sábado, 16 de novembro de 2024

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE

O BALOIÇO PANORÂMICO MAIS AO SUL DA EUROPA


A vila de Moncarapacho dispõe de mais um atractivo por iniciativa da União de Freguesias Moncarapacho / Fuseta e situado no Cerro de São Miguel. Trata-se do «baloiço panorâmico mais ao Sul da Europa», a 400 metros de altitude naquele elevado montanhoso conhecido e citado desde a Antiguidade Clássica.

Lé de cima divisa-se uma paisagem de sonho, que abrange todo o litoral sotaventino e terras da Andaluzia («...já vejo terras de Espanha, areias de Portugal», como diz o poema) com esse mar azulina e mediterrânico e esta paisagem do Algarve onde predominam oliveiras, amendoeiras e figueiras.

É subir, subir, parecendo que vamos rumo ao Céu e depois encontrar-se a sugestiva Capela de São Miguel, de grande devoção entre as nossas cristãs gentes.

Depois é gozar até ao infinito desta visão única concebida a partir de um miradouro natural e que é mais um dos encantos da urbe moncarapachense. Quer a histórica vila em si mesmo, com a sua majestosa igreja de Nossa Senhora das Graças, a arquitectura tradicional do barroco algarvio, a olaria do João de Deus (que é nome de poeta e pedagogo, e por aqui, de afamado oleiro. Seja-o o valioso Museu Paroquial que o querer e saber do saudoso Pároco Padre Isidoro soube criar, seja-o o Cerro da Cabeça, com as suas famosas grutas, onde dizem se alojar uma das maiores colónias de morcegos de toda a Europa. Tudo isto sem esquecer o famoso Rancho Folclórico que, constituído em 1963, tem levado através de sucessivas gerações os usos, hábitos, músicas, cantares e trajes por inúmeros países neste mundo em fora.

Agora é a vez do baloiço panorâmico mais ao Sul da Europa. Vale a pena ir até lá acima ao Cerro de São Miguel para apreciar toda a maravilhosa paisagem que se desfruta em derredor.


                                                                                                       JOÃO LEAL

Sem comentários:

Enviar um comentário