sexta-feira, 6 de agosto de 2021

GENTE QUE SERVIU O FUTEBOL ALGARVIO


     «FÉLIX MOURINHO» TEM RUA EM FERRAGUDO

        Revestiu-se do mais elevado sentido de gratidão e o reconhecimento dos méritos e de quanto honrou o futebol algarvio, a cerimónia do descerramento da placa toponímica que dá o nome do saudoso José Manuel FÉLIX MOURINHO, a uma rua da Vila de Ferragudo, perto da casa onde nasceu em 17 de Junho de 1938, este que «foi um dos guarda redes portugueses de maior nomeada na década de 60».

            Presentes, além de autoridades autárquicas ferragudenses e de Lagoa (sede do concelho), o filho do homenageado, o famoso José Mourinho, actual técnico do Roma (série A de Itália) e uma das mais prestigiadas figuras do futebol mundial. 

               Félix Mourinho, que foi atleta do Vitória de Setúbal, onde se iniciou nas camadas jovens e foi profissional, de 1965 /68 e do Clube de Futebol «Os Belenenses» (1968 / 74), foi treinador de futebol, funções que iniciou como adjunto no Clube do Restelo, foi técnico de vários clubes (Estrela de Portalegre, Caldas, União de Leiria, Amora, Rio Ave, Os Belenenses, Varzim, União da Madeira, O Elvas e Vitória de Setúbal (1995 / 1998). Foi responsável por 3 subidas à I Divisão: União de Leiria, Amora e Rio Ave, havendo neste clube treinado seu filho. José Mourinho, que actuava como centro - campista. Foi internacional por Portugal, em 1972, na MiniCopa (Brasil) e do seu currículo consta a defesa de grandes penalidades apontadas por Eusébio, Matateu e Yazalde. 

               «Um dia emotivo para mim», foi como José Mourinho (Benfica, Porto, União de Leiria, Belenenses, Real Madrid, Manchester United, Tottenham, Inter, Roma) definiu esta homenagem a seu pai, Félix Mourinho, um algarvio que honrou e prestigiou o Algarve.


                                                          JOÃO LEAL  


Sem comentários: