domingo, 13 de janeiro de 2008

PORQUE HOJE É DOMINGO

( o snehor padre augusto)

UM PADRE QUE É COSTELETA


“As duas paróquias agora visitadas pelo Bispo do Algarve, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra, estão entregues há 13 anos aos cuidados do padre Augusto de Brito.”

(retirado da net)

O SENHOR PADRE AUGUSTO Ó DE BRITO é costeleta do meu tempo. Apesar disso, não tenho com ele uma relação muito apertada. Cruzávamo-nos nos corredores da Escola. Ele Indústria e eu Comércio..

Quem me falou dele, foi o nossos colega Zé Luís, de Albufeira, bancário e já falecido, que me disse que o Ó de Brito era agora Padre em Messines. Já o tinha visto, num programa da SIC e nessa qualidade, a explicar essa vocação tardia. Que a coisa tinha surgido pela via sindical., disse, porque sentiu aí mais de perto as injustiças sociais.

Quando uma vez passei por Messines, entrei na Igreja e perguntei por ele. Está ali, disseram-me. Perguntei se podia entrar. Que sim.. e lá fui estar com ele à Sacristia onde se estava a paramentar.

Bom dia Senhor Padre Augusto, como está o senhor? Fomos colegas na Escola em Faro, lembra-se ?... mas não se lembrava. E disse-lhe ainda.. já sei que os seus paroquianos gostam muito de si. Nem todos ... nem todos, observou-me..

Este aspecto, aparentemente negativo não o será tão assim, todavia, porque, revela uma constatação da preocupação sacerdotal do senhor Padre Augusto. O que está aqui evidenciado, na resposta do senhor Padre, é tão somente a postura vertical do agente da igreja, que na homília só deve ter na verdade palavra de combate .

O mundo não anda bem; as guerras sucedem-se e a teoria do bem estar não vinga.
Parece que precisamos de muitos senhores Padres Augusto... para se conseguir a tal melhoria que tanto desejamos.

Saudações costeletas
João Brito Sousa

Sem comentários: