quinta-feira, 4 de julho de 2019

RECORDANDO


NAQUELE TEMPO .... 

Corria o distante ano de 1929, portanto há 90 anos e a Academia da Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, associação dos «costeletas» de então, realizava no dia 23 Janeiro uma homenagem ao seu Patrono e ilustre figura histórica do Algarve, em consonância com a data do nascimento deste tavirense. Foi um gesto de elevado sentido filantrópico o então realizado já que, com a «cotização dos estudantes foi oferecida uma refeição melhorada às meninas pobres das Flori- nhas do Sul», prestante instituição privada de solidariedade social, como hoje se escreve e de há déca- das desaparecida. Para que conste aqui fica o «menu deste jantar melhorado»: massa com carneiro e batatas e laranjas e bolos com abundância». A solidariedade continua como uma das grandes referên- cias da Tomás Cabreira! 
======= 
Em 23 de Novembro de 1933 foi eleita a nova Direção desta Academia da Tomás Cabreira, sendo eleitos os alunos: Rafael Pedro Pereira (presidente), Aníbal Augusto Mendonça (vice - presidente), João dos Santos Mendonça ( 1 º secretário), Virgílio dos Santos Pedreirinho (2° secretário) e José Antó- nio Gonçalves Júnior (tesoureiro). Ao tomarem posse expressaram às entidades oficiais «a plena necessidade de novas instalações para a Escola, já que as atuais eram insuficiente, face aos mais de 400 alunos». Deste elenco diretivo recordamos três «costeletas», que nos honraram com as suas amizades: o Capitão Rafael Pedro Pereira, que foi presidente do Grémio dos Industriais de Panifica- ção e redator regional do «Diário da Manhã»: o João dos Santos Mendonça, que foi funcionário da «Pátria - Companhia Alentejana de Seguros e secretário geral do Montepio dos Artistas e do José António Gonçalves Júnior, dirigente associativo (Sporting Farense, Cruz Vermelha Portuguesa) e empresário, haveãdo fundado a firma Sogãs-;ailida hoje existente. -- 
====== 
No ano seguinte (21 de Novembro de 1934) a Academia organizou uma romagem a Tavira 
de homenagem ao Patrono Tomás Cabreira com várias camionetas que levaram à «Cidade do Gilão» autoridades convidadas, professores e alunos. Houve o descerramento de uma placa na casa onde nasceu o Insigne Professor e Político e uma romagem ao Cemitério onde se encontra em monumental mausoléu. Decorreu também uma sessão solene, com vários oradores e um almoço a 70 crianças pobres, entre as quais «as meninas das Florinhas do Sul». 

JOÃO LEAL 

EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM PORCELANA



    Como Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira,, venho por este meio dar conhecimento a todos os COSTELETAS, que está agendada uma reunião de trabalho com a União de Freguesias de Faro, no sentido de analisarmos em conjunto a realização de uma exposição de pintura em porcelana. 
    Nessa exposição, estarão em exposição trabalhos de associadas e, será feito um convite a uma artista da nossa cidade "Faro", que já tem participado em exposições nacionais, regionais e individuais.
    Assim que tenhamos algo de concreto em relação ao local e datas, informaremos os colegas através do blog ou, no próximo jornal.
    Sem mais de momento, aqui expresso os meus melhores cumprimentos,

       O Presidente
       Florêncio Vargues

EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM PORCELANA

Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia Sé e S. Pedro - FARO
Subjet: Pedido de apoio para uma exposição de PINTURA EM PORCELANA


    Na qualidade de Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, venho por este meio solicitar o apoio de V Exa. para a realização de uma exposição de Pintura em Porcelana, com peças de algumas associadas e de uma colaboradora.
    Nesse sentido, solicitamos uma reunião com o executivo dessa União de Freguesias para efeitos de agendamento dentro das vossas possibilidades.
    Sem outro assunto de momento, sou com os meus respeitosos cumprimentos,

    Florêncio Pereira Vargues
    Presidente