segunda-feira, 28 de março de 2022

 




 

       ELECTRIFICAÇÃO DA LIHA FÉRREA

 

       Ficará instalada em Olhão a Subestação de Tracção Eléctrica que servirá o troço entre esta cidade e a de Vila Real de Santo António, uma obra orçada em 8,5 milhões de euros, com confinanciamento da União Europeia no valor de 85%. Integra-se no programa «Ferrovia 2020» (Electrificação da Linha do Algarve), conforme anúncio do IP (Infraestruturas Portugal), inserto no «Diário da República) e que completa os troços Faro / Tunes (já executado) e Tunes / Lagos (em adjudicação).

      A obra vai tornar o transporte ferroviário mais seguro, rápido e sustentável. É feita no sistema 25 kvs. - 50H3 e vai proporcionar melhores condições de operação, fiabilidade e segurança, disponibilizando aos passageiros alternativas de transporte púbico com melhor ambiente, sustentabilidade, rapidez e comodidade.

       Quando concluída a electrificação da Linha do Algarve (Lagos / Vila Real de Santo António) haverá uma poupança de cerca de 25 minutos neste percurso.

 

                                                      JOÃO LEAL

INFORMANDO

 

BRITO FIGUEIRA

 SUFRAGANDO A ALMA DO SAUDOSO COSTELETA, HENRIQUE LUÍS DE BRITO FIGUEIRA, FALECIDO NO DIA 25 DE MARÇO, SERÁ CELEBRADA MISSA NO DI 1 DE ABRIL (6ª FEIRA), PELAS 18 HORAS, NA IGREJA DE SÃO PEDRO EM FARO. AGRADECE-SE A PRESENÇA AO PIEDOSO ACTO. JOÃO LEAL

JOÃO LEAL

 «TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA»

        Cachopo, a típica localidade tavirense da Serra do Caldeirão, é a primeira aldeia do Algarve a ser classificada como «Aldeias de Portugal», resultado de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Tavira, em Julho de 2021 ao certame criada pela ATA (Associação de Turismo de Aldeia) para distinguir as aldeias rurais tradicionais com potencialidade turística. Esta marca vai permitir aumentar o fluxo turístico a Cachopo.

        A Auto - Estrada A22, que corre ao longo do Algarve, entre Lagos e a Ponte Internacional do Guadiana é, segundo os condutores, a pior auto estrada portuguesa e na sequência de um estudo elaborado pela Deco Proteste.

         No decurso do passado mês de Fevereiro a taxa de ocupação global média / quarto foi de 40,2%, muito próximo da registada em igual período no ano de 2019, antes da pandemia (43,3%). A zona Faro / Olhão foi a que registou melhor valor (57,7%), havendo o mercado interno crescido 20,8% e o espanhol 29,2%. No sentido inverso as maiores descidas registaram-se em relação aos turistas alemães (menos 36,8%) e ingleses (quebra de 18,7%).

         O «chef» Luís Santos, natural de Albufeira e que frequentou a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e, posteriormente uma graduação em «cozinha Avançada» na Universidade Lusófona, é o novo responsável pela gastronomia do Restaurante Dourado, do Hotel de luxo WG Algarve, na Quinta do Lago.

          Durante a recente BTL foi lançado o «Caminho Marítimo de Santiago», que pretende reunir em Portugal os amantes da viagem da nau «Barca de Pedra» que, segundo a lenda, teria transportado no ano 40 o corpo do apóstolo São Tiago desde Jaffa (Palestina) até à Galiza. A viagem inaugural acontecerá entre 28 de Maio e 13 de Junho desde Vila Real de Santo António até aquela região do Norte de Espanha.

            Cresce o investimento alemão no imobiliário algarvio, segundo a agência «Engel & Volkers», com uma média de 15%. A maior procura dos germânicos é em relação á zona da Quinta do Lago (125%).

                                                                     JOÃO LEAL

LIVROS QUE AO ALGARVE INPORTAM

     «ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES, CEM ANOS DE EXISTÊNCIA»

                         ROGÉLIO GOMES E MANUEL JOSÉ (MOURINHO)

           Assinalando o centenário da criação da Escola Industrial e Comercial de Silves, actual Escola Secundária, constituída em 1919, foi publicado o livro «Escola Secundária de Silves, 100 anos de existência, contributo para a sua história». São seus autores Rogélio Mena Gomes e Manuel José de Sousa Santos (Mourinho). Trata-se de um trabalho da mais vincada importância para a história da formação profissional e do ensino no Algarve.

 

            «VIZINHOS DO MAR»

                                                      JULIÃO QUINTINHA

            A reedição das obras do jornalista e escritor silvense Julião Quintinha teve início com o livro de contos «Vizinhos do Mar» e numa iniciativa conjunta da Arandis Editora e do CELAS (Centro de Estudos Luso - Árabes de Silves). A apresentação decorreu na Casa da Cultura (sede do CELAS) naquela histórica cidade algarvia.

 

                   «O MEU ESPELHO»

                                                         JOÃO INTO CABI

              É um poeta e escritor guineense, João Into Cabi, o autor do livro bilingue (português e francês) «O Meu Espelho», cuja apresentação teve lugar na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andersen, em Loulé. Foi apresentadora, que se referiu ao autor e à sua criação literária, Alda Neves. João Cabi nasceu na Guiné - Bissau, em 1967, é professor de português do ensino secundário e bolseiro do Instituto Camões.

 

                      «AS PESSOAS INVISÍVEIS»

                                          ARQ. JOSÉ CARLOS COSTA BARROS

             «Prémio Leya - 2021», alcançado entre 800 originais concorrentes o livro «As pessoas invisíveis» da autoria do arquitecto paisagista José Carlos Costa Barros, vai ser apresentado no dia 12 de Abril. O autor, que cursou a Universidade de Évora, é natural de Boticas (1963) e reside em Vila Nova de Cacela desde os anos 80. Foi Director do Parque Natural da Ria Formosa, deputado à Assembleia da República e autarca. Publicou vários livros em prosa e poesia, entre os quais «Sete epígonos de Tebas», «Um amigo para o Inverno», «O prazer e o tédio», etc. O livro «As pessoas invisíveis» narra «uma viagem por vários tempos da História de Portugal».

 

                                                                          JOÃO LEAL

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»

 


              «AS INVISÍVEIS»

                                   RITA PEREIRA COUTINHO

                          Em edição da Fundação Francisco Manuel dos Santos veio a lume o livro «As Invisíveis - «Histórias sobre o trabalho de limpeza», da autoria de Rita Pereira Coutinho. Dele se escreveu: «Sabes que quando és das limpezas te tornas invisível em relação ás outras pessoas?» Este relato de Ana Isabel, de 25 anos, relata o destino comum de 13 mulheres e um homem que partilham neste livro o dia a dia de uma mesma profissão: as limpezas industriais.


                         DEBATE LITERÁRIO EM FARO

                             Foi no Hotel Faro, na capital algarvia, que decorreu o debate sobre dois livros de grande actualidade - «4 milhões de notas a voar - as mentiras que nos contaram sobre a TAP», da autoria de Judite Raquel Ponte, Carlos Guimarães Pinto e André Pinção e «Ambientalismo - uma visão do mercado», este editado pelo Instituto «+ Liberdade».


                                «CONTABILIDADE FINANCEIRA NA HOTELARIA E NA RESTAURAÇÃO»

                                     Em edição da Idel surgiu o livro «Contabilidade Financeira na Hotelaria e na Restauração», da autoria dos Professores da Universidade Europeia - Vera Letícia Pinto, Ana Martins e Paulo Gomes. Trata-se de uma obra que permite o apoio para alunos e professores dos cursos de Economia, Gestão Hoteleira e Gestão na Restauração.



                                                                                            JOÃO LEAL