domingo, 3 de maio de 2020

CORREIO DO BLOGUE


Olá Amigos Costeletas!
É um prazer estar convosco.
Mas o prazer será maior com uma colaboração vossa. Não custa nada... E agora até arranjam mais facilidade com o "isolamento" em casa, por culpa do virus.
Peguem no lápis, escrevam umas linhas: mandem informações ou comentem o que se publica, e enviem aqui para o e-mail da Nossa Associaçáo: aaaetcabreira@gmail.com
E será imediatamente publicado no BLOGUE, com o vosso nome. Fico esperando!
Um abraço Costeleta do 
Roger



LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM





«LIVRO DAS PERGUNTAS» PABLO NERUDA
«Quais são os trabalhos forçados/ de Hitler no Inferno ... » - esta é parte de uma das interrogações / poemas / mensagens que o poeta chileno Pablo Neruda (Prémio Nobel da Literatura- 1971) insere no seu «Livro das Perguntas». Publicado entre nós pela Edi­tora «Campo das Letras» em 2008 a obra veio agora às mãos nestas voltas pela biblioteca a que a pandemia nos obriga. Merece a pena uma releitura porque a mensagem é sempre actual ( «É verdade que as esperanças/ devem ser regadas com orvalho?»). Pablo Neruda, nome literário de Ricardo Eliézer Neftali Reyes (1904 / 1973) foi escritor, poeta, diploma­ta e político, havendo sido um dos fundadores do PCC (Partida Comunista do Chile). Entre outros escreveu os livros: «Os versos do capitão», «Canto Geral» (Grande Prémio de Tra­dução Literária - 1998), «As uvas e o vento» e «Fulgor e morte de Joaquin Murieta» (tea­tro).

«PADEIRA DE ALJUBARROTA»
MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO
É um excelente e completo romance histórico sobre a farense Brites de Almeida, «mulher de armas e heroína de Portugal» este da escritora Maria João Lopo de Carvalho («Virada do avesso», «Marquesa de Alorna», etc.) que surgido em 2016 é, segundo a jornalista Helena Sacadura Cabral «a história invulgar de uma mulher do povo que consegue domar o seu próprio destino». Vale a pena lê-lo e rê-lo, de modo próprio para nós farenses e algarvios sobre esta nossa conterrânea que é uma das referências maiores da Batalha de Aljubarrota.
«CICLO DE SABORES DO MERCADO»
Na ocorrência do 52º aniversário da inauguração do Mercado Municipal de São Brás de Alportel o Município deste Concelho lançou a edição digital da obra «Ciclo de Sa­bores do Mercado». Oportunamente surgirá em livro impresso contando 75 receitas algumas das quais da autoria de conhecidos «chefs» com produtos vendidos naquele espaço sambrazense.
JOÃO LEAL

DISCO DE "ZECA AFONSO"



EDITADO EM ONLINE DISCO DO «COSTELETA» JOSÉ AFONSO

Pela primeira vez encontra-se disponível a conhecida canção da autoria do «coste­leta» e mediática figura da vida portuguesa o saudoso Dr. José Afonso dos Santos (Zeca Afonso) - «Oh Vila de Olhão». Inclui-se a mesma no disco «Cantares de José Afonso» e está disponível nas plataformas digitais, numa edição da Valentim de Carvalho. Foi composta e gravada nos inícios da década de l 960 quando o seu autor e intérprete leccionava na nossa Escola. Os acompanhamentos à viola são de Rui Pato e a canção foi proibida pela Censura.
JOÃO LEAL

INFORMANDO



NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO
ARTA (Região de Turismo do Algarve) prepara, em colaboração com as Associações Empresariais do sector, a edição do «Manual de Boas Práticas», um documento - base contendo medidas que visam reforçar a segurança do destino e a confiança dos turistas, trabalhadores do turismo, hotelaria e similar e dos residentes.

Está paralisada a 95% a frota automóvel dos rent - a - car do Algarve, segundo a respe­tiva Associação Regional, constituída por 45 empresas locais, que comportam 1 500 trabalhadores permanentes e alguns milhares sazonais.

Completou 50 anos de existência o órgão regional de turismo, a atual Região de Turis­mo do Algarve (RTA), constituída com o nome de CRTA (Comissão Regional de Turismo do Algarve) pelo Decreto Lei 114/70, de 18 de Março de 1970.

O Parque Natural da Ria Formosa é um dos sete itinerários de excelência propostos pela lndie Campers ( empresa de aluguer de autocaravanas da Europa, nascida em Portu­gal), afirmando a propósito: «Quem gosta do Sol e do Mar encontrará nas ilhas da Ria For­mosa verdadeiros paraísos por descobrir.
Numa ação conjunta da Tour 10 e da RTA decorre uma ação formativa online para agentes de viagens sobre as potencialidades do destino turístico algarvio.

Organizado pela EHTA (Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve) decorreu o «Open Day», referindo que: «Não se abriram as portas fisicamente mas abriram-se janelas virtuais para dar a conhecer a Escola e os seus Cursos aos mais jovens».

«O Algarve Turístico pós Covid como será a retoma?» foi o tema da Web Conferên­cia promovida pela RTA e pela revista «Publituris», a decorrer em todo o País, cuja pri­meira reunião teve lugar em Faro. No final o Presidente do Turismo Algarvio, Dr. João Fernandes disse: «Temos que esperar que os nossos clientes voltem a ter confiança em sair à rua, voltem a ter confiança em viajar, para que então o turismo recomece e saía dos cui­dados intensivos em que hoje está».
JOÃO LEAL


3 DE MAIO

HOJE, DIA DA MÃE

MEU CARO "COSTELETA"
Se ainda tens...

NÃO TE ESQUEÇAS DE LHE DAR UM BEIJINHO!



💐 DIA DA MÃE 💐

Este ano, tal como o Dia do Pai, é diferente. 
É silencioso. 
É longínquo nos abraços, nos beijos e nos afectos palpáveis. 
É estranho...tão estranho... 

Contudo, não é por isso menos sentido.

Sorte dos que têm uma mãe a quem soprar um beijo, emoldurado em palavras de amor,. 
Sorte de todas as que têm filhos de quem os receber.

O meu beijo soprado de longe, hoje, vai para os filhos que já não têm mãe a quem acarinhar, e para as mães de colo vazio por terem perdido os seus filhos. . 
Vai, também, para aquelas que, com ou sem filhos fruto do seu próprio ventre, tomam como seus os filhos dos seus maridos , namorados , companheiros.
E ainda para aquelas que não sendo mães de corpo, têm a maternidade naquilo a que se chama instinto. . 

Feliz Dia da Mãe ❤


Margarida Vargues 
==================================

PARABÉNS A VOCÊ...

MAIO                                ANIVERSÁRIOS             

01 -  Maria Madalena Mendes Maia Ferreira. 02 - Júlio Bento Piloto; Maria dos Remédios Basílio Mendes; Maria Teresa Guerreiro Gomes Rodrigues. 03 - José Augusto Piloto. 04 - António Joaquim Martins Molarinho. 05 - Máximo Cabrita Oliveira; Jorge As­censão Mendonça Arrais. 06 – Miguel Damasceno Jesus de Brito. 07 –João Manuel Lisboa; Laura Correia Almeida Teixeira; Joaquim José Costa; José Coelho Jerónimo. 08 - Manuel Miguel Bordeira Casinha; Maria José Viegas Conceição Fraqueza. 9 - Maria do Carmo Vítor da Silva Gabadinho. 10 - Maria João Sousa Quintas; Vitaline Maria Estêvão Ferreira. 11 - Fernanda Maria Mendes Maia Cruz; Luisa Maria Correia Martins. 12 - Walton Coelho Contreiras. 14 – Rogério Sebastião Correia Neto; Maria Gertrudes da Assunção Gaspar. 16 - João Simão Jesus Sebastiana; João Nuno Correia Arroja Neves; Luís Filipe da Cruz Quinta Gomes. 17 - Olga Maria Albino Oliveira Caronho. 18 - Noémia Maria Jacinto Fragata; Casimiro Afonso. 19 -José Francisco de Jesus Gabadinho; Bertino Sequeira Nunes. 20 - Joaquim António Ramalho. 21 – Vitor Venâncio Conceição Jesus.. 26 - Maria Marta Viegas Mendonça Saias; José Cândido; Maria Elsa Santos Palmeirinha. 27 – Manuel Assis Guerreiro Ferro. 28 - Fernando Germano Faleiro Drago; José Paulo Inácio Quintino.  31 - José António Oliveira;  Romualdo Cavaco.