terça-feira, 16 de março de 2021

 


«CAMINHO A SEGUIR»


                                         SEZINANDO GUERREIRO

                Na indicação, segundo a formação escotista em que ambos (poeta e jornalista) nos formámos no caminho definido poe este sinal de pista, chegámos à admirável mensagem de «CAMINHO A SEGUIR», um excelente livro de poemas da autoria do colaborador de «O Sporting Olhanense», Sezinando Guerreiro. Aliás é mais um título que se insere no vasto horizonte editorial do quinzenário da cidade cubista, um dos melhores órgãos de um clube desportivo do País. Surpreendeu-nos esta obra pela natural inspiração do seu autor, com imensa facilidade em «poetar», não apenas na rima, mas na multiplicidade formas (tercetos, quadras, quintilhas, sextilhas, etc.) e na dita «poesia livre» ou «prosa poética». Qualquer que o seja a modalidade, inclusive a glosa, este «olhanense não nascido em Olhão «(foi-o em Estoi, mas menino e moço veio para a «capital da Ria Formosa») compõe a temática versada em poemas, que são límpidos como a água corrente e de uma diversidade de assuntos que nos colocam uma já debatida e rebatida questão. 

              «Trata-se de um poeta popular ou de uma emanação cultural de gente do povo?» - a interrogação, de há muito expressa e com particular acuidade na obra do vilarrealense António Aleixo, surge-nos aqui uma vez mais. É que a poesia de Sezinando Guerreiro se enquadra, ainda que em diferentes artes (literatura e arte visual) na estruturada questão colocada pelo erudito olhanense Professor Doutor Saúl Neves de Jesus (Professor Catedrático da Universidade Olhanense e uma das mais válidas expressões da actual inteligência algarvia) em artigo «O que é a arte espontânea?», sem qualquer conexão, felizmente, com o problemático de saúde.

            Depois hemos de considerar os vastíssimos horizontes de temas focados, desde a contemplação da Mãe Natureza à Solidariedade (não esqueçamos a influência da formação recebida no «6 de Olhão»), aos provérbios, á terra mãe, à fraternidade, á família e aos amigos. Aliás esta ampla diversidade temática é bem definida pelo douto jornalista Mário Proença, dedicado Sub - Director de «O Sporting O Olhanense», ao escrever no Prefácio de «Caminho a seguir»: «Sobre a obra, posso dizer-lhes que fiquei deveras surpreendido pelo conteúdo e pela forma, uma vez que não esperava uma tão grande diversidade de trabalhos cujos temas me encantaram de tal forma que logo os li».                                           

JOÃO LEAL 


Sem comentários: