terça-feira, 30 de março de 2021

CRÓNICAS DO MEU VIVER OLHANENSE = joão leal



             A «CONSERVEIRA DO SUL» E O HUMBERTO FERREIRA


             A recente transacção da prestigiada e histórica unidade fabril de Olhão «Conserveira do Sul» que mudou, ao cabo de 70 anos e de 4 gerações da família do seu lembrado fundador, o empresário e dirigente do Sporting Clube Olhanense, para um investidor português, o «Grow Capital Partners», trouxe-me à lembrança um dos meus grandes amigos desde os anos 50 do século XX, o Humberto Jacinto Ferreira. Frequentámos as Secções Preparatórias da Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, juntamente com outro conhecido olhanense e também jogador daquele clube, o Eduardo da Conceição Pires. Este era guarda-redes, enquanto o Humberto se havia como dianteiro. Veio de então a nossa fraterna amizade com duas referências do historial de Olhão e ambos faleceram cedo, de modo próprio, o que viria a ser mais tarde, o «responsável pela produção e transformação» na Conserveira do Sul, com o óbito ocorrido em 1985. «Costeletas assumidos» (antigos alunos da Tomás Cabreira) várias vezes vestiram a camisola azul e grenat deste estabelecimento, de modo próprio nos carismáticos desafios entre a Escola e o Liceu, como o fizeram com valor, empenho e amor clubista quando jogaram no clube do coração, o Olhanense. O industrial era um moço franco, honesto e vertical, com aluno, com avançados conhecimentos a Inglês já que tinha um professor particular, o suiço e pastor evangélico «Herr Buhler», que o preparava para a sua futura vida na empresa.

             Seguiu, na íntegra, o lema de seu pai - «Perseverança, trabalho, fé e senso», conforme o assinala o historiador olhanense João Villares no livro «A história de uma vida- António Jacinto Ferreira», publicado em 1997. Nasceu em São Clemente (Loulé), a 15 de Janeiro de 1903 e fez um percurso existencial por Beja, Setúbal e Olhão. Á então «Vila de Olhão da Restauração» chegou adolescente, com 15 anos e um dos seus primeiros contactos foi com Mr. Cassiano na sua «Escola / Academia do Largo da Feira». Depois foi toda uma árdua vida de intenso labor que o levaram à criação da «Conserveira do Sul», uma das referências maiores da mais importante indústria desta terra marinheira e com o lançamento de prestigiadas conservas a nível mundial, como as famosas marcas «Manná», «Good Boy» e «Júpiter». Os novos proprietários declararam os propósitos de expandir a actividade, manter as melhores relações com a centena de colaboradores e criar uma maior implantação além-fronteiras.  

           Na lembrança sempre saudosa do colega e amigo que foi o Humberto, as homenagens devidas a seu Pai, António Jacinto Ferreira, que em Olhão, onde foi um benemérito interventor na vida local, em especial como dirigente do Sporting Clube Olhanense e da Sociedade Recreativa Progresso Olhanense, faleceu aos 87 anos.


                                                                              JOÃO LEAL 


Sem comentários: