sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»


       

  «BRINCAR COM POESIA, HISTÓRIAS E FANTASIA»

                                              JOSÉ JORDÃO

           Músico e escritor José Jordão é o autor do livro «Brincar com poesia, histórias e fantasia», que foi apresentado na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Natural de Sintra (27/12/1962) uma sua composição venceu o «Festival da Canção Infantil Chaminé de Ouro», realizado em 1985.


         «EUROPE AT HOME»

                Sessenta artistas de trinta cidades europeias participam no livro «Europe at Home», o qual constitui uma reflexão artística sobre o confinamento e o isolamento social neste período de pandemia. A obra foi encomendada pela «Faro capital europeia da cultura - 2027» e teve apresentação no Clube Farense. Presentes os escritores Lídia Jorge (autora do texto de abertura) e Sandro William e o fotógrafo Vasco Célio.


                 «COMO SE FOSSE UM ROMANCE»

                                 MÁRIO AUGUSTO

             Da autoria do jornalista português que mais vedetas do cinema entrevistou, Mário Augusto (59 anos) foi apresentado em Portimão o livro «Como se fosse um romance», que narra a história do cinema.

              Durante a apresentação da obra, que teve ugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, teve lugar uma tertúlia sobra a sétima arte. A edição foi da Bertrand Editores.


                                                      JOÃO LEAL       

     


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA

      Segundo declarações do Dr. João Fernandes (Presidente da RTA) «o Algarve tem um significativo aumento de reservas para o fim de Fevereiro - férias escolares no Reino Unido - e para o período da Páscoa (Abril), próximo do registado em 2019».

         O conhecido empresário António Saraiva (Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal) pronunciou uma conferência em Albufeira (Auditório da AEHTA e promovida por esta Associação sobre «Os novos desafios da economia portuguesa».

           O porto de recreio (marina) de Olhão vai ser ampliado com mais 102 novos lugares de amarração, mas o Município não permite a obra frente aos mercados.

            Ricardo Rodrigues, «somellier» 2 estrelas Michelin do «Vila Vita Parc» (Lagoa) foi considerado pela revista «Vinhos» como o melhor «director de vinho e gastronomia do ano».

             Mais dois significativos avanços no dossier «Ponte Internacional  do Guadiana», com a sua localização a norte das vilas de Alcoutim e San Lucar e o protocolo celebrado entre a CCDRA e o Município Alcoutinejo com a concessão de 100 mil euros para estudo de preparação e projecto.

               Com sessões presenciais e online vai decorrer no Hotel EVA Senses, em Faro, em Março e Abril, um curso de formação gratuito para bartenders, com idades entre os 18 e os 30 anos.

                Reabre em Março o Hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago, que terá como director geral Marco Cogollo, que exercia funções num Hilton Hotel, na Bielorrússia.

                 

                                                                      JOÃO LEAL