sábado, 16 de novembro de 2024

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

DOUTOR JESUS MARTINS, UM OLHANENSE DE EXCELÊNCIA


         Acaba de vir a público o livro «Monografia de Bordeira (Aljezur)», uma obra sobra aquela freguesia da Cos Vicentina, da autoria do erudito olhanense «Mestre» Doutor José António Jesus Martins, de há muito radicado na cidade de Lagos. 

          Desde a 2ª metade dos anos 80 do século passado, esta destacada figura da inteligência algarvia, tem desenvolvido uma enorme actividade, quer na sua carreira universitária, como na investigação e reflexão da História Local e Regional do Algarve. São mais de 50 títulos e comunicações apresentadas, não apenas em Portugal, como em vários países.  São casos de França (Sorbonne), Suíça, Estados Unidos da América (Park Ridge, Nova Iorque (Universidade), Espanha, Japão (Universidade de Tóquio), etc.

          Em 2011 fez o seu doutoramento em Letras, na Universidade da Beira Interior e em 2004 realizou a pós-graduação em «Direito das Autarquias Locais (Universidade de Lisboa), tal como antes (1997) alcançara a Especialização em Gestão, Património e Turismo (Universidade de Nova Iorque).

         Radicado no Barlavento, onde reside, «Mestre» José António Jesus Martins exerce, desde 1995 as funções de Técnico Superior de História da Câmara Municipal de Lagos, sendo igualmente Coordenador Científico do Museu de Cera dos Descobrimentos daquela cidade. Entre outras possui as condecorações da Junta de Freguesia de São Sebastião de Lagos (grau ouro) e da Liga dos Bombeiros Portugueses (prata.

         Tanto havia a escrever sobre esta destacada figura olhanense na vida intelectual do Algarve. A obra agora apresentada - «Monografia da Bordeira / Aljezur» dá a conhecer, em pormenor, a história desta freguesia aljezurense.

                                                                    JOÃO LEAL

 

Sem comentários:

Enviar um comentário