domingo, 14 de junho de 2020

FALANDO DE





SANTO ANTÓNIO
13 DE JUNHO
Ontem
Baptizado com o nome Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa, entre 1191 e 1195, na Rua das Pedras Negras, junto à Sé de Lisboa. Na casa onde nasceu e viveu a sua infância está hoje a Igreja de Santo António, e na Cripta é possível ver um pedaço de um dos ossos do Santo, autenticado por Bula.
Santo António morreu a 13 de Junho de 1231, em Arcella, perto de Pádua, na Itália, e é por essa razão que 13 de Junho passou a ser Dia de Santo António.



Manjerico

Sardinhada na brasa

De onde vem a tradição dos manjericos e das sardinhas?

Não se conhece qualquer relação entre Santo António e estes dois símbolos das Festas de Lisboa. Até porque o manjerico e a sardinha são símbolo de todas as festas populares do mês de Junho, incluindo São João e São Pedro. A sardinha, peixe que nada nos mares portugueses, tem a partir da primavera a sua época alta. A primavera é também a época associada ao amor e, na tradição popular das festas, era costume os rapazes comprarem um manjerico (também conhecido como a erva dos namorados) num pequeno vaso, para oferecer à sua adorada. O facto de as condições da primavera e do verão serem as ideais para o crescimento dos manjericos ajudou a que a planta se tornasse tão popular nesta altura.
A “pandemia do vírus” quebrou os festejos, a sardinhada e as belas marchas Populares.
Um arranjo de Roger

Sem comentários: