quinta-feira, 18 de agosto de 2022

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO

A CASA DE HÓSPEDES VIANA, em Cabanas de Tavira, foi distinguida com a «Green Key», que lhe foi atribuída pela FEE (Federação Dinamarquesa para a Educação Ambiental).

RUBEN VIEIRA é o novo Director Geral do Regency Salgados Hotel & Suite, nos Salgados (Albufeira), unidade de 4 estrelas com 88 quartos.

«Não haverá mais voos a 10 euros», afirmou o CEO da Raynair, face ao aumento dos combustíveis.

O hotel situado na Quinta do Vale da Rainha é o único hotel cinco estrelas para cães existente no Algarve, dispondo de praia privada, suites com televisão e de quartos, bem como de enfermeira veterinária permanente.

De 14 de Setembro a 16 de Outubro vai ter lugar a 12ª edição de «ROTA DO PETISCO», a decorrer em 11 concelhos algarvios e numa edição da «Rota de Impulsos».

A ocupação hoteleira algarvia no mês de Julho foi superior à registada em idêntico mês de 2019, considerado «o melhor ano turístico de sempre». A taxa situou-se acima dos 85% (quarto), com destaque para os mercados português (mais 4,33 %) e norte-americano (mais 1%), bem como uma diminuição nos turistas ingleses (menos 2,2%) e alemão (menos 1,8%).


                                                             JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL

 


           COMBATE Á ESPECULAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS


            A anunciada construção de duas novas residências para estudantes universitários e da ampliação nas unidades já existentes, afirma-se e constitui, de sobremodo, um contributo importante para a progressiva especulação no que respeita ao aluguer de quartos a estudantes.

             Existindo uma maior oferta face á procura que em Faro se regista, tal como em toda a economia habitacional (professores, médicos, funcionários públicos, trabalhadores do turismo, etc.) ela proporciona uma mais ampla oferta a quantos procuram a concretização desse direito constitucionalmente instituído - o direito à habitação.

            Uma verba de13,7 milhões de euros, o maior investido desde sempre realizado em Portugal, foi destinada a este projecto da Universidade do Algarve, no âmbito do «Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior(PNAES).

          As duas novas residências, que devem estar concluídas até 2024, serão construídas nas Campus das Gambelas e da Penha, absorverão 9,23 milhões de euros provenientes do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), tal como a verba restante (4,36 milhões de euros) destinada à reabilitação e ampliação das actuais residências (Berlim, Ferragial 16 e 17, Penha Lotes e E e O), que até final de 2023, passarão para 432 camas, num total de 844 alojamentos.

           É pouco, dirão alguns, nós mesmos. Mas lá que é já um importante contributo para resolver um aflitivo problemas dos estudantes da Universidade do Algarve.  


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



«LEVANTAMENTO ENCICLOPÉDICO DAS FAMÍLIAS DE SAGRES»


                                          DR. NUNO CAMPOS INÁCIO


       No Centro Interpretativo da Lota de Sagres, foi apresentado, com a presença de várias entidades, o primeiro volume da trilogia «Levantamento Enciclopédico da Famílias de Sagres». Trata-se de uma obra de elevado interesse da autoria do genealogista e investigador portimonense Nuno Campos Inácio, um dos nomes maiores da genealogia e da história do Algarve. A edição é da Arandis, com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo. Ao longo de quase seiscentas páginas, esta obra ilustrada com mais de 400 gravuras, representa o mais completo estudo sobre a histórica freguesia de Sagres, no período até 1918. 

    «É um exaustivo levantamento de carácter monográfico, que relata de forma inédita e exemplar, um riquíssimo acervo informativo sobre a memória colectiva e a história humana, social, religiosa, militar, económica e administrativa de Sagres desde a Pré - História à Contemporaneidade.»

      O Dr. Nuno Campos Inácio, autor de vários livros, nasceu em Portimão, é licenciado em Direito e funcionário do Ministério da Justiça.

       Espera-se que os restantes dois volumes deste «Levantamento  Enciclopédico das Famílias de Sagres» possam ser apresentados até final do ano.


                                                                   



   «A QUINTA DA FONTE DA PIPA»

                                             MIGUEL MADEIRA


       É o terceiro livro policial da autoria do escritor Miguel Madeira este «A Quinta da Fonte da Pipa», que tem por cenário o aristocrático complexo agro - palaciano do mesmo nome do volume.

        Sobre esta coincidência disse o escritor: «Como tenho a tendência para pormenorizar excessivamente os locais onde acontece a história este livro reflecte também uma fase em que em continuo a viver em Loulé, mas trabalho, desde há 4 anos em Faro».

        Nascido em Caracas (Venezuela), em 1966, Miguel Angel Lopes Madeira, de seu nome completo publicou anteriormente «A Cruzada» (2006), «A Governação Municipal» (2011), «Obsessão» (2015) e «A Vingança» (2019).


                                                JOÃO LEAL