domingo, 14 de junho de 2020

MAIS QUADRAS POPULARES


Está na hora de rimar
Nesta noite de arraiais
Com sardinhas e fogueiras
Escondidos entre quintais

Comprei só um manjerico
À entrada do supermercado
Trouxe-o hoje comigo
P'ra não ficar encalhado

Vou na meca d'um caldo verde
Com um tinto a acompanhar
Preciso de me aquecer
Que está um frio de rachar

Diz-me lá ó Santo António 
O que é feito dos teus dotes
Devem andar escondidos
Debaixo de grandes escadotes

Por muitas voltas que dê
Não os consigo encontrar
Começo a ficar farta
Preciso de descansar

Qualquer dia faço um bruxedo
E depois eu quero ver
Não há vela, nem igreja
Que te possa valer

Já te virei ao contrário 
Já te pus num altar
Continuas amuado
E eu cansada de t'aturar

Deixa-te de ser birrento
Porta-te bem por favor
Este ano já vai a meio
Encontra-me aí um amor

Tenho só uma condição:
Precisa ser aprumado, 
Comer de boca fechada
E um espírito bem humorado

Se peço também agradeço
Mas sem velas nem mezinhas
Promessas também não faço
Deixo-as para as vizinhas

Com as rimas vou parar
Pelo menos por agora
Se continuo aqui
Irá p'la noite fora.

                                                      Margarida Vargues

Sem comentários: