Ter um blog: 3 fatores-chave a considerar
Os consumidores recorrem cada vez mais a
bloggers como fonte de informação e referência sobre um determinado produto. Os
bloggers são os novos influenciadores de decisão de compra e, devido à sua
visibilidade junto dos seguidores, têm poder para amplificar uma mensagem.
Para quem pretende iniciar-se nesta
"arte" de ser blogger enumeramos 3 aspetos importantes que podem
determinar o sucesso do blog:
A
ESCOLHA DO TEMA
A primeira reflexão deve ser sobre o
tema do blog, qual a paixão, a fonte de inspiração que acompanhará o blogger ao
longo de todo o percurso. Este "tema" será o guia e o foco sempre que
se escreve ou partilha no blog. Logo após a escolha do tema, ou até em
simultâneo, é importante que o blogger defina o que é para si o sucesso. Varia
de pessoa para pessoa e enquanto para uns pode passar por ter muitos seguidores
e comentários, para outros pode ser apenas sentir-se realizado com o que
partilha, ou ainda rentabilizar o blog, sendo que cada "definição"
terá métrica diferentes. Além disso, é importante que o futuro blogger faça uma
autoanálise sobre a sua motivação para manter o blog. É muito fácil lançar, mas
é difícil manter, especialmente manter a qualidade e relevância dos conteúdos.
SABER
COMUNICAR
Para que um blog se torne conhecido é
fundamental que seja comunicado, a par do esforço para fazer crescer o número
de seguidores e promover a interação. É necessário ter-se em linha de conta
que, hoje em dia, ter um blog nao é apenas abrir uma página no Wordpress ou no
Sapo. É preciso, para lá da paixão pelo tema, dominar a tecnologia e construir
uma presença digital, promover o blog e criar presença nas redes sociais. Saber
comunicar é muito importante e, para isso, é essencial dominar algumas técnicas
de produção de conteúdos. Por exemplo, um blogger deve ter em atenção o facto
de estar a escrever para o leitor mas também para a web e para os motores de
busca, que têm técnicas específicas, como por exemplo, a escolha de títulos
chamativos, um bom parágrafo introdutório que incluia as principais keywords,
etc. As imagens terão sempre de ser imagens cuidadas e aspiracionais. O formato
vídeo também está em crescendo e é algo particularmente relevante quando se
enquadra num contexto mais alargado da presença do blog nas redes sociais.
RENTABILIZAR
O BLOG
A rentabilização de um blog não deve ser
um fim, mas sim o resultado de um bom trabalho do blogger. O blog deve nascer,
crescer e consolidar-se antes de começar a ser rentabilizado. É importante que
se destaque não apenas no formato de blog mas também através das redes sociais
para, assim, despertar o interesse das marcas. É sempre mais fácil negociar
quando se é procurado e desejado do que quando se vai à procura. As marcas
olham para métricas de audiência (nº de seguidores, utilizadores únicos,
frequência de visita, etc.) e de engagement (comentários e relação
blog/blogger, etc.), mas também podem estar apenas interessadas no tema do
blog, e essa afinidade entre o tema e a marca ser suficientemente forte para
considerarem o investimento no blog.
Um blog não é um estalar de dedos.
Implica dedicação, esforço, persistência e alguma ousadia. O importante é fazer
a diferença e ter algo a acrescentar no vasto oceano de blogs que hoje habitam
a blogosfera.
Margarida Vargues
NOTA: A dedicação, esforço, persistência, ousadia e, acrescentaremos alguma "prática e sabedoria", pode de facto ser essa diferença. Roger.
Sem comentários:
Enviar um comentário