sexta-feira, 3 de julho de 2020

INFORMANDO



IMORTAL, CEM ANOS DE HISTÓRIA

   Foi no passado dia 20 de Junho que, no significativo dia do Solstício de Verão, comemorou o centenário da sua fundação o Imortal Desportivo Clube, a mais antiga das agremiações desportivas albufeirenses. Duas referências, para além de outras, nos ocorrem: o dia da fundação, como numa antevisão do que seria o clube recém - nascido no ano de 1920 em consonância com a astrologia solar e a plantação da «árvore do centenário», uma «ginkgo biloba» (símbolo de longevidade e de paz, que sobreviveu aos ataques atómicos no Japão, a quando da II Guerra Mundial - 1945). Esta foi semeada por iniciativa da claque albufeirense «Raça Vermelha», junto ao Estádio Municipal, em acto que contou com a presença do conhecido dirigente desportivo e dedicado autarca Dr. José Carlos Rolo, na sua dupla função de Presidente do Município e do Imortal.
        O agora centenário clube, que se junta a vários outros que, nos séculos XIX e XX se constituíram e construíram brilhantes historiais, casos do Ginásio Olhanense, Sporting Farense, Sporting Olhanense, Portimonense, Silves, Lusitano, etc. foi fundado por um jovem albufeirense, de seu nome Vasco Mateus, então com apenas 15 anos de idade.
         As comemorações vão prolongar-se até meados de 2021, por via do actual surto de covid 19.  Recordamos que, em 2006, no «Dia do Município» a Autarquia deliberou incluir na toponímia da «Cidade Branca em Mar Azul» o nome do Imortal D. C., fazendo-o numa praça localizada na Corredoura.
        Três modalidades em especial têm esmaltado a vida deste clube - o futebol (havendo disputado a III Divisão Nacional - Série F, na época de 2007/08),  o basquetebol (com três títulos nacionais - I, II e III Divisões e sendo a única equipa, juntamente com o Sporting e o Queluz a conquistar em todas as divisões), o atletismo e o hóquei em patins.
        Na pessoa do sócio nº 1 do Imortal D. C., João Rodrigues Cruz, que pertence aos quadros associativos desde 1944, saudamos este novel centenário algarvio.  Um clube histórico algarvio a cuja história se encontram ligados várias costeletas naturais de Albufeira, entre os quais recordamos José Manuel Serôdio Bernardo e Romeu Santa Clara de Brito.

                                                JOÃO LEAL

Sem comentários: