segunda-feira, 30 de agosto de 2021

CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



       «ORDEM DA LIBERDADE»  PARA UM MILITAR DE ABRIL


                Não entendemos o critério secretista que envolveu a significativa cerimónia realizada no Picadeiro Real do Palácio de Belém, em Lisboa e em que o Presidente da República, Dr. Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, com toda a justiça e merecimento um grupo de 5 dos 26 heróicos militares ligados à «Revolução dos Cravos».

                 O povo autêntico, do qual orgulhosamente fazemos parte, gostaria de o haver sabido e, se possível, por via das regras sanitárias que a pandemia provocou, assistir e testemunhar o seu apreço e admiração a estes homens da Liberdade.

                   Entre o grupo ora agraciado com a «Ordem da Liberdade» (Grande Oficial) figura o «algarvio por opção e coração», nascido em Viana do Castelo, Coronal Luís Gonzaga Villas Boas Rebello Marques, tão estimado pelas gentes desta Região, a que está intrinsecamente ligado pelos laços do matrimónio e da paternidade havida e sua descendência.

                   Une-nos uma longa e profunda amizade, atrevo-me a escrever uma íntima familiaridade, que muito nos honra, a existente com este «farense   não nascido em Faro».

                   Veio para esta cidade bem jovem, por via da carreira militar de seu saudoso e honrado Pai, que aqui comandou a PSP do Algarve e presidiu à Delegação Regional da prestimosa Cruz Vermelha Portuguesa.

                     Foi o tempo de, com seus íntegros irmãos, formar os conjuntos musicais, então em voga, de «viver Faro», amar e ser amado, hoje saudosamente presente na lembrança da sua Olga.

                     Militar de Abril, teve a ousada coragem de, quanto deixou a brilhante vida de oficial de Cavalaria, tomar as rédeas de uma benemérita instituição farense, o Refúgio Aboim Ascensão e lutar, com amor, pelas «crianças de todo o mundo», na defesa indiscutível do «direito a um colo».

                     A «Emergência Infantil» tornou-se um outro «Abril», a nível mundial, na defesa autêntica dos direitos da criança.

                       Honra-nos   esta distinção, que só peca por tardia, ao Comendador Dr. Coronel Villas Boas, estando com ele em todos os momentos e com esse universo incomensurável de amor que é a «Casa Cor de Rosa», na nossa cidade, mas aberta 24 horas em ada dia, às crianças de todo o Mundo.


Sem comentários: