domingo, 27 de fevereiro de 2022

 Um texto para entreter

SÓ QUANDO ESTIVEREM JUNTOS

 

Era uma vez três amigos que viajaram a um país estrangeiro. Chegando a uma cidade, entraram numa casa de banhos que pertencia a uma anciã. Queriam banhar-se, e disseram à mulher:

— Prepara-nos um banho com tudo o que for necessário.
Antes de entrar na sala de banhos, os três homens confiaram à anciã todo o seu dinheiro, mas fizeram expressamente a recomendação de que só lhes devolvesse o dinheiro quando os três estivessem juntos. Ela prometeu cumprir suas instruções, e eles entraram na sala de banhos.

Ocorre que a mulher havia preparado tudo, mas se esquecera do pente. Quando se deram conta dessa falta, decidiram que um deles saísse para buscá-lo. O escolhido saiu e dirigiu-se à mulher:

— Meus companheiros me encarregaram de pedir-te o nosso dinheiro.

— Só o entregarei quando os três estiverem reunidos, conforme vós mesmo me exigistes.
— São os meus próprios amigos que o desejam.
Então os dois se aproximaram da porta do quarto de banhos, ele entrou e disse aos companheiros:
— A velha está aí fora, e quer saber se pode entregá-lo a mim.

Lá de dentro eles disseram em voz alta:
— Senhora, pode entregar a ele.

A anciã foi então buscar o dinheiro e o entregou ao homem que fora buscar com ela o pente, e este em seguida fugiu.

Os outros dois esperaram em vão a volta do companheiro. Depois de muito tempo saíram, perguntaram por ele, e a anciã lhes disse:
— Ele veio buscar comigo o dinheiro, eu o entreguei de acordo com a ordem que vós me destes, e em seguida ele fugiu.

— Nós não lhe autorizamos a entrega do nosso dinheiro, mas apenas a do pente que nos faltava para o banho.

— O que ele me pediu foi o dinheiro, e não falou nada de pente.

Os dois homens decidiram levá-la ante o juiz, relataram o ocorrido, e concluíram:

— Senhor, nós havíamos ordenado a esta mulher que só entregasse o dinheiro quando nós três estivéssemos juntos, e ela o entregou ao nosso outro companheiro sozinho. Portanto, ela tem a obrigação de nos devolver o dinheiro.

O juiz concordou com eles, e ordenou:

— Tens a obrigação de entregar-lhes o dinheiro.
— Eu já o entreguei.


— Mas contrariaste a ordem deles e o entregaste quando não estavam todos reunidos. Portanto, eles têm o direito de receber de ti o dinheiro.
A anciã saiu dali aflita. Enquanto as lágrimas lhe corriam pelo rosto, encontrou um menino, que lhe perguntou:
— Por que choras, senhora?

Ela contou ao menino a causa do seu pranto, e este lhe disse:

— Se eu a ajudar, a senhora me dará um dinheiro para comprar balas?

— Se conseguires um meio de me livrar dessa aflição, eu te darei quantas balas quiseres.

— Pois então a senhora vai voltar ante o juiz e falar com ele do seguinte modo — e expôs como ela devia argumentar com o juiz.

Satisfeita, a anciã apresentou-se ante o juiz e lhe disse:
— Senhor, como sabeis, estes homens me confiaram o dinheiro sob a condição de o devolver somente quando os três estivessem juntos. Acontece, no entanto, que só estão aqui dois deles. Eu só poderei devolver o dinheiro quando estiver também o amigo deles, de acordo com as instruções que eles me deram.
O juiz então sentenciou:

— Ide buscar o vosso amigo, e só então recebereis o dinheiro.

 

Autor desconhecido - Roger

                                                 GUERRA NA UCRÂNIA

INVASÃO RUSSA

A forma como a Ucrânia tem procurado resistir à ofensiva russa de putin, inexplicável, estará a baralhar todos os planos de um homem cada vez mais só por todos os homens e mulheres deste planeta. Ele ameaçou agora com as suas armas nucleares(?) porque parece só lhe restar isso: ASSUSTAR O MUNDO!!!

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

       A partir do dia 1 de Março entra em vigor taxa turística no concelho de Faro, de acordo com o alojamento pago ocorrido na capital algarvia.

          A Região de Turismo do Algarve, através do Gabinete de Apoio ao Investidor, promove a partir de 3 de Março, seminários de apoio às empresas. As mesmas decorrem, a partir daquele dia e pela 14h30m, também a 8 e 10 de Março, na rede informática da RTA.

            No âmbito do PGF (Plano de Gestão Florestal) foram semeados pela AM/48, empresa proprietária do terreno, mais de mil árvores (pinheiros mansos e sobreiros) na zona do Ancão e arrancados mais de 2,5 toneladas de plantas daninas.

             No âmbito da jointe ventue celebrada entre a ANA (aeronavegação e aeroportos) e a empresa irlandesa ARI foram-lhe concessionadas as lojas free shop nos aeroportos portugueses entre os quais os de Faro.

             Pedro Moreira, director da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão foi nomeado «profissional do ano» na eleição do Rotary Clube Local. A entrega do galardão ocorrerá em jantar de gala no Hotel Penina durante a visita oficial do governador rotário Paulo Martins.

                  «Potencial turístico de Faro» é a acção que continua a decorrer promovida pelo Município no mês de Março e que visa «contra para a quantidade e qualidade da informação turística prestada».

                    lAGOS conquistou a Medalha de Ouro e 4 de Prata com a campanha de Verão desenvolvida pelo Município e referente aos prémios de publicidade em turismo.


                                                             JOÂO LEAL 


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



       «FRENTES DE FOGO»


                                 PIRES CABRAL


        Um Júri constituído pelos críticos literários José António Gomes, Catharine Dumas e Norberto Mendes, atribuiu o «Prémio Nacional Literário João de Deus» (Poesia), instituído pela Câmara Municipal de Silves, no valor de 10 mil euros à obra «Frentes de Fogo», de autoria do escritor António Manuel PIRES CABRAL.

        O prémio «João de Deus» será entregue no dia 8 de Março a quando do 192º aniversário do poeta e pedagogo algarvio, em São Bartolomeu de Messines.

          Trata-se de «uma obra literária cuja qualidade é excelente».


                                                            JOÃO LEAL


 A MUTUALIDADE POPULAR E A CRISE PANDÉMICA


        O movimento mutualista comporta, desde as suas raízes, toda uma génese solidária. Tem-no provado e comprovado ao longo dos séculos. Neste período difícil que o mundo tem vivido, desde há cerca de 2,5 anos, por via da crise suscitada pelo corona vírus 19, também o mutualismo tem, nas condições havidas, procurado dar respostas que atenuem a crise económica que se vive.

          No âmbito desta acção, que é intrínseca à sua própria existência, a MUTUALIDADE POPULAR, fundada em Faro, em 1926, tem procurado corresponder às carências expostas pelos mutualistas, dando as respostas possíveis e tendentes a atenuar as difíceis condições vivênciais.

          Assim é que tem disponibilizado empréstimos a juros convenientes, procurando atenuar as crises que se fazem sentir em múltiplos sectores, do comércio à indústria.

           Por outro lado e, face aos pedidos expostos, tem considerado as questões colocadas no que se refere ao pagamento das rendas das habitações do seu parque imobiliário.

           Importa considerar que o Conselho de Administração da Mutualidade Popular (Associação Mutualista) tem realizado o desempenho da acção de apoio aos associados sem comprometer o equilíbrio gestacional e procurando dentro da defesa dos ideais associativos apoiar também os pedidos mais instantes dos seus associados.


 

JOSÉ DE BRITO

A página de o costeleta, a Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás assim como elementos da Biblioteca da Escola Tomás Cabreira, estiveram presentes hoje no Seu Café com aluno da Escola Serpa Pinto e um grande Mestre de trabalhos manuais de seu nome José de Brito acompanhado de sua Mulher D. Maria Simões e sua Filha Dra. Maria Adelaide Brito. Neste encontro não pode estar presente o seu Filho Arq. José Alberto Brito por motivos profissionais.

Foi um encontro super produtivo, onde foram lembradas muitas facetas do costeleta José de Brito, desde a sua passagem pela Escola Serpa Pinto que frequentou como aluno como "mestre", e com passagem pela cidade do Porto, tendo-se fixado na cidade de Évora. Para além de Mestre, desempenhou cargos directivos, terminando a sua actividade de ensino na cidade de Évora onde granjeou excelentes amizades entre os seus colegas professores assim, como de alunos e seus familiares.
Foi homenageado por Alunos, Professores e Funcionários da Escola Industrial e Comercial de Évora e Escola Secundária Gabriel Pereira com uma publicação cujo título é: Memórias DE UMA VDA.
No final da referida reunião/convívio, o homenageado ofereceu um livro à Biblioteca da Escola Tomás Cabreira na pessoa do Professor Hugo Virtuoso e outro à Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira na pessoa de Florêncio Vargues.
P. S. - o livro que foi oferecido à Associação, tem a seguinte dedicatória - Para a Associação dos Antigos Alunos onde com orgulho fui aluno e professor.

Em nome da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás o meu muito obrigado "Mestre Brito".

O Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás 

Florêncio Vargues