quinta-feira, 21 de abril de 2022

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



       «REVESTI-VOS DO HOMEM NOVO»

                                            CÓNEGO CARLOS AQUINO

       Autor de uma vasta obra literária, sobretudo na área da Liturgia, de que é o Responsável Diocesano, o Reverendo Cónego Carlos Aquino, Pároco das Comunidades de Loulé e Querença subscreve o livro «Revesti-vos do Homem Novo», editado pelas «Paulinas». Foi o mesmo apresentado agora no Algarve, no decurso da «Semana Paulinas», acto que teve lugar na Igreja de São Francisco, naquela cidade algarvia. A apresentação esteve confiada a outro sacerdote algarvio, o Padre Pedro Manuel, que se referiu à mesma como «um conjunto de reflexões sobre as celebrações mistológicas visando a tomada de consciência do valor e da substância do momento celebrativo -kerigma, catecumenado, tempo de purificação e Páscoa». O Cónego Carlos Manuel Patrício de Aquino é natural de Vila Real de Santo António (27 de Maio de 1969).


     «LA PAZ COMO DERECHO»

             Na Biblioteca Municipal António Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, foi apresentada a antologia poética «La Paz como derecho». Durante a apresentação da obra houve um momento musical a cargo de Manuel Duque. Entre os autores dos vários poemas presentes nesta obra contam-se os portugueses José Carlos Barros, António Cabrita, Josefa Silva, Carlos Escobar, José Estevão Cruz, Clara Lourenço e Áurea Nobre e os espanhóis do Grupo de Poetas de Huelva pela Paz - Ramon Colones, Ana Deocracia,  Javier Sanchez, Antero Garcia, Augusto Thassio e Pepa Lopez.


                   «O CONFLITO DE GERAÇÕES ATRAVÉS DOS TEMPOS»

                                              PROFESSOR VALDEMAR COUTINHO

           No auditório do Museu Municipal de Portimão foi apresentado o livro da autoria do historiador Professor Valdemar Coutinho «O conflito de gerações através dos tempos». Nele analisa esta importante temática dos conflitos geracionais desde a Antiguidade Clássica aos nossos dias. A obra foi editada pela ARANDIS. O autor, natural de Gondomar ((1936), foi professor na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e no ISMAT, em Portimão.


                                                                         JOÃO LEAL