sábado, 16 de novembro de 2024

CRÓNICA DE FARO. JOÃO LEAL

TRILOGIA DESPORTIVA

    Vamos hoje focar neste espaço assuntos de ordem da esfera do desporto, considerando que o mesmo importa a toda a Região e que é, também pela sua expansão e ditames um factor primordial da vivência democrática. Três aspectos ressaltaram nestes dias e em relação ao Algarve que aqui queremos evidenciar:

     I - RICARDO VELHO

     Finalmente aconteceu a chamada do guarda - redes do Sporting Clube Farense aos convocados pelo seleccionador Roberto Martinez para os encontros, fora de portas a disputar contra a Polónia e a Escócia. Ricardo Velho, o melhor guardião da I Liga em 2023/24, vê assim concretizado «um sonho que tinha desde menino». Para o clube de Faro é o seu primeiro elemento a ser convocado para a Selecção A e o único fora do trio Sporting, Porto e Benfica e dos que jogam no estrangeiro a ter tal distinção. Uma honra que de há tempo se aguardava e que agora, com justiça, aconteceu. Natural de Vila Nova de Famalicão, onde nasceu há 26 anos, Ricardo Velho fez a sua iniciação no Sporting de Braga e está há 5 épocas nos algarvios, com quem tem contracto até 2028.

    Que seja feliz e que continua a ser um grande esteio defensivo.

II - DR. NUNO ALMEIDA

     Aconteceu em Moreira de Cónegos, no prélio da I Liga entre o onze local, o Moreirense e os açorianos do Santa Clara, a despedida da arbitragem do único representante algarvio na 1ª categoria nacional. O Dr. Nuno Almeida, licenciado em Direito, natural de Monte Gordo, a caminho do meio século de idade, tem mais de 30 anos dedicados à sempre difícil missão de arbitrar, somando 252 jogos na I Liga e mais de 500 onde actuou. Foi lindo de se ver na televisão. As duas formações alinhadas em guarda de honra homenagearam o conhecido juiz montegordino, que ofereceu o apito e os cartões a um jovem presente em Moreira de Cónegos. Um nome que se junta aos dos lembrados juízes Pinto Coelho («Vítor Garrochinho»), Rosa Nunes, César Correia, Francisco Silva e outros. O dr. Nuno Almeida tem ainda muito para dar ao futebol algarvio e vai dá-lo, com certeza. Boa sorte, Doutor e o futebol, para além do muito que lhe tem dado, precisa de si!


III - I LIGA DO ALGARVE / DIAGONAL SEGUROS

      Durante anos e anos o futebol regional tinha presença assegurada através dos relatos dos encontros jogados no Algarve (I Divisão Distrital). Foi-o, em grande parte, no tempo das chamadas «rádio - piratas» (só em Faro existiam duas, o Rádio Clube do Sul e a Rádio Santa Maria, para além da regionalização informativa que então se vivia no Emissor Regional do Sul da RDP). Foram os tempos em que todo o Algarve escutava o que estava acontecendo nas Ferreiras, Albufeira, Monchique, Lagoa, Faro, etc. tornando conhecidas vozes que hoje são uma saudade -  José Mealha, Bernardino Martins («Queixinho»), Teixeira Marques, Carlos Farinha - e tantos outros. Ora chega-nos a positiva notícia do protocolo celebrado entre a Associação de Futebol do Algarve (AFA) e a RUAFM (Rádio Universidade do Algarve) para transmissão radiofónica dos relatos da I Liga do Algarve / Diagonal Seguros. Ainda bem! É uma vitória dos algarvios e do seu futebol!


Sem comentários:

Enviar um comentário