terça-feira, 30 de março de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



                  ELIDÉRICO VIEGAS,

UM ALGARVIO DE ELEIÇÃO!


                  Une-nos o mesmo espírito e sentido daquela actividade, o turismo, que sendo fundamental para o Algarve é-o também paridade de percursos profissionais ao longo de mais de meio século. Daí os naturais e consequentes contactos, vivências, encontros e divergências com aquele que é, sem dúvida, uma referência inquestionável, uma dedicação plena e uma figura, pela sua acção, de primeiro plano, na actividade turística regional e nacional.

                   Elidérico Viegas, nascido na freguesia de Paderne, no concelho (Albufeira) que é capital da «indústria sem chaminés», um algarvio dos quatro costados, porque cinco não o temos, profissional do sector há mais de meio século, com início em 1966, era o carismático e interventivo Presidente / Fundador da interventiva AEHTA (Associação das Empresas de Hotelaria e Turismo do Algarve) desde a hora primeira da vivência desta entidade associativa (1976). Escrevemos «era» porque se demitiu das funções na sequência de uma entrevista concedida ao diário «I», prevendo a não presença de turistas portugueses durante o período pascal na região sulina. Os seus colegas de Direcção da AEHTA discordaram do conteúdo das declarações e perante este facto o interventor em prol do turismo algarvio demitiu-se. Não vamos expressar as razões exis-tentes de lado a lado, lembrando Pirandelo - «para cada um a sua verdade». 

                  Manifestamos é sim o quanto apreciamos o trabalho quotidiano desenvolvido pelo Vice - Presidente da CTP (Confederação do Turismo Português), de que foi também um dos cofundadores e do Vice - Cônsul da Polónia no Algarve, aquele algarvio de quem Hélder Pires (ex - Presidente da RTA) afirmou: «foi sempre uma voz incómoda para os poderes instalados em Lisboa». 


Sem comentários: