segunda-feira, 12 de setembro de 2022

 ISABEL E ROGÉRIO, A NOSSA HOMENAGEM


       De entre os vários casais de costeletas, que á nossa associação têm dado o melhor de si mesmos, queremos hoje destacar essa «dupla»  que simbolizam todo o espírito do que é «ser costeleta». Referimo-nos, recordando o que eram na juventude, à isabel coelho (então a carinha mais linda de são luís) e a seu marido, o rogério coelho (brioso cadete da fap), dois símbolos para todos nós, na sua constante dedicação, empenho e trabalho em prol da unidade dos antigos alunos da tomás cabreira.

       o «pdi» é imperdoável a todos nos tocando e na hora em que aqueles nossos dedicados colegas não esquecemos nem esqueceremos, enquanto vivos formos   do que fizeram por todos nós.

        para já o boletim, que era mais um forte elo a unir os costeletas, está suspenso, urgindo aparecer quem dê continuidade a este belo projecto lançado pelo sempre saudoso franklim.

        face é gratidão que é devida á isabel e ao rogério sugerimos que o «prémio para o melhor aluno - 2021/22» tenha o nome deste casal tão querido à malta costeleta.


                                                                                    joão leal


 «PÔR DE SOL ROTÁRIO» NA RIA FORMOSA

    Após dois anos de interrupção, por via da pandemia de corona vírus, o Rotary Clube de Faro, decano dos clubes rotários algarvios, volta a organizar o aliciante «Rotary Sunset Boat Party 2022» (Pôr de Sol na Ria).

   Será no dia 17 de Setembro (Sábado), com partida dos Cais das Portas do Mar, em Faro, pela 16 horas e consta de um passeio de barco ao longo de vasta extensão da Ria Formosa, atingindo o êxtase com o deslumbrante «Pôr de Sol» reflectida nas tranquilas águas do que é o maior acidente hidrográfico no seu género, na Europa.

         A inscrição está aberta a todos os rotários e amigos e a verba obtida destina-se ao Fundo Social do Rotary Clube de Faro, destinada aos projectos de apoio à comunidade.


                                                                                  JOÃO LEAL 


TOPONÍMIA FARENSE


        ENG. MARCIANO NOBRE EM RUA DE FARO


     A quando do «Dia da Cidade» (7 de Setembro) foram descerradas em Faro placas toponímicas que são homenagens a vários autarcas farenses. Entre eles figura, a «Rua Eng. Marciano Nobre», na zona da Lejana (Estrada da Sra. da Saúde), recordando um «costeleta», que foi destacada figura da vida da capital sulina.

    O Eng. José Marciano Nobre nasceu em Santo Estevão (Tavira - 5 de Junho de 1927) e bem jovem veio para Faro. Concluiu o curso da Indústria na Escola Tomás Cabreira e licenciou-se em Engenharia Civil no Instituto Industrial de Lisboa. Na sua vida profissional trabalhou em várias empresas e foi funcionário da Direcção Hidráulica do Guadiana e da Câmara Municipal de Faro. No Município exerceu as funções de Vereador (1976/79), eleito em lista do PSD, tal como Presidente do Executivo, desde 16 de Dezembro de 1979. Foi-lhe atribuída a «Medalha de Faro» (Grau Ouro) por relevantes serviços prestados. Esteve muito ligado ao associativismo, havendo sido Presidente do Montepio dos Artistas e do Rotary Clube de Faro e Comandante dos Bombeiros Municipais.

      Faleceu em Faro aos 87 anos (4 de Novembro de 2014).

       Uma honrosa homenagem a um distinto «costeleta»!


                                                                                 JOÃO LEAL 


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


     O «ANANTARA», unidade hoteleira de cinco estrelas em Vilamoura foi eleita entre os leitores do diário norte-americano ««USA Today», como «melhor marca de hotel de luxo.

       A ocupação hoteleira no Algarve, durante o mês de Agosto, superou os resultados registado em igual período de 2019 (antes da pandemia) cifrando-se em 93,1% (quarto). O volume de vendas cresceu 12,1% e os melhores mercados foram o português (+5,5%) e o irlandês (+1,1%), enquanto as descidas provieram da Espanha (-1,4%) e da Alemanha (1%).

      A revista «National  Geographic» colocou Sagres no «top 10» das melhores vistas de mar a nível mundial, salientando «os pontos altos onde o mar e a terra se encontram proporcionando vistas dramáticas, de costas escarpadas e oceanos revoltos.

     Principiou a construção do aldeamento «Drila Village» no complexo turístico «Ombria Resort», em Querença (Loulé), constituído por 83 unidades, com 21 apartamentos, 50 moradias, devendo estar concluído no Verão de 2025.

     Trinta e seis câmara de vídeo - vigilância começaram a ser instaladas em Portimão e na Praia da Rocha, obra da Câmara Municipal e que vai contribuir para uma maior segurança. Tem um custo de 500 mil euros.

       Acontece nos dias 17 e 18 de Setembro o «Never Ending Summer», na Marina de Albufeira, durante o qual vai ser confeccionada a maior cataplana do mundo, conforme proposta de avaliação ao «Guiness World Records».

        Três «chefs» algarvios - Luís Brito (Tavira), José Lopes (Bon Bon - Carvoeiro) e Louis Anjos (Al Sub - Lagos) vão estar presentes no «Belmond Reids Palace», no Funchal, a quando do «The Art of Flavours».

        A «chef» Noélia Martins (Restaurante Noélia - Cabanas de Tavira) faz parte dos três jurados do concurso culinário da RTP1 «Master Chef Portugal»).

        O navio de cruzeiros «Seven Seas Navigator», vindo de Cádis e seguindo para Lisboa, esteve atracado em Portimão, com turistas americanos.


                                                                             JOÃO LEAL 


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



     JOSÉ RAFAEL («ZÉ DAS COTAS»), UM SERVIDOR DE FARO E DO FARENSE


              Era uma enciclopédia viva sobre quanto se referia ao historial, que viveu com uma dedicada paixão, do Sporting Clube Farense. Conhecia, um a um, os sócios desta agremiação, como a Cidade o conhecia e lhe votava fraterna estima.

         O Zé Rafael e a sua scooter, ali frente á ex-Nortenha, junto á primitiva sede (Rua Ferreira Neto) ou na Rua de Santo António ou em qualquer artéria citadina, no cumprimento das funções de cobrador que, durante 57 anos desempenhou com exemplar dignidade. 

             Natural de Santa Bárbara de Nexe, onde nasceu há 88 anos, cedo veio para a cidade, que tanto amava e de que foi um modelar cidadão.

              Durante muitos anos foi abnegado elemento dos Bombeiros Municipais de Faro e detentor de várias condecorações. Não deixava ir a sepultar nenhum sócio do Farense, que não levasse sobre a urna a bandeira do Clube e, na sede, não estivesse a meia haste a bandeira associativa.

               Viveu os momentos de excelência, como os de tristeza dos Leões de Faro, sendo o grande impulsionador das viagens de acompanhamento quando a equipa actuava fora do São Luís.

           Neste mítico estádio tivemos, como ele o teve, o recordado ensejo de ver as portentosas exibições de seu filho, o José António Rafael, um dos maiores e melhores futebolistas, nascido na capital sulina e produto das escolas do Clube. Foi Internacional A, havendo envergado a camisola das quinas em jogos contra a Alemanha, a Bélgica, a Escócia, Israel, Itália e Malta. Avançado de raiz começou em 1976 no Sporting Clube Farense, jogando depois no Amora, Portimonense, Boavista, Vitória de Setúbal e «Os Belenenses», numa brilhante carreira.

             O falecido «Zé das Cotas» foi homenageado pelo Clube que tão dedicadamente serviu durante uma sessão de elevado ardor clubista, realizada no salão da Casa dos Rapazes.

              O funeral efectuou-se da Igreja Paroquial de São Luís, onde o corpo esteve em câmara ardente para o Cemitério da Esperança, em Faro, sendo muitos os que marcaram presença no último adeus a quem foi durante décadas um símbolo da Instituição.

                Na expressão do profundo pesar a sua esposa, D. Ise Rafael (nossa antiga colega na Escola Tomás Cabreira) e ao filho, o ex - futebolista José António Rafael, a saudade por um amigo, que serviu no seu mister o Clube e a Cidade.   


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


       «Algarve mais Sustentável» foi o tema de um conjunto de iniciativas desenvolvidas pela Região de Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Aljezur e Associação «A Vicentina» que decorreram naquela Vila, visando capacitar os agentes turísticos para o sector, em especial no que toca ao «Turismo de Natureza».

         Todas as praias do concelho de Vila Real de Santo António foram galardoadas com a «Bandeira Praia Acessível - Praia para Todos», pela capacidade do seu uso universal.

           «Pet Solution» se denomina o primeiro hotel canino aberto em Faro, na Rua Dom João de Castro. Tem capacidade para 10 animais e é uma iniciativa da brasileira Raquel Gomes.

             Importou em 1,54 milhões de euros, com financiamento do programa «Portugal 2020» as obras de estabilização das arribas e da requalificação da escadaria da Praia do Peneco, realizadas pela Câmara Municipal de Albufeira.

              «Welcome to Lagoa» é o título da acção promocional que a Câmara Municipal daquele Concelho está desenvolvendo até fins de Outubro, visando em especial os mercados de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Grã Bretanha.

                Os alunos da Escola Secundária Prof. Pinheiro e Rosa (Faro), Maria Pristen, André Cardeira e Patrícia Silva, do curso de «Cozinha e Pastelaria» concorrem ao «Campeonato da Profissões» (Work Skills Portugal», para jovens entre os 17 e os 25 anos.

               O «Nau Salgados Palace», em Albufeira, foi nomeado para «melhor hotel 2022», na extensão MICE (Incentivos e Congressos).


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL


NA RECORDAÇÃO DE ISAURINDO,

«EL NIÑO DE GOMA»


        Era um homem simples, afável, fraterno e alheio a vedetismos. Foi um dos melhores guarda- redes algarvios de sempre, defendendo as cores do Lusitano (o clube da sua Terra Mãe e um dos grandes esteios na Divisão Maior), no Sporting da Covilhã (quando um bando de futebolistas da Terra Sulina rumou para as abas da Serra da Estrela) e Farense (onde acabou a sua notável carreira desportiva).

       Isaurindo Branquinho Parra, nasceu em Vila Real de Santo António (16 de Dezembro de 1921), onde desde moço se distinguiu nos famosos torneios populares que à beira - Guadiana se desenvolviam. Dali a ingressar no Lusitano Futebol Clube foi um instante, que outro não era o mais que desejado ingresso nos lusitanistas era o voto maior. Corria a época de 1939-40 e, com toda a naturalidade surge na equipa principal, quando nas épocas de 1947/48 e na seguinte os briosos jogadores de «Vila Real Aquela» se mantiveram entre os maiores do futebol português e onde Isaurindo foi um dos esteios maiores. Foram épocas e épocas com as cores lusitanista até que de 1951 a 1954 com um grupo de jogadores algarvios (Cabrita, Irmão Cavém - o Domiciano e o Amílcar, o Hélder Toledo e Outros rumaram à Cidade da Estrela. Já em1954/55 ei-lo a vestir a camisola do Sporting Farense , no retorno à Região Mãe, onde até 1960/61 (quando se despediu do futebol) se manteve, com a alegria que era vê-lo nas tardes do São Luís e por esse País em fora. Baixo de estrutura, ágil, valente e seguro Isaurindo manteve-se igual a si mesmo, sempre o mesmo Isaurindo, 

       «El niño de goma» , assim chamado pela portentosa exibição, em que tudo defendeu quando, surpreendentemente  ente o Sevilha então campeão da Espanha.

         Foi, para além do futebol, funcionário do Sindicato da Hotelaria do Algarve, sempre com o sorriso e a prestabilidade que lhe eram peculiares.

          Viveu, com sua esposa, a também sempre saudosa D. Lourdes, vilarrelense como o lembrado Isaurindo, um homem bom e generoso, no nosso Largo de São Pedro (chamado depois de Catarina Eufémia), com a confluência da Rua do Alportel.


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM» JOÃO LEAL



        «MEU IRMÃO ÓSCAR»

                                  PATRÍCIA PINTO


      No salão nobre da Junta de Freguesia de Olhão, o Elos Clube da Cidade da Restauração, fez a apresentação pública dos livros «Meu irmão Óscar» e «Patrícia Pinto, artista».   

     A vice - presidente daquele clube da Comunidade Lusíada, Prof. Armanda Dourado fez a apresentação das duas obras da luso - argentina Dra. Patrícia Beatriz Pinto, filha de emigrantes portugueses radicados em Comodoro Rivadávia (Argentina), licenciada em Ciências Sociais e que foi uma das principais dinamizadoras do Museu do Emigrante Português, naquela cidade da América do Sul.


            «ALJEZUR, 1970»

                        Com coordenação do fotógrafo João Mariano foi apresentado naquela vila da Costa Vicentina, o livro álbum «Aljezur,1970».

                          Trata-se do 2º volume do projecto de investigação sobre as gentes, a terra, os usos e os costumes de Aljezur compreendendo o voluma ora apresentado o período da trintena 1970 / 2000.


                                                                  JOÃO LEAL


 De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural

    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Estimados Amigos e Companheiros,

No próximo dia 14 de Setembro, quarta-feira, pelas 17,30.
"Quando a poesia acontece", na Biblioteca Municipal de Faro,
sob o tema:

Eu gosto de olhos que sorriem e silêncios que se declaram

- Machado de Assis

* Poesia embalada pela voz de Rosinda
com música de Luciano Vargues

Espero por vòs.

Cordiais saudações elistas.


Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro