terça-feira, 30 de março de 2021

 DR. HONORATO RICARDO,

UM «COSTELETA»

NOME PROPOSTO PARA A ESCOLA DA FUSETA


                      Paira na saudosa memória de todos nós o nome do nosso colega e sempre amigo Doutor Honorato Pisco Ricardo, que frequentou as Escolas Serpa Pinto e Tomás Cabreira e mais tarde a Escola do Magistério Primário, vindo posteriormente a licenciar-se em História. Um homem que enfrentou com querer, trabalho e inteligência as dificuldades da vida, quer físicas quer materiais e se houve sempre com uma congénita bondade e humildade, sendo a personificação do ideário da nossa Associação - «Vitalidade, Fraternidade, Solidariedade».

                          Natural da Conceição de Faro (22 de Dezembro de 1935) e onde se encontra sepultado (9 de Abril de 2004) viveu a maior parte da sua vida na Fuseta, leccionando na Escola Primária e no Telescola, que juntamente com o Pároco Padre Américo Gomes dos Santos, fundou em1960. Ali desenvolveu uma importante acção educativa, social e comunitária. Depois da licenciatura o Honorato exerceu o ensino em vários estabelecimentos de Olhão (Escolas Dr. Alberto Iria, Carlos da Maia e Dr. João Lúcio) e Faro (Colégio Algarve).

                            A União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta propôs o nome deste sempre lembrado «costeleta» para o processo de atribuição do patrono da escola de ensino básico da Fuseta, decorrendo as candidaturas até final de Março. Esperamos que, como de toda a justiça esta proposta seja aceite!


                                                            JOÃO LEAL 


Sem comentários: