terça-feira, 16 de março de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


      PROFESSOR AMÉRICO,

UM CENTENÁRIO QUE SE AVIZINHA

                        Se vivo fosse e era-o bom para as sucessivas gerações dos «seus meninos» que o recordam com uma profunda saudade e a mais comprovada gratidão, o sempre lembrado Professor Américo José Nunes da Costa, completaria cem anos no próximo dia 4 de Maio (3ª feira).

                          E é uma efeméride de grande significado não apenas para o vasto universo dos seus milhares de alunos que o foram, entre os quais conhecidas figuras, em várias áreas da vida nacional, como dos muitos amigos que por aqui e por onde passou deixou.

                          Natural de Lisboa, licenciado no antigo INEF (Instituto Nacional de Educação Física, actual Faculdade de Motrocidade, veio para Faro no ano lectivo de 1947/48 para exercer a sua função pedagógica na então criada Escola Técnica Elementar Serpa Pinto e, após a extinção desta na Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira. Regressou á capital em meados da década de 50 do século passado, exercendo importantes funções na estrutura oficial do ensino.

                            O Professor Américo, como foi sempre chamado e continua a ser referido, era potencialmente um mestre da Escola Nova, criando inovação pedagógica e didáctica a par da disciplina auto - assumida pelos alunos um sentimento de estima e de confiança, como se fosse um irmão mais velho ou um outro pai.

                             De entre os seus antigos alunos queremos aqui referir um trio de «costeletas» (alunos da Escola Tomás Cabreira) que marcam destaque em três áreas. Na política, governação e «res pública» Cavaco Silva (antigo Presidente da República, Chefe do Governo e Ministro). Na literatura e jor-nalismo Mário Zambujal e no desporto Manuel João Poeira (internacional júnior com os saudosos, também olhanenses, Nuno Agostinho e João Parra, quando o Professor nos lecciona educação física).

                              Não antevemos e poucos, com segurança, o podem fazer, como será a nossa vida comunitária até ao início de Maio. Mas no dia 4 ou em qualquer outra data futura os 100 anos do saudoso Mestre têm que ser assinalados!


Sem comentários: