nomeado pela Sabre «Sénior Sales Manager» para o mercado português, que terá como foco principal o apoiar as agências de viagens portuguesas.

       Na Coreia do Sul foi decidido que o Algarve receberá o Congresso Internacional de Citrinos em 2032.

       A União dos Sindicatos do Algarve e o Sindicato da Hotelaria promoveram no Campus da Penha (Auditório Professor Ludgero Sequeira), em Faro, um debate sobre «O Turismo no Algarve, actualidade e perspectivas para o progresso da Região».

     O preço para ingresso na Fortaleza de Sagres passou de 3 euros para 10 euros.

      Em Matosinhos teve lugar a cerimónia de reconhecimento das estações náuticas, entre elas a de Faro.

     O Serviço Nacional da Bandeira Azul reconheceu o concelho de Lagoa como o «concelho mais azul do Algarve».

      «Alte pela janela do tempo» dá a conhecera herança cultural no Centro Museológico Dr. Cândido Guerreiro e Condes de Alte.

        O chefe gastronómico «Chackal» apresentou em Monte Gordo o show musical «O Chef dá-te música».

         Pelo 3º ano consecutivo Portugal foi distinguido no Funchal como «O melhor destino mundial de golfe, enquanto o Algarve foi premiado como o «melhor destino de praia da Europa».

        O VII Congresso Português de Oftalmologia decorrerá, de 5 a7 de Dezembro, no Marina Hotel, em Vilamoura.

         


                                                                                     JOÃO LEAL


segunda-feira, 25 de novembro de 2024

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

0S 63 ANOS DO ROTARY CLUBE DE FARO

 

 Foi em festivo ambiente em coincidência, com a VOG (Visita Oficial do Governador) aos clubes rotários de Faro e de Estoi, que se viveu mais uma noite assinalada na história algarvia do movimento iniciado em 1905 na cidade estadunidense de Chicago pelo benemérito advogado Paul Harris.

Após as visitas oficiais e reuniões regulamentares, nas duas localidades o Governador do Distrito 1960 (Portugal tem dois distritos rotários), Dr. Paulo Taveira de Sousa, presidiu a esta reunião realizada no Hotel Eva Senses e que assinalou também o 63º aniversário da entrega da Carta Constitucional ao clube da capital algarvia. Acreditamos sermos dos poucos ou únicos sobreviventes desse acto ocorrido na Praia da Rocha, por inexistência de uma unidade condigna em Faro. Éramos um jovem jornalista quando tal ocorreu. Justo é recordar neste apontamento o papel desempenhado por Benigno Cruz, o gerente do desaparecido BNU, que foi o verdadeiro introdutor do movimento rotário no Algarve, de que o clube farense é o decano.

Nas várias intervenções com destaque para a dos presidentes dos conselhos directivos dos dois clubes houve o ensejo para escutar a intervenção do Governador Paulo Taveira de Sousa, que recordou a figura do poeta eng. Tito Olívio, decano dos rotários algarvios e que faleceu, recentemente, aos 94 anos de idade. Traçou o perfil do rotário face aos nossos tempos e de modo próprio na consciência frente à «prova quadrupla», como grande testemunho da sua auto-análise.


sexta-feira, 22 de novembro de 2024

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

DAS AUTÁRQUICAS QUE AÍ VÊM

    Será de cerca de aqui por um ano, lá para os finais de Outubro de 2025 que vamos ser chamados, de novo, a votar, desta feita para o poder local.

    Tratam-se das eleições em que a proximidade é um factor da maior importância, dado que o conhecimento ou desconhecimento dos candidatos pode e deve ser um factor altamente decisivo.

    Em relação ao concelho de Faro haverão mudanças eleitores já que por exemplo, o caso do Presidente do Município, com 3 mandatos concluídos não poderá voltar a candidatar-se. Teremos assim um novo cabeça de lista por parte da coligação actualmente no poder (PSD/ CDS / PPM), a manter-se esta ligação interpartidária que, com o PS, tem alternado a presidência.

   Nesta área política não se falam com tanta acuidade de nomes como no seu mais adversário, os socialistas. É que no partido da rosa são vários, pelos menos dois, os putativos candidatos cujos nomes têm andado nas bocas do mundo.

   Fala-se da dra. Ana Passos, até há pouco Presidente das Mulheres Socialistas Algarvias, uma «farense» dos quatro costados e que preside à direcção da pré-centenária Mutualidade Popular. O seu grande adversário será o dr. António Pina, que conclui, com segura obra realizada, o 3º mandato à frente do Município de Olhão. Um olhanense à frente do Município de Faro em 2025? É uma possibilidade muito atenta.

  Importa é que quem for eleito para o Poder Local o seja em pleno espírito de servir as localidades e os cidadãos.

domingo, 17 de novembro de 2024

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

NA MORTE DO PADRE «ZÉ PEDRO»

Não feria em nada, antes o dignificava o fraterno tratamento que,

para lá dos altos cargos dignatários que a Igreja Católica, que exemplarmente serviu durante mais de cinquenta anos, todos (leigos ou não) lhe dedicavam: «Padre Zé Pedro»! Sempre assim o foi e o é na saudosa lembrança que temos da sua memória. Monsenhor Cónego Dr. José Pedro Martins nascera há 82 anos em Santa Maria de Lagos e faleceu no Centro Social de Santa Bárbara de Nexe, cuja paróquia juntamente com a de Estoi, paroquiava até que as forças o permitiram.

Era uma das figuras mais destacadas da Igreja Algarvia (foi o grande realizador na Diocese das Reformas emanadas do Concílio Vaticano II, que abriu a Igreja a todos) e da Cultura no Algarve, havendo realizado uma obra sobretudo nos domínios das músicas sacra e tradicional de invulgar valor. Ainda há poucos meses, já no leito em que faleceu vítima de dois acidentes cardio - vasculares, foi apresentada uma obra musical de sua autoria. Foi o fundador do Coro do Conservatório, o actual e categorizado Coral Ossónoba, havendo sido o primeiro regente de ambos. 

No âmbito sacerdotal tinha mais de 50 anos de vida consagrada em que desempenhou os mais elevados cargos, entre os quais os de Pároco da Nossa Senhora da Assunção (Sé de Faro), de Portimão e de Vila Real de Santo António até, com uma plena humildade e doação ser «Pároco de Aldeia» (Estoi e Santa Bárbara de Nexe), bem como Director do Seminário e do Arquivo Diocesano, Deão da Sé Catedral e sobretudo e sempre um homem de fé e de cultura.

Ficou sepultado no «Talhão do Clero», no Cemitério da Esperança, em Faro. Para a sua memória a nossa sentida homenagem!


«Môce da Rebêra»

Fui-o e hoje sou um «velho ancião» da Ribeira, mantendo toda a vida esse título que me orgulha. Nasci no hoje chamado «Bairro Ribeirinho», ali em plena «Ribeira», numa soalheira casa numa varanda, onde chegava em permanência o cheiro a mar, na proximidade da Ria, num namoro de milénios, que nem a linha férrea conseguiu extinguir. Era a zona citadina, ocupada maioritariamente por «gente do mar» que tinha como fronteiras a área da Companhia de Pescarias do Cabo de Santa Maria e o fumeiro do Fialho, a Igreja do Carmo, o Palacete Fialho (Rua  do Lethes), o Palácio Bivar e a Estação da C.P. Ali cresci e vivi até que outros rumos me levaram a outras paragens, mas o orgulho de ser «môce da Rebêra», esse hou e há sempre.

Vem este intróito a propósito da deliberação camarária de requalificação do «Bairro Ribeirinho», com obras no valor de quase 3 milhões de euros e 730 dias de prazo de execução e conforme assinala a Autarquia: «Visando a melhoria das condições de usufruto e vivência urbana e colectiva, bem como a relação da área com a sua envolvente, permanecendo a atractividade e multifuncionalidade dos espaços públicos e a sua valorização histórica, patrimonial e cultural».


           

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»

«DIAS ÚTEIS»

                                         PATRÍCIA PORTELA

     Na Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andersen, em Loulé, foi apresentado o livro «Dias Úteis», da autoria da escritora Patrícia Portela.

   Uma obra com singular interesse o escrito por esta autora louletana.


            «TEMPLÁRIO DO SÉCULO XXI»

                                             LUÍS TEIXEIRA NADKARNI

        O escritor e viajante farense Luís Teixeira Nadkarni é o autor do interessante livro «Templário do Século XXI», sobre o qual o jornalista, também farense, Manuel Luís escreveu: «O seu espírito de aventura, agora muito mais conhecido, deste ex-militar da Força Aérea Portuguesa, com viagens pelos quatro cantos do mundo», dá um importante contributo na «defesa e preservação dos valores (templários) e da nossa História de gente com valor».


      «O CASO DO MONUMENTO DE LOULÉ»

                                           JORGE FILIPE PALMA

          É da autoria do investigador Jorge Filipe Palma o livro «A eternidade na fala e na voz. Homenagens púbicas ao Eng. Duarte Pacheco. O caso do monumento de Loulé», uma obra da Editora Colibri, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e que historia este monumento inaugurado em 1953. A obra teve apresentação pública no Palácio Gama Lobo, naquela cidade algarvia.


     «O LIVRO DAS MENSAGENS ENCANTADAS»

                                         JANNIN ANA DA SILVA

           No auditório da Biblioteca Municipal de Lagoa foi apresentado o livro da autoria da escritora luso - britânica Jannin Ana da Silva. Nascida no Reino Unido é filha de pai português e de mãe inglesa, residindo no Algarve desde os 6 anos.


                                                                               JOÃO LEAL 

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

O BOXE PROSSEGUE COM «OURO» EM OLHÃO


     A memória primeira que temos do boxe referente a Olhão entronca no saudoso médico, Dr. Manuel Guita, que foi campeão nacional desta modalidade na sua juventude. Uns punhos de oiro num coração de oiro como o possuía o saudoso clínico, que sempre o foi uma referência positiva na hoje Cidade de Olhão. Ainda Vila o era e não nos olvidamos dos duelos de boxe entre Olhão e Faro, dois centros com um escol de atletas de alta qualidade. Eram os tempos a que, a nível mundial, brilhavam os nomes do aljezurense / monchiqueiro (?) José Luís (luta livre) e do tavirense Carlos Rocha (boxe). 

Em Olhão brilhavam entre outros os «ilhéus» e irmãos Belchior (envolvido numa romântica história de amor, que o levou e a amada, numa frágil embarcação até ao Brasil e Salazar. Bastos combates assisti no Cinema - Teatro, em Olhão e na esplanada do Teatro Lethes (hoje parque da CVP).

A capital algarvia tinha igualmente um par de grandes boxeurs. entre os quais Hélder Grelha, João Carlos («Bajolo»), Mário da Encarnação, etc.

Vem este «arrazoado» a propósito da brilhante presença da equipa do Clube de Artes Marciais - Ninja Taijstsu de Olhão, nos Campeonatos Nacionais disputados na «Princesa do Lima», essa maravilhosa cidade que é Viana do Castelo. Ali conquistaram os jovens olhanenses Artur Wyk , a «Medalha de Ouro», enquanto os seus colegas João Disril e Rui Murta as «Medalhas de Bronze». Um feito invulgar que nos leva a expressar as mais efusivas felicitações aos atletas e a esta colectividade olhanense.


                                                                                    JOÃO LEAL

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

OS FORNOS QUE FARO TEVE

  Há medida que os anos avançam surgem com maior nitidez e frequência as lembranças da infância e a da adolescência. Desta feita foi uma excursão saudosa pelos fornos existentes na nossa querida cidade - 

- Mãe, nos anos quarenta e cinquenta do século passado, quando a II Guerra Mundial ainda devastava a Europa ou se avançava para sua reconstrução.  Menino e moço lá ia para a bicha na demanda do «sagrado alimento», que muitas vezes quando chegava a nossa vez de atendimento, já se havia esgotado. O pão era então pesado e 1 kgs. era mesmo um 1 klg. vindo o «contrapeso» quando a balança não o acusava. O dito bocado a mais, mesma «às secas» raramente chegava a casa, sendo consumido pelo caminho, Fornos que existiam em Faro?

 A memória arrasta-me para o mais antigo e icónico, o do «Treme - treme». ali na rua Horta Machado, por detrás do Teatro Lethes de há muito desaparecido. Depois vinha pela imponência das sua instalações, ainda hoje bem visíveis e sempre aguardando a concretização da grande obra que o enorme espaço bem faz merecer, a CIA (Companhia Industrial do Algarve), com vários postos de distribuição, espalhados pela cidade. Tinha linha ferroviária própria, um ramal na Rua da Moagem , pra descarga do precioso cereal que vinha de outras paragens (o «Alentejo, dizia-se, era o celeiro de Portugal»). A sêmola, vinda «pela porta do cavalo», pela benemerência caritativa e amiga de um funcionário ali empregado foi o meu pequeno almoço delicioso.

A «Padaria Lisbonense», na Rua do Alportel, decano dos fornos de Faro ainda continua a laborar e com o diferente horário da meia - noite às 13 horas, para satisfação dos «amantes da noite» com os seus «salgadinhos» e os sempre apetecíveis bolos. Ali bem perto ficava o chamado «Forno de São Pedro», que não cozia pão mas era de grande prestabilidade para quem fazia a «fornada em casa», para os bolos que então se faziam como caseiros, para torrar os figos, etc.

Lembra-nos ainda esta memória, na Rua Serpa Pinto, o «forno», dito do «Luís do Forno» e na Rua do Forno, a que liga a Rua Gil Eanes (ou da Parreira) com o Largo da Madalena, um outro estabelecimento similar, donde nos sobressai na lembrança o «Lita», que após uma laboriosa noite de intenso trabalho ia na manhã seguinte entregar o pão na casa dos fregueses para ganhar mais uns «trocados».

Dois fornos na área citadina me ocorrem ainda. Um era na Rua Vasco da Gama, no local onde depois foi construído um moderno imóvel, onde funcionaram as Delegações do «Diário de Notícias» e da Secretaria de Estado da Cultura e é actualmente um restaurante e o outro situava-se na Rua Alexandre Herculano (Imediações do Jardim da Alagoa). Muitos outros destes estabelecimentos existiram em Faro. Estes  os «fornos que Faro houve» e de que me recordo...

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

Natureza, arte urbana e geologia são apetências do passeio à «Gruta do Vigário» (Alte), promovido que o foi pela Escola Profissional Cândido Guerreiro (Alte).

    «Rota da Castanha» é o tema do passeio organizado no dia 23 de Novembro pela Associação Monchique Team Clube.

    A Benamor Golfe ofereceu um veículo eléctrico para apoio ao Grupo de Tavira doo Corpo Nacional de Escutas e destinado ao seu campo existente na Mata Nacional da Conceição de Tavira («Mata de Santa Rita»).

      Encontra-se aberto o processo de classificação como «imóvel de interesse público» do ex - Sanatório Carlos Vasconcelos Porto, nos Almargens (São Brás de Alportel).

      O «chef» João Oliveira, do restaurante Bela Vista na Praia da Rocha (Hotel Bela Vista) foi distinguido com o «Best Chef Award».

       A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve promove em Portimão no dia 25 de Novembro um workshop «Vinhos com sentido», orientado pelo formador e sommelier Nuno Pires.

       A ciclovia Castro Marim / Praia Verde vai ser inaugurada em breve, enquanto na Ciclovia da Lezíria (Vila Real de Santo António / Castro Marim) registou nos primeiros nove meses do ano uma média diária de 182 utentes, num totalde16 mil visitantes.

    Albufeira será em 2026 a ««Cidade Europeia do Desporto».

    A Câmara Municipal de Silves promove entre 22 de Novembro de 2024 e 31 de Maio de 2025 as 22 sessões da 8ª edição do «Jazz nas Adegas».

     A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António promove, de 28 a 31 de Dezembro, quer na sede do concelho pombalino, como na Praia de Monte Gordo a «Passagem do Ano», em que actuam Calema, Mindinho e Dunnigreta.


                                                                                       João Leal

NECROLOGIA


               ELIDÉRICO VIEGAS


   Causou o mais profundo pesar o falecimento súbito do «saudoso» costeleta Elidérico Viegas, que durante 27 anos foi o Presidente - Fundador da AHETA (Associação dos Hotéis e Empresas Turísticas do Algarve) e figura carismática do turismo algarvio. Natural de Paderne (Albufeira), onde nasceu a 11 de Novembro de 194, frequentou a Escola Industrial e Comercial de Tomaz Cabreira, onde concluiu o Curso Geral do Comércio e a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, começando desde novo a trabalhar na actividade hoteleira, chegando a Director de vários complexos turísticos. O Algarve e o Turismo foram dois grandes temas da vida deste dinâmico e saudoso Costeleta.  Foi o autor do livro «Guiné - a guerra que a história quer apagar», em que relata as suas memórias quando serviu o Exército, como Furriel, naquela antiga Colónia Portuguesa.

     O seu corpo esteve a ser velado na Igreja de São Luís em Faro.

      Á Família enlutada, em especial a sua Esposa, as mais sentidas condolências.


                                                                                        JOÃO LEAL


TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

Os navios de cruzeiro «Hamburg», com turistas alemães, vindo de Lisboa e seguindo para Sevilha e «Seven Seas Mariner», com turistas americanos, vindo também de Lisboa prosseguindo para Cádis,  escalaram o porto de Portimão.

        A empresa algarvia «Prodeluxe Tours», com sede em Loulé, foi distinguida por haver desenvolvido durante 14 anos, o turismo sustentável. O galardão foi-lhe atribuído pelo Turismo de Portugal.

      Surgiu em Faro projecto «Blue Tour», o qual visa a capitação dos organismos excedentes e emergentes na preservação do turismo responsável.

      O Município de Loulé prevê arrecadar 4,6 milhões de euros, com a cobrança da taxa municipal de turismo, cuja cobrança se iniciou em 1 de Novembro.

     O «mestre» pasteleiro algarvio Filipe Martins foi distinguido por ser autor do melhor «panettoni» fabricado em Portugal e representará o nosso País no «Mundial de Panettoni» a Disputar na Itália.

     A azinheira algarvia existente na E.N.2, em São Brás de Alportel, é, com os seus 250 anos, candidata a «Árvore do Ano 2025». 

     A «Lagoa Wine Tourism Fair» decorre nos dias 14 e 15 de Novembro no Tivoli Carvoeiro Hotel, organizada pelo Município lagoense.

      Foi constituída a «AAA» (triple A) , destinada a quanto importe ao Algarve e a cuja direcção preside o conhecido dirigente hoteleiro José Manuel Trigo.

      De acordo com o deliberado na Assembleia Municipal a Câmara Municipal de Faro actualizou a Taxa Turística cobrando 1 euro entre 1 de Novembro e o último dia de Fevereiro e 2 euros no restante período.

     No «Festival Internacional de Calavas (México)» foi atribuído o Prémio do Melhor Estandarte à Tuna Infantina (Universidade do Algarve.                    

      Causou o mais profundo pesar o súbito falecimento do sr. Elidérico Viegas, de 74 anos de idade, carismática figura do turismo algarvio. Natural de Paderne, foi aluno da Escola Industrial e Comercial de Tomaz Cabreira (Faro) e da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Durante 27 anos foi o Presidente - Fundador da AHETA (Associação de Hotelaria e Turismo do Algarve, havendo desempenhado as funções de Director em diversos complexos turísticos hoteleiros. «Mr. Turismo» foi uma das designações que, com todo o mérito deram ao saudoso Elidérico Viegas.


                                                                                   JOÂO LEAL

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

CENTRO PARA A INCLUSÃO EM MONCARAPACHO


Mais uma obra e da mais assinalada validez começou a funcionar na histórica e nobre Vila de Moncarapacho. Trata-se do Centro para de Capitação para Inclusão e que constitui uma resposta social de base comunitária para pessoas com deficiência, com graus de dependência   e incapacidade. Uma acção que veio implantar a excelente acção desenvolvida pela Casa do Povo do Concelho de Olhão, sediada em magnífico edifício própria há anos construído naquela localidade.

O acto teve a presença dos representantes de várias entidades ligadas a este actualíssimo sector - Município, União de Freguesias de Moncarapacho / Fuseta, Junta de Freguesia de Quelfes, Centro Regional de Segurança Social, Comissão de Coordenação Regional do Algarve, Instituto Português da Juventude e Desporto, empreiteiros, etc. que em torno da indómita vontade do Presidente da Casa do Povo, o incansável Joaquim Fernandes, reuniram todos os esforços para ser uma feliz realidade a obra agora inaugurada.

 Foi no já distante ano de 2009 que se iniciaram os estudos para que o Centro de Inclusão surgisse e que motivou as obras de ampliação necessárias ao seu desejado funcionamento, numa obra que contou como apoio dos fundos comunitários, a boa vontade dos empreiteiros e dos muitos e generosos voluntários que se derem o seu valioso e imprescindível contributo.


                                                                                           JOÃO LEAL

sábado, 16 de novembro de 2024

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

EMPRESA FARENSE DISTINGUIDA NO REINO UNIDO


                 Está de merecidas felicitações a empresa «Grand Carob», sediada nos arredores de Faro, um projecto inovador dedicado à preparação de produtos alimentares a partir da alfarroba. Um novo rumo para a célebre «alfarrobeira algarvia», que os fenícios trouxeram para esta região sulina.

                 Agora foi galardoada em duas cidades inglesas, Londres e Manchester, com um novo produto, constituído por aquele fruto seco e dois outros frutos bem «nossos» - a amêndoa e a laranja.

                 Na Cidade dos Beatles e agora do Bruno Amorim («The Special Two»), Manchester, o burgo do United e do City, a «Grand Carob» viu o seu produto de creme de barrar ser distinguido entre as PME,S (Pequenas e Médias Empresas) , no «Grand Innovation Awards, como «o melhor produto».

                Mais do que as merecidas distinções alcançadas muito nos apraz distinguir este feito da indústria transformadora algarvia pelo que representa de inovação e modernidade.

               Já em 2023 esta empresa fora distinguida no Reino Unido, o que se repete agora, num estímulo à capacidade criadora de gente do Algarve com um produto das nossas terras.


 

TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA

A 6ª edição do «Algarve Box Cup» vai ter lugar em Lagoa (Pavilhão Polivalente), com a participação de 120 atletas vindos de 17 países, entre 6 e 8 de Dezembro.

      O «Festival da Batata Doce» decorre entre 29 de Novembro a 1 de Dezembro em Aljezur (Pavilhão Multiusos).

       A Câmara Municipal de Faro prepara um «Circuito Turístico Acessível» na Vila - a - Dentro», procurando dar melhores condições de acessibilidade a todos. As obras estão orçadas em 1,15 milhão de euros.

       O artista José Praia e o Conjunto «Áqua Viva» vão realizar uma digressão num navio por Miami, República Dominicana, Puerto Rico e outros países do Caribe.

       A companhia aérea low coast Ryanair doou 400 mil euros com destino à reflorestação da Serra de Monchique.

      Aromas do Algarve (laranja, flor de laranjeira e estevas) são utilizados na nova colecção de banhos e hidratação corporal da marca Leme.

      O saudoso pintor e chefe cozinheiro José Duarte Martins (Vila) teve a memória consagrada num monumento na Mexilhoeira Grande (Portimão). Abriu o célebre restaurante «Vila Lisa», uma das catedrais da gastronomia do Algarve.


                                                                                  JOÃO LEAL 

«LER QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


         «ZEUS» - REVISTA DE CULTURA

      Uma revista sobre cultura algarvia. assinalando o centenário de «Portimão / Cidade», tendo como directores os escritores António Cabrita e João Ventura foi apresentada naquela cidade. Zeus se chamava o paquete em que Manuel Teixeira Gomes seguiu para o seu exílio na Argélia.


          «LEVANTAMENTO ENCICLOPÉDICODAS FAMÍLIAS DE PORTIMÃO»

                                               DR. NUNO INÁCIO

          Na Igreja Matriz de Alvor foi apresentado o 2º volume do «Levantamento Enciclopédico das Família de Portimão», da autoria do douto investigador portimonense Dr. Nuno Inácio. Com edição da Arandis tem 879 gravuras nas 336 páginas que o compõem.  Foi apresentado pelo Prof. Dr. Vilhena Mesquita, também autor do Prefácio e, durante a sessão, actuou no alaúde o músico Eduardo Cruz em canções de Afonso X e D. Dinis.


         «INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL»

                              PEDRO ESTEVES

           Na Escola de Hotelaria e Turismo, em Portimão, teve lugar a apresentação do livro do investigador natural daquela cidade barlaventina, Pedro Esteves, sobre «Inteligência Artificial», que foca os diversos aspectos deste discutido tema da actualidade.


                                                                                                  JOÃO LEAL


TURISMO DO ALGARVE EM NOTÍCIA


       A «Feira das Perdizes», numa organização da Câmara Municipal de Alcoutim, vai decorrer em Martim Longo, nos dias 16 e 17 de Novembro.

       Foi aprovado o Orçamento da RTA (Região de Turismo do Algarve) para 2025 no valor de 5,5 milhões de euros ou seja mais 1500 euros que neste ano. No entanto o Presidente do Organismo, dr. André Gomes, considera que é preciso mais apoio do Governo Central.

        A «Feira de Jardinagem Mediterrânica» tem lugar na Fatacil, em Lagoa, nos dias 2 e 3 de Novembro e apresenta um «conjunto de plantas adequadas aos jardins algarvios.

       A «subida mais impressionante da Península Ibérica», para moto, vai ter lugar no Enxerim (EM 502 - Silves) no dia 10 de Novembro.

        O livro sobre Inteligência Artificial da autoria do portimonense Pedro Esteves foi apresentado na Escola de Hotelaria e Turismo, em Portimão.

         A futura ligação ferroviária em alta velocidade, entre Faro e Huelva (Espanha) foi um dos temas analisado na Cimeira Ibérica.  que decorreu na capital algarvia.

         O «Amendoeira Golfe Course» (Alcantarilha - Silves) foi classificado nos «Luxury World Travel» como o mais valioso no sector do turismo.

          A «FAESA» - Feira Ambiental e Sustentável, vai decorrer na Jardim Vale Farto, em Albufeira, em Novembro.

         O «Verde Lago Resort», em Praia Verde / Altura (Castro Marim) foi definido como o «melhor empreendimento de construção nova», segundo o semanário «Expresso» e a SIC - Notícias.

         A partir de 1 de Novembro decorre o «Festival Internacional de Órgão do Algarve», decorrendo no dia 17, na Sé Catedral, concertos para crianças.


                                                                             JOÃO LEAL

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

A APAL (Associação de Promoção de Albufeira) promoveu, visando o incremento do turismo britânico, uma fam trip e um workshop com a vinda de 12 operadores turísticos ingleses.

Os municípios passam a poder decidir sobre o alojamento local, através da declaração e da regulamentação administrativa.

Dois portimonenses figuram entre os 36 jovens apurados para a final do certame «Jovem Talento da Gastronomia», que se disputa em Novembro e Dezembro no Estoril. São eles a Marylin Mateus e o Pedro Reis.

O Santuário da Mãe Soberana, em Loulé, figura na BTL, a realizar em Lisboa, nos espaços de devoção mariana.

A AEHTA (Associação das Empresas Hoteleiras e Turísticas do Algarve) incrementou o seu Conselho Geral, que visa «aconselhar, sugerir, comentar e dar o seu sentido crítico à actividade associativa».

O Cerro de São Miguel, em Moncarapacho, dispõe do baloiço - mirante, nos 400 metros de altitude «mais ao Sul da Europa».

A Transavia inicia, a 7 de Julho de 20254, as ligações aéreas entre Bordéus (França) e Faro, com duas frequências semanais.

Decorreu na cidade andaluza de Huelva o 49º Congresso Anual da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo), que registou a participação de 750 congressistas.


                                                                                          JOÃO LEAL 

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

O BALOIÇO PANORÂMICO MAIS AO SUL DA EUROPA


A vila de Moncarapacho dispõe de mais um atractivo por iniciativa da União de Freguesias Moncarapacho / Fuseta e situado no Cerro de São Miguel. Trata-se do «baloiço panorâmico mais ao Sul da Europa», a 400 metros de altitude naquele elevado montanhoso conhecido e citado desde a Antiguidade Clássica.

Lé de cima divisa-se uma paisagem de sonho, que abrange todo o litoral sotaventino e terras da Andaluzia («...já vejo terras de Espanha, areias de Portugal», como diz o poema) com esse mar azulina e mediterrânico e esta paisagem do Algarve onde predominam oliveiras, amendoeiras e figueiras.

É subir, subir, parecendo que vamos rumo ao Céu e depois encontrar-se a sugestiva Capela de São Miguel, de grande devoção entre as nossas cristãs gentes.

Depois é gozar até ao infinito desta visão única concebida a partir de um miradouro natural e que é mais um dos encantos da urbe moncarapachense. Quer a histórica vila em si mesmo, com a sua majestosa igreja de Nossa Senhora das Graças, a arquitectura tradicional do barroco algarvio, a olaria do João de Deus (que é nome de poeta e pedagogo, e por aqui, de afamado oleiro. Seja-o o valioso Museu Paroquial que o querer e saber do saudoso Pároco Padre Isidoro soube criar, seja-o o Cerro da Cabeça, com as suas famosas grutas, onde dizem se alojar uma das maiores colónias de morcegos de toda a Europa. Tudo isto sem esquecer o famoso Rancho Folclórico que, constituído em 1963, tem levado através de sucessivas gerações os usos, hábitos, músicas, cantares e trajes por inúmeros países neste mundo em fora.

Agora é a vez do baloiço panorâmico mais ao Sul da Europa. Vale a pena ir até lá acima ao Cerro de São Miguel para apreciar toda a maravilhosa paisagem que se desfruta em derredor.


                                                                                                       JOÃO LEAL

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

As empresas hoteleiras do Algarve reduziram em 13% os consumos de água nos 1ºs 8 meses do ano e no âmbito da campanha «WaterSafe».

O castelo de Salir, importante fortificação islâmica do século XII está em discussão pública para ser considerado como «monumento de interesse público». 

Entre Outubro de 2024 e Março de 2025 o TP (Turismo de Portugal) e a RTA (Região de Turismo do Algarve) vão realizar 341 horas de acções pedagógico - profissionais distribuídas por 22 secções visando o aperfeiçoamento técnico - profissional.

O Carvoeiro Clube Group vai investir 106 milhões de euros em inovação e sustentabilidade até 2030.

A prática do golfe resultou no ano transacto em 4,2 mil milhões de euros nos vários campos de Portugal, verba de que ao Algarve cabem 6o%.

Prevista a construção de um Centro de Alto Rendimento em Vilamoura, que estará concluído em fins de 2025, que será o 15 º no País e o 2º no Algarve, situando-se o outro em Vila Real de Santo António.

Cento e dez operadores turísticos dos Estados Unidos da América e Canadá estiveram durante alguns dias no Algarve no âmbito do Operação «Visit Portugal Travel Trade Market».

Albufeira pretende ser «Cidade Europeia do Desporto - 2026». Para verificarem as condições existentes e os projectos a construir estiveram naquela cidade algarvia vários elementos do ACES Europa e do ACES Portugal.

O Zoomarine (Guia) foi considerado pelo World Lovely Travel como «o melhor parque temático da Europa».


                                                                                                JOÃO LEAL

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

DOIS AMIGOS....

       Foi, no espeço de poucos dias, que dois dos queridos amigos nos deixaram, ficando para sempre uma profunda saudade. É isto a vida e com um sabor agreste para quem se aproxima também do final. Recordamo-los com a homenagem que é devida ás suas

memórias e às lembranças que, durante muitos anos, partilhámos. Foram figuras destacadas, pelos relevantes serviços prestados às comunidades locais e regionais. Um deles, o que primeiro nos deixou foi o 

PROF. EDUARDO TENAZINHA

- Éramos amigos desde sempre. Ambos morávamos na Rua Baptista Lopes, o Eduardo nas proximidades da Igreja de São Pedro e eu na parte nascente. Juntos frequentámos também a Catequese (ele tendo como catequista a Menina Rita, que foi uma dedicada colaboradora administrativa da Tip. União / Folha do Domingo e eu, tendo como mestra a Menina Helena Negrão, uma deficiente física, que foi uma santa em vida. Também juntos fizemos parte dessa escola única que é o escutismo, como membros da Alcateia São Luís de Gonzaga do Grupo nº 157 do CNE (Corpo Nacional de Escutas). O Eduardo era guia do Bando Cinzento e eu do Bando Castanho. Depois os nossos caminhos divergiram. Ele fez-se «bife» (aluno do Liceu João de Deus / Nacional de Faro) e eu fui para «costeleta», na Escola Técnica Elementar Serpa Pinto. Mas amigos prosseguimos sempre. O Eduardo licenciou-se em Educação Física, na Faculdade de Motrocidade e cumpriu uma comissão, como alferes miliciano em Angola. Eu, com o meu «canudo de mestre escola», dividi a vida entre Faro e Fuseta. Durante várias décadas o saudoso falecido exerceu o múnus pedagógico na Escola Tomás Cabreira, com dedicação e empenho. O Prof. Eduardo Tenazinha ocupou os altos cargos de Delegado Regional da Direcção Geral dos Desportos (depois FAOJ e agora Instituto da Juventude e Desportos), presidiu à Direcção da Associação de Futebol do Algarve (ex-AFFaro) e foi Vice - Presidente da Direcção da FPF (Federação do Futebol Português).

Faleceu aos 87 anos (mais um do que eu) e deixou uma profunda saudade em quantos com ele privaram, não obstante a virilidade e firmeza do seu carácter. Na pessoa da sua viúva, a Prof. D. Eduarda Tenazinha, a expressão do mais profundo pesar a toda a Família enlutada, porque de luto estamos todos nós.

O outro querido amigo que nos deixou foi o:

ENG. TITO OLÍVIO HENRIQUES - Viveu mais anos no Algarve (Portimão e Faro, após 1960) do que na sua terra natal - Vila Cova do Covelo, onde havia nascido há 93 anos. Menino e moço veio para Lisboa, onde frequentou o ensino liceal e se licenciou em engenharia no Instituto Superior Técnico (1958) e em 1988 licenciar-se-ia em Sociologia. Foi Director da ex- Direcção Hidráulica do Guadiana, funções em que aposentou. Era o mais veterano dos membros do Rotary Clube de Faro, o mais antigo dos clubes rotários do Algarve, a cujo Conselho Director presidiu em vários mandatos. Presidiu igualmente ao Sporting Farense e aos Bombeiros Voluntários de Faro (Cruz Lusa), foi Vereador da Câmara Municipal de Faro e Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Faro. Publicou mais de 50 livros (poesia, ficção, romance, análise sociológica), havendo criado em 1987 os «Cadernos de Santa Maria», que hoje detêm quase 160 títulos publicados. Detentor de inúmeros prémios literários, possuía a «Medalha de Ouro da C.M. Faro» e a «Medalha de Gratidão da Cruz Vermelha Portuguesa», de cuja Delegação Regional do Algarve foi Secretário. Deixou inúmera publicação na imprensa nacional e regional, havendo desempenhado as funções de Secretário da AJEA (Associação de Jornalistas e Escritores do Algarve) e fundado a Tertúlia Poética «Hélice). Uma vida consagrada a servir Faro e o Algarve. Á sua honrada memória dedicamos uma sentida saudade.

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

«INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CONFIANÇA»

PEDRO ESTEVES

Na Biblioteca Municipal de Portimão foi apresentado o livro da autoria do portimonense Pedro Esteves intitulado «Inteligência Artificial em Confiança». O autor é formador de «Modelos de Negócio e Empreendorismo» naquele prestigiado estabelecimento de ensino profissional na cidade barlaventina. A obra visa «uma maior consciência para os limites e imperfeições da Inteligência Artificial.


«ABERTO TODOS OS DIAS»

DR. JOSÉ LUÍS BARRETO GUIMARÃES

Foi atribuído ao livro «Aberto todos os dias» o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa - APE - Câmara Municipal de Faro», no valor de 12 mil 500 euros, da autoria do médico e tradutor portuense Dr. José Luís Barreto Guimarães. O galardão reveste-se de um significado especial por ser-lhe atribuído no ano centenário do poeta farense. A obra foi editada pela Quetzal. O distinguido nasceu no Porto em Junho de 1967.


«O 1º CONDE DE ALCOUTIM»

DR. FERNANDO PESSANHA

Na Biblioteca Municipal de Alcoutim (Casa dos Condes) foi apresentada mais uma obra do historiador algarvio Dr. Fernando Pessanha, intitulado «O 1º Conde de Alcoutim». É dedicado à figura de D. Fernando de Mendonça, Capitão de Ceuta, 1º Conde de Alcoutim e 2º Marquês de Vila Real de Santo António. A edição da «Gente Singular» ocorreu em 2019, mas só agora foi apresentada por via da pandemia e outros factores. A apresentação foi confiada ao Prof. Dr. Arturo Garcia Aragón.


«A PRINCESA LÍVIA E A GATINHA PERDIDA»

DRA. ANA CAROLINA CARDOSO

O livro infantil «A princesa Lívia e a gatinha perdida», da escritora silvense Dra. Ana Carolina Cardoso foi apresentado na Biblioteca Municipal de Silves. A sua autora é licenciada em Desporto pela Universidade do Algarve, exercendo a docência e sendo treinadora de ginástica acrobática.


                                                                JOÃO LEAL

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

NOVO PARQUE URBANO E DE LAZER

 É uma obra de incalculável interesse e de grande estima para a valorização de Olhão -Cidade e de colocar ao serviço dos seus residentes um novo espaço para fruir os momentos de lazer e de tempos livres. Por outro lado vem valorizar e de que maneira uma área de entrada no burgo olhanense onde já se encontram estruturas de assinalado valor - Marina, Hotel Marina, etc.

 Com efeito a Câmara Municipal de Olhão abriu o concurso para duas empreitadas, no valor de 1,5 milhão de euros, visando a criação de um parque urbano e de fruição de uma vasta zona fronteiriça, como o é a Ria Formosa e as Ilhas do Farol, dos Hangares e outras.

Situar-se-á na zona poente, onde estavam as oficinas e armazéns municipais, como o já previsto para a Zona Industrial de Olhão e prevê-se a sua conclusão e possibilidade de fruição a partir de Julho do próximo ano. Será uma zona ajardinada e arborizada, cuja rega das plantas será, face á falta de recursos hídricos, com água reciclada e fornecida pela «Águas do Algarve». Disporá de uma ligação em ciclovia, na sequência da desactivação da ex - ETAR e a criação de uma rede pedonal, com ligação a Faro. Serão assim proporcionados agradáveis passeios com visões fabulosas, entre as quais o inesquecível «pôr do Sol na Ria».


                                                                                       JOÃO LEAL 

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

RUBEN SANTOS: 

             «MARÉS DE TODOS OS VENTOS»

             «INTO THE AZOREAN SEA»


    Quis a generosidade de um grande amigo, figura destacada entre a comunidade açoriana mundial, fundador da Casa dos Açores no Algarve e reiniciador das Festas do Espírito Santo na nossa Região, consagrado poeta, me enviar dois preciosos livros, ambos tendo como traço comum a ligação aos Açores.

   O primeiro trata-se do livro de poemas, o nº 165 da Colecção «Cadernos de Santa Maria», intitulado «Marés de todos os ventos». A obra, que é prefaciada por outro ilhéu, o madeirense Fernando Vouga, relata os tempos vividos por ambos na Guerra Colonial, em Moçambique. É complementada por poemas de grande qualidade como aquilo que Ruben Santos nos habituou, com uma mão cheia de livros publicados...e muitos mais, a Deus querer e o autor também hão-de surgir.

   Natural da Cidade da Horta, no Faial, este poeta açoriano há anos radicado em Faro, após correr meio Mundo, tem na sua arte poética todo o ADN daquela região autónoma. Lê-se de um trago este novo livro, quer nas recordações, nem sempre as mais felizes daquele conflito armado, como todos os outros poemas, na singeleza de voo de bela ave que nos trás uma mensagem de fraternidade e de ventura.

   A outra obra, «Into the azorean sea» (Através do mar açoriano) é uma ampla e completa antologia de poetas açorianos de todas as partes do mundo. Desde os mais conhecidos e consagrados (casos de Antero de Quental a Vitorino Nemésio), até aqueles que têm um público menor, mas nem por isso menos sensitivo ao que é a poesia. O volumoso livro foi editado pelo Instituto Português Além - Fronteiras e organizado pelo académico açoriano Diniz Borges, um catedrático nascido na Ilha Terceira e emigrado nos Estados Unidos da América desde os 10 anos. Nele figuram dois composições de cada poeta, em português e inglês. Entre os mesmos figuram os poemas «Ilhéu» e «Em chão alheio», o primeiro dos quais nos apraz recordar:

             ILHÉU,

             O ilhéu,

             por destino, como eu,

            tem o bote à cabeceira,

            na alma...

            tem mar e céu.                                                              JOÃO LEAL


NECROLOGIA

PROF. EDUARDO TENAZINHA

Faleceu o Professor Eduardo Tenazinha (Eduardo José Pinto Tenazinha), de 87 anos de idade, natural de Faro, que durante muitas décadas, funções das quais se desempenhou foi professor de Educação Física na nossa Escola Tomaz Cabreira.

Estudou em Faro, no ex-Liceu João de Deus, tendo sempre residido nesta cidade. Cumpriu o serviço militar, com a patente de alferes - miliciano, em Angola.

O Professor Tenazinha desempenhou elevadas funções, no âmbito do dirigismo desportivo, quer a nível regional (Delegado da Direcção Geral dos Desportos e Presidente da Direcção da Associação de Futebol do Algarve), quer nacional, como membro da Direcção da FPF (Federação Portuguesa de Futebol).

Licenciou-se em Educação Física no ISEF (actual Faculdade de Motrocidade).

Deixa viúva a Professora D. Maria Eduarda Tenazinha, a quem tal como a toda a exma. Família, apresentamos a expressão do nosso profundo pesar.

Mais um «costeleta» que nos deixou. Que Deus o tenha no seu eterno descanso.


                                                                                                              JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

FARO, CAPITAL DA IBÉRIA

    Aconteceu ontem, 23 de Outubro (4ª feira) em que a capital do Algarve se transformou, por um dia, a capital da Península Ibérica. Foi-o em virtude da realização da 35ª Cimeira Luso - Espanhola, que reuniu os Primeiros Ministros de Portugal (Luís Montenegro) e de Espanha (Pedro Sanchez) e alguns dos mais destacados Governantes de Lisboa e de Madrid.

   O solene acto, que visa anualmente o estreitar das relações entre os dois países ibéricos e o encontrar de soluções para questões pendentes e que importam tanto a Portugal como Espanha, teve lugar no Palácio do Alto (actual Colégio Diocesano), emblemático edifício da capital sulina.

     Foi o mesmo mandado construir, entre 1915 e 1925, pelo grande industrial algarvio Júdice Fialho, como «palácio de arquitectura revivalista, segundo projecto do arquitecto Manuel Norte Júnior.

    Entre as questões abordadas, conforme agenda traçada figuravam pontos do maior interesse para o Algarve, entre as quais: o abastecimento de água do Rio Guadiana, fronteira entre os dois países, a partir do Pomarão; ponte internacional Alcoutim / San Lúcar del Guadiana e ligação ferroviária Faro / Huelva / Sevilha.

   Fazemos votos para que os temas propostos, pelo seu elevado interesse para o futuro do Algarve, hajam merecido o acordo das partes envolvidas.

    Faro, por um dia, ontem 23 de Outubro, foi a capital da Ibéria

CRÓNICAS DO MEU VIVER OHANENSE

«BANDEIRA VERDE» PARA O MUNICÍPIO DE OLHÃO


        Na Auditoria da Reitoria da Universidade de Coimbra foi entregue à Câmara Municipal de Olhão a «Bandeira Verde» pelo Observatório das Autarquia Familiarmente Responsáveis, distinção que distingue os Municípios que desenvolvem nas suas actividades acções visando as famílias, sobretudo as mais afectadas economicamente e nas respectivas condições de vida.

       É a vez primeira que o Município Olhanense, em 16 anos de existência deste prémio é distinguido, mercê das diversas componentes da sua acção em prol da Família, como grande esteio da sociedade. Foram 108 as autarquias distinguidas, entre os quais 7 dos 16 concelhos do Algarve - Faro, Alcoutim, Olhão, Castro Marim, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António (também estreante nesta distinção.

      Assim nos Paços do Concelho desta «Nobre Cidade de Olhão da Restauração» vai estar hasteada a «Bandeira Verde», símbolo de que o seu Município é uma «autarquia socialmente responsável».


                                                                                                     JOÃO LEAL

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

«VIAJANTE»

                        ANA GRACIETE COELHO

         Trata-se de um aliciante livro dedicado ao público infantil. este «Viajante», da autoria da escritora Ana Graciete Coelho, editado pela Cordel de Prata e que foi apresentado na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira e na FNAC, no Faroshoping, em Faro.


      «NA GRANDE CHINA - POR MINHA CONTA - VIVÊNCIAS MARCANTES»

                   DORIS GABRIELA OGRIN

         No Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé foi apresentado o livro da escritora austríaca Doris Ogrin, intitulado «Na Grande China, , por minha conta, vivências marcantes». Nele afirma a autora: «Foi uma felicidade ter conhecido a China, um país maravilhoso com uma cultura distinta do resto do Mundo». Doris Ogrin, nasceu na Austría em 1957 e vive no Algarve há 40 anos, residindo na Goldra de Cima (Loulé).


                                                                                JOÃO LEAL

       

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

NO I CENTENÁRIO DE ANTÓNIO RAMOS ROSA                            

         Comemora-se hoje,17 de Outubro (5ª feira) o I Centenário do Nascimento em Faro do excelso poeta António Ramos Rosa, honra e glória da poesia nacional. 

          Esta é uma data festiva não só para a capital sulina, em cuja «Vila-a-Dentro» o Poeta nasceu, como para toda a Região e para o País que tem em Ramos Rosa um dos seus poetas maiores no passado século XXI.

            Falecido em Lisboa, aos 88 anos, António Ramos Rosa bem jovem se embrenhou na criatividade poética e na oposição à situação política vigente, com a sua adesão ao MUD Juvenil e as várias detenções. Corajosa a vemos a sua atitude quando em 1971 recusa o Prémio Nacional de Poesia que lhe foi atribuído pela Secretaria de Estado da Informação e Turismo (SNI), quando no mesmo ano recebe, com inteira justiça, o «Prémio Literário da Casa da Imprensa».

           Três distinções dignas de todo o apreço as que lhe foram dedicadas pela sua Cidade Natal: a «Medalha de Ouro» (Mérito Cultural); a Biblioteca Museu (magnífica recuperação do antigo Matadouro, na Alameda João de Deus e segundo projecto do destacado arquitecto farense António Santos) e a instituição «Prémio Nacional de Poesia - bianual António Ramos Rosa».

       Mas mais do que tudo isso (citamos ainda os galardões que em vida lhe foram atribuídos, para além dos já referidos - «Grande Prémio PEN Clube Português de Poesia - 1986», «Grande Prémio Sophia de Mello Breyner Andersen - 2005», etc.

     O Presidente da República concedeu-lhe, em 10 de Junho de 1992 (Dia de Portugal) o «Grau de Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada» e em 9 de Junho de 1997 a «Grã Cruz da Ordem do Infante».

         «O grito claro», sua primeira obra publicada e a sua intervenção no aparecimento dos «Cadernos do Meio Dia» são momentos fortes na «Primavera Cultural» vivida no País a partir da segunda década do século passado. 

          O farense António Vítor RAMOS ROSA nasceu há um século. Honra e glória a um dos maiores farenses de sempre!


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

JOVEM DE OLHÃO DISTINGUIDA PELAA UNIVERSIDADE CATÓLICA

   NICOLE FILIPE DO Ó, membro de uma família com nome na história olhanense, aluna do 12º ano do Agrupamento Escolar Dr. Francisco Fernandes Lopes foi distinguida, pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) com o Prémio «Menção Honrosa do Concurso «TRADUZIR 2024».

    Assinalado mérito que revela mais um caso do reconhecido valor da juventude de Olhão, ao vencer este certame organizado pela Faculdade de Ciências daquela prestigiada instituição universitária. 

   O que foi o «Traduzir 2024»?

    Trata-se de um certame aberto a todos os alunos do 11º e 12º ano do ensino secundário, de todo o País, com a tradução para a língua portuguesa, de um texto de alemão, que procura «dar visibilidade e dignificar a actividade da tradução».

    O galardão foi entregue a NICOLE FILIPE DO Ó, nas instalações da UCP, em Lisboa, estando presente a docente do Agrupamento Escolar Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão, Dra. DITZA GRAÇA.

     As nossas mais efusivas felicitações.



                                                                                                JOÃO LEAL

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

TRILOGIA DESPORTIVA

    Vamos hoje focar neste espaço assuntos de ordem da esfera do desporto, considerando que o mesmo importa a toda a Região e que é, também pela sua expansão e ditames um factor primordial da vivência democrática. Três aspectos ressaltaram nestes dias e em relação ao Algarve que aqui queremos evidenciar:

     I - RICARDO VELHO

     Finalmente aconteceu a chamada do guarda - redes do Sporting Clube Farense aos convocados pelo seleccionador Roberto Martinez para os encontros, fora de portas a disputar contra a Polónia e a Escócia. Ricardo Velho, o melhor guardião da I Liga em 2023/24, vê assim concretizado «um sonho que tinha desde menino». Para o clube de Faro é o seu primeiro elemento a ser convocado para a Selecção A e o único fora do trio Sporting, Porto e Benfica e dos que jogam no estrangeiro a ter tal distinção. Uma honra que de há tempo se aguardava e que agora, com justiça, aconteceu. Natural de Vila Nova de Famalicão, onde nasceu há 26 anos, Ricardo Velho fez a sua iniciação no Sporting de Braga e está há 5 épocas nos algarvios, com quem tem contracto até 2028.

    Que seja feliz e que continua a ser um grande esteio defensivo.

II - DR. NUNO ALMEIDA

     Aconteceu em Moreira de Cónegos, no prélio da I Liga entre o onze local, o Moreirense e os açorianos do Santa Clara, a despedida da arbitragem do único representante algarvio na 1ª categoria nacional. O Dr. Nuno Almeida, licenciado em Direito, natural de Monte Gordo, a caminho do meio século de idade, tem mais de 30 anos dedicados à sempre difícil missão de arbitrar, somando 252 jogos na I Liga e mais de 500 onde actuou. Foi lindo de se ver na televisão. As duas formações alinhadas em guarda de honra homenagearam o conhecido juiz montegordino, que ofereceu o apito e os cartões a um jovem presente em Moreira de Cónegos. Um nome que se junta aos dos lembrados juízes Pinto Coelho («Vítor Garrochinho»), Rosa Nunes, César Correia, Francisco Silva e outros. O dr. Nuno Almeida tem ainda muito para dar ao futebol algarvio e vai dá-lo, com certeza. Boa sorte, Doutor e o futebol, para além do muito que lhe tem dado, precisa de si!


III - I LIGA DO ALGARVE / DIAGONAL SEGUROS

      Durante anos e anos o futebol regional tinha presença assegurada através dos relatos dos encontros jogados no Algarve (I Divisão Distrital). Foi-o, em grande parte, no tempo das chamadas «rádio - piratas» (só em Faro existiam duas, o Rádio Clube do Sul e a Rádio Santa Maria, para além da regionalização informativa que então se vivia no Emissor Regional do Sul da RDP). Foram os tempos em que todo o Algarve escutava o que estava acontecendo nas Ferreiras, Albufeira, Monchique, Lagoa, Faro, etc. tornando conhecidas vozes que hoje são uma saudade -  José Mealha, Bernardino Martins («Queixinho»), Teixeira Marques, Carlos Farinha - e tantos outros. Ora chega-nos a positiva notícia do protocolo celebrado entre a Associação de Futebol do Algarve (AFA) e a RUAFM (Rádio Universidade do Algarve) para transmissão radiofónica dos relatos da I Liga do Algarve / Diagonal Seguros. Ainda bem! É uma vitória dos algarvios e do seu futebol!


NOTÍCIAS DO TURISMO DO ALGARVE

Para os leitores da Condé Nest Travellers no âmbito dos «Andros Choice Awards» o Complexo de Luxo Vila Vita Parc (Lagoa) foi considerado um dos melhores resorts da Europa.

         Em Albufeira recomeçaram em Outubro as visitas à «Cidade Branca em Mar Azul». Decorrem todas as 5ªs feiras, até 12 de Junho de 2025, visitando o centro histórico de Albufeira.

         Decorre em Santarém (Casa do Campino), entre 17 e 27 de Outubro o tradicional «Festival Nacional de Gastronomia», onde o Algarve, como é usual, marca assinalada presença.

           Atracou ao cais de Portimão o navio de cruzeiros «Word Navigator», vindo de Lisboa, com turistas americanos e seguindo para Sevilha.

            Os 100 anos da cidade de Portimão motiva a organização pela Associação Teia de Impulsos do «Tour Gastronómico», em participa até 10 de Novembro 38 restaurantes.

            O «Vila Joya», conhecido complexo de luxo do Algarve, conquistou dois prémios em restaurantes de alta culinária - o melhor restaurante hoteleiro e o melhor restaurante de alta culinária.

            Yan West é um cidadão inglês, de 70 anos, que viajou com objectivos solidários, a pé desde o Reino Unido até ao Algarve. Saiu de Nothingan a 3 de Agosto e chegou às Pedras da Rainha (Tavira) após percorrer cerca de 1 500 klms. alcançando fundos para uma associação de cães - guias, que ajudam invisuais.

           As praias do concelho de Portimão, numa iniciativa da Câmara Municipal de Portimão em colaboração com os Bombeiros Voluntários daquela cidade, passam a contar com vigilância permanente durante todo o ano.

           A empresa Malacamp (Catalunha) entra no mercado turístico algarvio, com a aquisição do Parque de Campismo de Albufeira (um dos maiores do País com uma área de 26 hectares e uma verba de mais de 4 milhões de euros.

 

                                                                                               JOÃO LEAL


CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

DOUTOR JESUS MARTINS, UM OLHANENSE DE EXCELÊNCIA


         Acaba de vir a público o livro «Monografia de Bordeira (Aljezur)», uma obra sobra aquela freguesia da Cos Vicentina, da autoria do erudito olhanense «Mestre» Doutor José António Jesus Martins, de há muito radicado na cidade de Lagos. 

          Desde a 2ª metade dos anos 80 do século passado, esta destacada figura da inteligência algarvia, tem desenvolvido uma enorme actividade, quer na sua carreira universitária, como na investigação e reflexão da História Local e Regional do Algarve. São mais de 50 títulos e comunicações apresentadas, não apenas em Portugal, como em vários países.  São casos de França (Sorbonne), Suíça, Estados Unidos da América (Park Ridge, Nova Iorque (Universidade), Espanha, Japão (Universidade de Tóquio), etc.

          Em 2011 fez o seu doutoramento em Letras, na Universidade da Beira Interior e em 2004 realizou a pós-graduação em «Direito das Autarquias Locais (Universidade de Lisboa), tal como antes (1997) alcançara a Especialização em Gestão, Património e Turismo (Universidade de Nova Iorque).

         Radicado no Barlavento, onde reside, «Mestre» José António Jesus Martins exerce, desde 1995 as funções de Técnico Superior de História da Câmara Municipal de Lagos, sendo igualmente Coordenador Científico do Museu de Cera dos Descobrimentos daquela cidade. Entre outras possui as condecorações da Junta de Freguesia de São Sebastião de Lagos (grau ouro) e da Liga dos Bombeiros Portugueses (prata.

         Tanto havia a escrever sobre esta destacada figura olhanense na vida intelectual do Algarve. A obra agora apresentada - «Monografia da Bordeira / Aljezur» dá a conhecer, em pormenor, a história desta freguesia aljezurense.

                                                                    JOÃO LEAL

 

TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

A Câmara Municipal de Tavira, assinalando o «Dia Mundial do Turismo» lançou um novo website sobre as potencialidades turísticas daquele concelho sotaventino.

        A Highte Prestige vai transformar 4 hotéis na Praia dos Salgados (Albufeira) em unidades a operar sob as marcas Marriott e Wesstin.

          A Câmara Municipal de Portimão vai perpetuar a memória de Paulo Pinheiro, fundador do Autódromo Internacional do Algarve (Penina) e a quem foi concedido, pelo Governo, a «Medalha do Turismo» na rotunda de acesso aquele recinto.

           A EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) venceu o 1º prémio de Inovação na área da educação hoteleira com o projecto «ALFABIO».

           No «Palácio dos Congressos», em Albufeira vai decorrer entre 16 e 19 de Outubro o 12º Congresso Nacional de Psiquiatria e Neurologia, o mais participado de sempre.

           Na Carrapateira (Vila do Bispo) vai ser construído o complexo «Páteo», composto por 8 moradias, um projecto de arquitectura regional.

           Decorreu, em Portimão, o XX Grande Capítulo das Confrarias de Gastrónomos de Portugal, com a presença de 200 participantes portugueses, espanhóis, italianos e franceses.

           Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística) o Algarve foi em Agosto o destino preferido dos portugueses, conhecendo o mercado um acréscimo de 3,1% (hóspedes) e de 1,1% (dormidas) em relação ao mesmo mês de 2023.


                                                            João Leal

NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

O Grande Prémio de Portugal, a contar para o Mundial GP, volta a realizar-se no AIA (Autódromo Internacional do Algarve. na Penina (Portimão) em 2025 e 2026, conforme o anunciado em  Madrid, no final de uma reunião que contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.

      O «Dia do Turismo» (27 de Setembro) foi assinalado em todo o Algarve, com manifestações várias que comportam. «welcome drinks», oferta de produtos regionais, entrada gratuita nos museus, etc.

       O uso dos cartões de crédito «multibanco, segundo um estudo da SIBS, demonstrou que o Algarve foi a região preferida dos turistas portugueses no recente Verão.

        No Vale do Lobo abriu um novo restaurante, o SMASH, com um menú preparado pensando em saúde, nutrição e sabor, com a introdução de ingredientes naturais.

         A Marina de Vilamoura foi distinguida com mais dois prémios de prestígio internacional, atribuídos pela Yacht Harbour Awards e referentes ao ano corrente.

         Albufeira, a cidade praia, promoveu-se em Paris, através da APAL (Associação de Promoção de Albufeira), com um stand na principal feira trística, a IFTM - Top Reisen.

         A empresa «Águas do Algarve» vai investir mais de 1 milhão de euros, na estação de tratamento de águas residuais da Boavista (Lagoa), possibilitando que as águas tratadas sejam utilizadas na rega dos campos de golfe.


                                                                          JOÃO LEAL

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

POR UMA FACILIDADE NO ACESSO


      Encontra-se a concurso público para adjudicação da empreitada da construção da Rotunda das Pontes de Marchil, que vai facilitar, de forma assinalada a principal entrada e saída de Faro. Trata-se de uma decisão da Câmara Municipal de Faro, no valor de 1 milhão e 800 mil euros (a acrescentar o IVA) e que se espera possa terminar com as longas exasperantes filas de veículos na E.N. 125, junto ao Solar de Marchil.

     Com um prazo de execução de 270 dias (espera-se que este período não atinja a estação alta de 2025), a obra comporta ainda uma via de ligação directa ao aglomerado populacional do Montenegro / Gambelas e outras para acesso à 3ª circular, ainda em construção.

      Trata-se de uma obra de grande valor e cuja execução vinha desde há alguns anos sido anunciada. Concretiza-se mais uma tarefa no plano rodoviário de Faro, não apenas á urbe capital sulina, como a vastas zonas populacionais do Sotavento e do Barlavento e áreas grande movimento viário (Aeroporto Gago Coutinho, Praia de Faro, Santa Bárbara de Nexe, etc.).

      Faro - cidade de há muito se expandiu dos seus antigos limites - Cadeia / Centro de Saúde Mental, para criar novos pólos habitacionais e económicos.

       A Rotunda das Pontes de Marchil, ali junto ao Solar das Pontes e do CAP (Clube Atlético Pontense) trata-se de uma obra que mais do que ao burgo farense importa a toda a Região.