terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

 MENOS 62% DE DORMIDAS

NA HOTELARIA DO ALGARVE


O Rotary Clube de Faro (RCF) promoveu, com ampla participação, uma conferência online sobre «O impacto económico e social da Covid 19 na Europa, em Portugal e no Algarve».  Na mesma intervieram como conferentes três conhecidas figuras da vida regional em distintas e marcantes áreas face a este flagelo de tão marcante incidência. A apre-sentação esteve a cargo do Eng. Bruno Azevedo Lage, presidente do Conselho Director do RCF, que traçou da importância do actual momento que o Mundo vive e das biografias dos oradores, a quem agradeceu a colaboração prestada.

 O Prof. Doutor Luís Serra Coelho (presidente da Delegação Regional da Ordem dos Economistas e professor da Universidade do Algarve) abordou o tema na sua vertente económica, com especial incidência na nossa Região, destacando que no período entre Janeiro e Novembro do ano findo, se registaram menos 62% das dormidas na hotelaria, o que corresponde a uma diminuição de 725 milhões de euros nas receitas, de modo próprio por via da «não existência de uma estação estival».

A médica Dra. Filomena Horta Correia (Delegada de Saúde em São Brás de Alportel) incidiu a sua análise no sector sanitário, apontando que a vacinação e a recuperação da imunidade de grupo deverão ser conseguidas «em mais de 70% já em 2021».

Por seu turno co conhecido político algarvio Dr. José Mendes Bota (ex - autarca, deputado à Assembleia da República, eurodeputado e representante da União Europeia junto do Vaticano) afirmou que «esta não é a primeira crise do turismo algarvio, situação da qual conseguiu sempre reerguer-se».


                                                                                  JOÃO LEAL  


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



             «O TEMPO DAS PALAVRAS COM TEMPO»


              Em apresentação online foi feito o lançamento oficial do livro «O tempo das palavras com tempo», uma colectânea de contos «que prometem emocionar, evocar memórias, algumas boas, outras nem por isso, porque assim mesmo é viver: com altos e baixos, em permanente transformação e aprendizagem».

               Este livro com 20 contos inéditos, um dos quais da autoria da escritora algarvia Analita Alves dos Santos, tem prefácio do consultor literário James McSill.


                                                                              JOÃO LEAL


 TURISMO ALGARVIO EM NOTÍCIA


Caravanistas e campistas escolhem o Algarve para passar o período de confinamento, alguns deles aliando os prazeres da natureza ao teletrabalho, devido ás condições de segurança da Região e à qualidade dos parques que encontram no Sul do País.

O Museu de Portimão foi considerado entre «os museus europeus de influência», conforme o inserto no livro «Revisitando museus de influência», publicado pela editora inglesa «Rontledge Area Studies», sobre os 50 mais influentes museus da Europa, entre 1979 e 2019. Em 2010 o Museu de Portimão conquistou os prémios de «Museu Europeu do Ano» e «Museu Conselho da Europa».

Na continuidade da Formação Contínua a AGIGARVE (Associação de Guias Intérpretes do Algarve) promoveu, online, mais uma sessão sobre «Agricultura no Algarve - passado, presente e futuro. Foi prelector o Director Regional de Agricultura e Pescas e Professor da Universidade do Algarve, Engenheiro Doutor Pedro Valadas Monteiro.

O Crédito Agrícola, em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal promoveu a 7ª edição do «Concurso de Vinhos», distinguindo com a «Tambuladeira de Ouro» o tinto «Edd.s Reserva 2016», produzido pela Concepts by Edd,s», no Carvoeiro (Lagoa).

A Câmara Municipal de Alcoutim e a Movijovém (Rede Pousadas da Juventude) assinaram um protocolo para que a Pousada daquela Vila funcione todo o ano, incentivando o turismo na beira - Guadiana.

Dois acontecimentos internacionais de motociclismo vão ocorrer no mês de Abril no AIA (Autódromo Internacional do Algarve), na Penina (Portimão), com desejado impacto no turismo. Em 4 de Abril corre-se a Prova de Abertura do Mundial de Resistência e a 18 o Grande Prémio de Moto GP.


                                                JOÃO LEAL