0S 63 ANOS DO ROTARY CLUBE DE FARO
Foi em festivo ambiente em coincidência, com a VOG (Visita Oficial do Governador) aos clubes rotários de Faro e de Estoi, que se viveu mais uma noite assinalada na história algarvia do movimento iniciado em 1905 na cidade estadunidense de Chicago pelo benemérito advogado Paul Harris.
Após as visitas oficiais e reuniões regulamentares, nas duas localidades o Governador do Distrito 1960 (Portugal tem dois distritos rotários), Dr. Paulo Taveira de Sousa, presidiu a esta reunião realizada no Hotel Eva Senses e que assinalou também o 63º aniversário da entrega da Carta Constitucional ao clube da capital algarvia. Acreditamos sermos dos poucos ou únicos sobreviventes desse acto ocorrido na Praia da Rocha, por inexistência de uma unidade condigna em Faro. Éramos um jovem jornalista quando tal ocorreu. Justo é recordar neste apontamento o papel desempenhado por Benigno Cruz, o gerente do desaparecido BNU, que foi o verdadeiro introdutor do movimento rotário no Algarve, de que o clube farense é o decano.
Nas várias intervenções com destaque para a dos presidentes dos conselhos directivos dos dois clubes houve o ensejo para escutar a intervenção do Governador Paulo Taveira de Sousa, que recordou a figura do poeta eng. Tito Olívio, decano dos rotários algarvios e que faleceu, recentemente, aos 94 anos de idade. Traçou o perfil do rotário face aos nossos tempos e de modo próprio na consciência frente à «prova quadrupla», como grande testemunho da sua auto-análise.
Sem comentários:
Enviar um comentário