sexta-feira, 6 de agosto de 2021

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTA»



           «DEI LUGAR AO SONHO»

                                    MARINEL OXIELA

            Na Biblioteca Municipal António Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, sua terra natal, a escritora Marinel Oxiela (Maria Manuel Aleixo Silva) apresentou o quinto livro de sua autoria. Trata-se de «Dei lugar ao sonho», dedicado a sua Mãe e que tem prefácio do também vilarrealense General Eduardo Mateus da Silva. Sobre este livro de poesia e a sua autora escreveu: «Marinel é uma poetisa que sabe dizer e por isso tem sido frequentemente convidada em tertúlias e palestras para falar de poesia.

         Licenciada em Ciências Matemáticas, tem exercido o ensino, ao longo de mais de trinta anos, no Liceu Camões, em Lisboa.


            MÃE DE NAZARÉ, MÃE DE DEUS E MÃE NOSSA»

                                      D. MANUEL MADUREIRA DIAS

            Bispo Emérito do Algarve, residindo em Évora, D. Manuel Madureira Dias, prossegue a sua acção evangelizadora, não apenas leccionando no Instituto Superior de Teologia, naquela cidade alentejana, mas publicando livros que são verdadeiras lições de vivência da Fé. Foi assim que ora, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, veio a lume «Mãe de Nazaré, Mãe de Deus e Mãe Nossa». Trata-se de uma obra de 176 páginas, integrado na Colecção «Verbum Caro», com prefácio do Bispo de Leiria / Fátima, Cardeal Dom António Marto. Sobre este último trabalho do prelado algarvio, que entre nós exerceu o pastoreio diocesano entre 1988 e 2004 e inculcou um espírito novo à Igreja Algarvia escreveu-se: «A obra tem uma intenção catequética, com uma linguagem que a torna acessível ao grande público e lhe permita apresentar a figura de Maria mais perto de nós».

            O livro «Mãe de Nazaré, Mãe de Deus e Mãe Nossa» tem no final de cada capítulo a reflexão que é uma verdadeira oração, um verdadeiro hino que brota dessa vocação filial.

               D. Manuel Madureira Dias, conta 85 anos de idade, nasceu em Cinfães, foi ordenado em Évora no ano de 1961 e é licenciado em Teologia (Universidade Gregoriana de Roma) e Filosofia (Universidade de Coimbra).


                                                           

                           «ATCHIM, MAGIA NO ZOO MARINE»

                 Assinalando o 30º aniversário do parque temático «Zoo Marine», na EN 125 (Guia) havido como «o melhor parque turístico do País», foi publicado o livro «Atchim, magia no Zoo Marine», editado pela Bettaveicor. Constitui também o mesmo uma justa homenagem ao empresário Pedro Lavia, fundador daquele parque temático.

                                                       JOÃO LEAL


Sem comentários: