segunda-feira, 23 de agosto de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


                FARO AUSENTE, PORQUÊ?


                Vai começar a 10 de Setembro, decorrendo durante um mês, um curiosa e positiva manifestação gastronómica, que persegue também motivações de solidariedade social. Trata-se da «Rota do Petisco», organizada pela Associação «Teia de Impulsos e que nesta 10ª edição tem como tema «Petisque, mas não arrisque» e como novidade especial apresenta a «Rota do Mundo», dedicada á cozinha internacional.

                  Sempre o fomos fãs desta iniciativa que consideramos de elevado interesse para a qualificação e divulgação dos petiscos típicos algarvios e da excelência da sua doçaria, a par de um incremento do companheirismo, do contributo voluntário para algumas instituições privadas de apoio aos que mais precisam e, também, o que não é menos importante, nestes difíceis tempos da pandemia, para aumentar as parcas receitas dos restaurantes e similares.

                     Munido de «passaporte», que se obtém, sobremodo nos Postos de Informação Turística, correm-se tascas, cafés e outros locais, em busca do «petisco ou doce» que mais nos importa. 

                    Isto era possível em todas as anteriores edições, mas não o será praticável, aqui na capital algarvia, este ano. Nicles, se o desejares vai a outro concelho que não, também nos da zona sotaventina, excepto em Tavira. Para além de Faro não haverá «Rota do Petisco - 2021» nos de Olhão, Castro Marim, Vila Real de Santo António e Alcoutim. O porquê desta ausência em nada desejável não nos foi possível saber. Qual a razão da ausência de Faro em tão curioso certame?  Quem souber que o responda...


Sem comentários: