sábado, 8 de maio de 2021

LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM

 «A CORTIÇA - SÃO BRÁS DE ALPORTEL

E O ALGARVE NO SÉCULO XIX»

             DR. JOSÉ DO CARMO CORREIA MARTINS

                   O erudito sambrazense Dr. José do Carmo Correia Martins, uma das mais carismáticas figuras da intelectualidade de São Brás de Alportel, tem desenvolvido uma activa e concreta acção de investigação e escrita, de reconhecido e inegável valor. Com um afã prosseguido a ele e ao seu incessante labor se devem algumas das obras de maior acuidade e nível que, para encanto de todos os leitores e interesse para a «Terra Mãe», têm surgido. Isto a par de outras iniciativas, entre as quais a edição de «Subsídios para uma Bibliografia Sãobrazense», da excelente revista «SBA» ou da autoria do livro «A Cortiça - São Brás de Alportel e o Algarve no seculo XIX», ora vindo a público.

                        Desenvolve esta pertinaz e meritória acção, com a mesma lisura com que se houve noutras missões públicas, citando-se a presidência da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARSA) e da Assembleia Municipal de São Brás de Alportel. Declara a propósito desta nova obra: «É um dever cívico e privilégio social partilhar a nossa História».


                         «EM TODOS OS SENTIDOS»

                                                                      DRA. LÍDIA JORGE

                       A Dra. Lídia Jorge, a escritora algarvia nascida em Boliqueime e uma das referências maiores da literatura portuguesa contemporânea, foi distinguida com o «Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários» pelo seu livro «Em todos os sentidos», editado pela Edições Dom Quixote. Este galardão foi instituído pela Câmara Municipal de Loulé e Associação Portuguesa de Escritores(APE) e destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português , publicada em livro em Portugal  e em 1ª edição. A decisão do Júri, por unanimidade e justificada «por se tratar de um livro de maestria cronística». O «Grande Prémio de Crónica  e Dispersos Literários» será entregue no dia 15 de Maio, pelas 10h30m no auditório da Assembleia Municipal de Loulé.

«TU QUE ME FIZESTE ESCREVER POESIA»

                                                                   CÉLIA SEGURA

                  Da autoria da castromarinense Célia Segura foi apresentado no icónico Revelim de Santo António, em Castro Marim, a obra poética «Tu que me obrigaste a escrever poesia». A apresentação comportou a par da explanação sobre o livro, a leitura de poemas e a actuação de cantores, bailarinos e poetas.


                                 «AMOR NU»

                                                                CASIMIRO DE BRITO

                    É constituída por quase sessenta livros a obra literária do poeta, ensaísta e ficcionista Casimiro de Brito, que ora publicou o livro de poemas «Amor Nu». Ilustrado com uma série de excelentes e alusivas gravuras, insere-se na corrente poética casimiriana e confirma a plenitude criativa deste louletano que se iniciou com «Poemas da Solidão Imperfeita» (1960) e «Sete poemas rebeldes e carta a Pablo Picasso». Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique, Prémio do PEN (Clube Português de Poesia - 1998) e Embaixador Mundial da Paz, Casimiro de Brito que hoje conta 83 anos, veio para Faro (1947), onde cursou a Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira.


                                                      JOÃO LEAL 


Sem comentários:

Enviar um comentário