quarta-feira, 25 de agosto de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



 /1920»«LEVANTAMENTO ENCICLOPÉDICO DAS FAMÍLIAS DE FERRAGUDO - 1520

                                                              DR. NUNO CAMPOS INÁCIO


                        Tem sido dos maiores interventores culturais do Algarve neste nosso tempo, o Dr. Nuno Campos Inácio (natural de Portimão e licenciado em Direito), com notório destaque para a investigação histórica, acervo geneológico e estímulo editorial.

                         Com cerca de duas dezenas de livros editados, viu esta lista acrescida com a publicação, no âmbito dos 501 anos da criação da vila marinheira de Ferragudo, no concelho de Lagoa. Trata-se do volume 1 do «Levantamento Enciclopédico das Famílias de Ferragudo - 1520 / 1920»,   editado pela Arandis, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa  e que, ao longo de 446 páginas faz o levantamento documental da freguesia lagoense, maioritariamente inédito e possibilitando a elaboração de estudos históricos da terra. Seguir-se-ão dois novos volumes com mais de um milhar de páginas, que guardam a disponibilização pela Conservatória do Registo Civil de Lagoa dos registos entre 1906 e 1920.

                           O autor, dr. Nuno Campos Inácio, iniciou a sua profícua actividade literária em 1999 e tem obras traduzidas em vários idiomas (inglês, francês e alemão). Foi em 2012 que, com os drs. Fernando Sancho e Sérgio Brito fundou a editora Arandis, com sede em Albufeira e que já editou mais de 200 títulos.


                                                                                     JOÃO LEAL


Sem comentários: