quinta-feira, 18 de março de 2021

INFORMANDO

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


       Ulisses Marreiros, o conhecido director hoteleiro natural de Faro foi nomeado para a direcção geral de um dos mais mediáticos hotéis do Mundo, o Belmond Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

        «Do Sudoeste de Portugal para o Mundo» é o título da acção promocional turística que vai decorrer online entre 21 e 27 de Março. Organizada pela Rota Vicentina comporta um vasto programa que inclui 3 colóquios sobre sustentabilidade e a antestreia do documentário «A Costa das Cegonhas - Retrato Natural do Sudoeste».

            O «I Concurso de Gastronomia da Ria Formosa» tem inscrições abertas até 24 de Abril e é promovido pela Confraria Marinha da Ria Formosa. O objectivo é a recolha de receitas de pratos confecionados com produtos da Ria, as quais serão posteriormente publicadas em livro. O certame está aberto a estabelecimento de hotelaria, restauração e concorrentes particulares portugueses e estrangeiros, desde que residam no Algarve.

               Portugal foi eliminado da «lista vermelha» da Alemanha, Suíça e Grã Bretanha, o que augura boas perspectivas para o turismo algarvio.

                O Aeroporto de Faro iluminou-se de verde na noite de 17 de Março, assinalando o «Dia de São Patrício / Dia Nacional da Irlanda», numa iniciativa conjunta com as entidades de turismo irlandesa e portuguesa.

                  O jornalista e escritor de turismo e viagens Vasco Calixto vai publicar mais um livro, a juntar às dezenas já saídos e desta feita dedicada aos 500 anos da Viagem de Circunavegação realizada por Fernão de Magalhães e Sebastião Delcano. A obra será apresentada a 27 de Abril na efeméride da morte de Magalhães (1521).

                 Em despacho conjunto das Secretarias de Estado do Turismo e do Património Cultural foi emitido o certificado do «I Caminho Português de Santiago Central» que, partindo do Ameixial (Serra do Caldeirão) segue, pela antiga Via Romana, por Almodôvar, atravessando o Alentejo e o Ribatejo, ao longo de 435 klms., em 19 etapas e 16 municípios. 

                  O «23º Portugal de Lés a Lés», maratona motociclista a decorrer de 2 a 5 de Junho, ao longo da EN 2 (Chaves / Faro) terá a prevista participação de 2 mil motards.

                    A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Secção de Vila Real de Santo António), na comemoração dos 15 anos de actividade organiza o «I Curso de Turismo da Natureza e Aventura», destinado à «nova forma de fazer turismo».

                    «Encostas do Cadoiço e Campos de Megalapiás: revelar o que já existe», um projecto da Almargem e do Município de Loulé, que decorreu em 2019 e 2020, visando a promoção e valorização ambiental dos 2 territórios, com importância histórica para aquele concelho e para as populações que lá se fixaram, é o título de 2 brochuras. Iniciativa conjunta das duas entidades terá em breve a edição e distribuição em papel reciclado.


                                                                                   JOÃO LEAL    


Sem comentários: