terça-feira, 16 de março de 2021

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM



                                   «VIVA A VIDA»

                                                         

                                                       VÍTOR CONTREIRAS BARROS


                Lê-se, de uma assentada, o excelente livro «Viva a Vida», da autoria do escritor sambrazense Vítor Contreiras Barros, habitual e apreciado colunista de «Notícias de São Brás» (Cem textos de solidão) e de «O Sambrazense». Isto porque permanece, ao longo das 367 páginas de texto uma continuada cadeia de interligação e de motivação face a grandes ideais e pontos altos da vida, que na obra é permanentemente estimulada. É que «Viva a Vida» apontaríamos, caso o houvesse e bom seria que assim acontecesse, para «o livro algarvio do ano - 2020». Uma ideia que aqui deixamos à acção positiva e diligente da Delegação Regional da Secretaria de Estado da Cultura de, anualmente, através de um júri representativo escolher «o livro mais» editado na nossa Região.

                 Escrita do nosso tempo, com uma preservação magnífica do meio em que nos inserimos, descrevendo hábitos e costumes, tradições e lembranças, motivações e heranças, num todo em derredor. Só por isso a obra vale. Mas estende-se a áreas que nos são muito comuns como acontece com os vários escritos na série «Histórias e memórias da minha Mãe» em que utiliza como co - participante na narrativa a Mulher que o gerou.

                 Importa destacar também e com toda a justiça o fazemos a «Mensagem» do Presidente do Município de São Brás e Alportel, o Dr. Vítor Guerreiro («A palavra, essa companheira de viagem, consegue envolver-nos e ganhar vida em nós...»), bem o «Prefácio» assinado pela Dra. Marlene  Guerreiro (Vice - Presidente daquela Autarquia), quando escreve «Com uma graciosidade singular, o Vítor prende-nos nas linhas da sua prosa...»).


                                                                              JOÃO LEAL 


Sem comentários: