sábado, 16 de novembro de 2024

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

FARO, CAPITAL DA IBÉRIA

    Aconteceu ontem, 23 de Outubro (4ª feira) em que a capital do Algarve se transformou, por um dia, a capital da Península Ibérica. Foi-o em virtude da realização da 35ª Cimeira Luso - Espanhola, que reuniu os Primeiros Ministros de Portugal (Luís Montenegro) e de Espanha (Pedro Sanchez) e alguns dos mais destacados Governantes de Lisboa e de Madrid.

   O solene acto, que visa anualmente o estreitar das relações entre os dois países ibéricos e o encontrar de soluções para questões pendentes e que importam tanto a Portugal como Espanha, teve lugar no Palácio do Alto (actual Colégio Diocesano), emblemático edifício da capital sulina.

     Foi o mesmo mandado construir, entre 1915 e 1925, pelo grande industrial algarvio Júdice Fialho, como «palácio de arquitectura revivalista, segundo projecto do arquitecto Manuel Norte Júnior.

    Entre as questões abordadas, conforme agenda traçada figuravam pontos do maior interesse para o Algarve, entre as quais: o abastecimento de água do Rio Guadiana, fronteira entre os dois países, a partir do Pomarão; ponte internacional Alcoutim / San Lúcar del Guadiana e ligação ferroviária Faro / Huelva / Sevilha.

   Fazemos votos para que os temas propostos, pelo seu elevado interesse para o futuro do Algarve, hajam merecido o acordo das partes envolvidas.

    Faro, por um dia, ontem 23 de Outubro, foi a capital da Ibéria

Sem comentários:

Enviar um comentário