terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

         O «Dia Internacional dos Guias» (21 de Fevereiro) foi assinalado em Loulé por iniciativa da AGIGARVE (Associação dos Guias Intérpretes do Algarve), comportando uma conferência sobre «Turismo Inclusivo», proferida por Nélia Guerreiro, uma visita guiada ao Centro Histórico e um almoço de confraternização.

          Esta mesma Associação prossegue o ciclo das suas acções formativas online, desta feita com uma palestra sobre «Património Imaterial da Humanidade - Os Caretos de Podence», por António Carneiro (Presidente dos Caretos).

           Apenas dois dos 40 campos de golfe do Algarve são regados com aproveitamento das águas das ETAR,S. 7% da água do Algarve é destinada a esta rega. Os campos em referência são os de São Lourenço (Quinta do Lago / Loulé) e Salgados (Albufeira).

             «Formação + Próxima» é uma iniciativa da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e do Município local, visando a formação para os profissionais do sector.

              Abrirá na próxima Primavera um novo resort de luxo em Albufeira com marca da W Hotels, do grupo Marriott Internacional, que assim faz a sua estreia em Portugal. Dispõe de 134 suites e 83 vivendas. O seu Director Geral será o luso - indiano Cafeton Araújo.

                Em Faro, abriu na Rua Dr. João Lúcio, um novo restaurante «numa fusão entre os sabores asiáticos e sul - americanos, propriedade de Sky Visser e Jenni Salli. A filosofia é a de preparar sabores globais com produtos locais.

                 O concelho de Loulé tem 4 nomeações para os «Iberian Festival Awards», os troféus para os grandes festivais. Os prémios serão entregues numa gala a decorrer em Lisboa a 22 de Março.

                  No Pavilhão de Portugal na Feira Internacional do Dubai o chef Hans Neuer (várias estrelas Michelin), responsável pela cozinha do Vila Vita Parc (Carvoeiro) preparou uma «sinfonia dos sabores a 4 mãos», com a ementa constituída por 7 pratos.


                                                                            JOÃO LEAL 


          


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


                   NO CENTENÁRIO DE UM HOMEM BOM

           Conhecemo-lo menino e moço, quando com o nosso «bando» (o Nita, o Zé Maria, o Rui e tantos outros mais) fazíamos quartel - general ali pelo Largo da Madalena, onde ao tempo ainda funcionava, com motivação religiosa a capela em honra da santa homónima.

              Era ali que exercia, com dedicação e empenho, as suas funções de colaborador do advogado Dr. Uva, o sr. Francisco José, conhecido cidade em fora, onde então todos nos conhecíamos, apenas e bastante por «Chico Zé».

               Polido, educado e sempre bem falante, era em geral estimado e querido, nascido na típica Rua da Barqueta, aquela que talvez tenha e detém «o maior ADN da Ribeira». Filho de um honrado pescador, cedo falecido e da «sra. D. Santana», que Deus os tenha em sua santa memória.

                Nasceu no distante dia 12 de Fevereiro de 1922, pelo recentemente ocorreu o seu centenário, motivo mais do que suficiente para aqui lhe prestarmos a nossa sincera e merecida homenagem a este saudoso farense, que tantos serviços prestou à urbe. Faleceu aos 55 anos (bem jovem) e deixou em todos uma cívica lembrança. Mas para além da sua memória legou à cidade três filhos dilectos, gente boa e capaz e sempre colaboradora em todas as iniciativas artísticas e culturais. Foram eles os «gémeos» Mário José (precocemente falecido) e António José e o «infatigável» viajante Portugal / Brasil, o Carlos José.

                  Na memória de quem, como eu, «gentes daqueles tempos» a nossa homenagem ao «Sr. Chico Zé», «um homem estruturalmente bom» que, se vivo fosse, ora completaria os cem anos!