DR. JORGE LEITÃO,
PRÉMIO CARREIRA DO RC FARO
É um cidadão mais do que respeitado, por todos afectivamente havido. Honesto, vertical, humano - de uma humanidade cristã que toca o mais elevado sentido de fraternidade autêntica, o Dr. Jorge Leitão, advogado jubilado, acredita na vivência quotidiana que «os homens são todos irmãos e devemos dar as mãos uns aos outros irmamente. Ora foi tocado na sua modéstia e forma de estar na vida pela significativa cerimónia de entrega do «Prémio Carreira» que, com todo o mérito, lhe foi atribuída pelo Rotary Clube de Faro. O acto, que teve a presença de rotários não só do clube decano do ideal de Paul Harris no Algarve, mas de Almancil, Loulé, Estoi e Albufeira, decorreu, neste recomeço das actividades presenciais no Eva Senses Hotel e constituiu, para além do seu intrínseco objectivo, um elevado momento de companheirismo.
São três as grandes reuniões dos clubes rotários, em cada ano (1 de Julho a 30 de Junho): a VOG (Visita Oficial do Governador do Distrito; o aniversário do clube e a entrega dos Prémios «Carreira» e «Profissional do Ano».
O distinguido, bem conhecido em todo o Algarve e de modo especial em Faro (onde reside) e em Olhão, onde ele que nasceu em Lisboa (São Jorge de Arroio, 13 de Junho de 1954), passou, dias passados a morar, é pode afirmar-se «um farense não nascido nesta cidade». Após os estudos entre nós (ensino primário na Escola da Cavalinha, em Olhão e secundário no Liceu de Faro), cursou Direito em Lisboa. Desenvolveu as funções de professor naquele estabelecimento liceal e na Escola Tomás Cabreira, foi juiz e enveredou pela advocacia, onde ganhou grande prestígio e uma brilhante carreira, durante dezenas de anos. Lado a lado sempre a figura do amigo das gentes, de modo próprio daqueles que enfrentam as tragédias de um viver lutando a cada instante, o seu empenho, nunca negado, de contribuir para o melhor estar, como ele próprio afirmou «dos mais simples e humildes aos mais desprotegidos, numa dádiva de amor». Recordou a propósito duas excelsas figuras que enchem o universo da fraternidade farense: a dra. Maria Antonieta Contreiras e o sr. João Pinto Dias Pires, unidos pela fundação da prestimosa AAPACDM (Associação Algarvia dos Pais e Amigos das Crianças Deficientes Mentais) e disse: «Vale a pena lutar por uma vida séria». A medalha foi-lhe entregue pelo Presidente do Rotary Clube de Faro, o Eng. Bruno Azevedo Lage, também Presidente da União das Freguesias da Sé e São Pedro, que enalteceu os méritos e atitudes do distinguido. A apresentação e condução da cerimónia, a todos os títulos excelente, esteve confiada à rotária Dra. Cláudia Luz. Diversos testemunhos foram proferidos, entre os quais os do vereador Dr. Carlos Baía, que representava o Município Farense, conferindo deste modo o sim da Cidade a esta homenagem
O Dr. Jorge Leitão (que entre outras distinções é detentor da «Medalha de Mérito da C. M. Faro - grau Ouro) presidiu à Assembleia Municipal e desenvolve uma dedicada acção de apoio a múltiplas entidades - Diocese do Algarve, Cáritas Diocesana, Crianças Diminuídas Mentais, Voluntários do Hospital, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação de Futebol do Algarve, etc.
Uma vida dedicada aos outros homens, na génese plena de um humanismo assumido e vivido!
Sem comentários:
Enviar um comentário