quarta-feira, 25 de agosto de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


                   «NO AMOR TUDO SE MOVE»

                                                CASIMIRO DE BRITO

     O poeta Casimiro de Brito, natural de Loulé, onde nasceu há 83 anos, um dos nomes maiores da poesia portuguesa contemporânea, antigo aluno da Escola Tomás Cabreira, em Faro, vai publicar um novo livro de poesia, a juntar às dezenas que constituem o seu registo bibliográfico. Chama-se 'No amor tudo se move» e inteiramente preenchido com «haikus» (forma curta da poesia japonesa, geralmente caracterizada por 3 aspectos) e de que Casimiro de Brito é um verdadeiro mestre, desde os anos 50 do século XX.

        «No amor tudo se move» pode apreciar-se ainda uma foto do poeta junto a uma árvore gigantesca em Tóquio e um conjunto de «haikus», entre os quais este: 

                             «amor oh o amor

                             num tapete voador

                             rumo ao paraíso».


                         «PORCHES COM HISTÓRIA»

                                                     FERNANDO SANTOS GRAÇA

               Conhecido jornalista, natural de Loulé, o também escritor Fernando Santos Graça, é o autor do livro «Porches com História», que assinala os 735 anos da outorga por D. Dinis (1286) à então vila e sede de concelhia desta, hoje, freguesia de Lagoa. 

                  Fernando Graça já assinou diversas obras entre as quais «Lendas Algarvias», «O mercado de Olhão» e «Lendas Alentejanas».


                           «ERA ASSIM - A MINHA ESTÓRIA DA HISTÓRIA»

                                                  MESTRE JOÃO CALDEIRA ROMÃO

               Conhecido investigador, mestre em pedagogia e antigo campeão ginasta, o vilarrealense João Caldeira Romão, em edição do autor, apresentou o livro «Era assim - a minha estória da História». Nele narra o conteúdo histórico do concelho do Iluminismo, com base na leitura de, entre outros, os escritores: Ataíde Oliveira, Carminda Cavaco, Machado Queiroz, Horta Correia, Pereira da Costa, Pedro Bandeira, António Rosa Mendes, Fernando Pessanha e Andreia Fidalgo.


                            

                     «ALBUFEIRA - FORMAÇÃO DO TURISMO E FUTURO  NO APÓS PANDEMIA»


                                                   DR. SÉRGIO PALMA BRITO

                           Um dos mais conhecidos homens do turismo português, a que alia o desempenho de vários cargos de relevante importância (sénior Analyst de Turismo e Transporte Aéreo, ex - Director Geral da Confederação do Turismo Português, etc.) o Dr. Sérgio Palma Brito, profundamente ligado ao turismo algarvio, alentejano de Aljustrel e radicado em Albufeira há anos, é o autor do livro «Albufeira - Formação do Turismo e Futuro no Após - Pandemia». Foi o mesmo apresentado no Salão Nobre dos Paços de Concelho da Cidade - Praia no «Dia do Município» (20 de Agosto) e integrado nas comemorações desta assinalada efeméride.

                          Uma vida dedicada ao turismo esta do Dr. Sérgio Palma Brito, sector em que surge como dos maiores «experts» portugueses e a que este livro vem dar uma nova acuidade. 

                          Conforme foi referido: «sistematiza memórias e documentos importantes ligados ao desenvolvimento do concelho e da Região, que retratam como era Albufeira antes da abertura do Aeroporto de Faro e no período do 25 de Abril às transformações doa anos 90».


                                                                           JOÃO LEAL   


Sem comentários: