domingo, 8 de maio de 2022

 NOTÍCIAS DO TURISMO ALGARVIO


     A Câmara Municipal de Castro Marim tem aberto o concurso para electrificação solar da «Ciclovia da Lezíria», entre aquele Vila e Vila Real de Santo António, na EN 122. A obra no valor de 310 mil euros é financiada pela União Europeia através do FEDER (70%).

     Decorreram em Portimão, organizadas pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, as 1ªs Jornadas de Sensibilidade à Sustentabilidade e as quais, segundo o director Pedro Moreira, se pretende tenham uma realização anual.

       Reabriu, na Guia (Albufeira), o parque temático «Zoo Marine», apresentando como inovação o1º Borboletário do Algarve, com 400 borboletas exóticas, capturada na África, Ásia e América,

        A TAP está promovendo a viagem Lisboa / Faro, por 45 euros (taxas incluídas), valor referenciado ao tempo da viagem - 45 minutos. 

           Decorreu, com assinalado êxito, a «Farnáutica», que teve lugar no Jardim Manuel Bivar e foi organizada pela União de Freguesias da Faro (Sé / São Pedro). No âmbito do certame teve lugar uma conferência sobre «Os desafios do Mar no apresente promovida pela Estação Náutica de Faro.

           Cerca de dois mil motards participaram no «PORTUGAL DE LÉS - A - LÉS», que organizado pela Federação Portuguesa de Motociclismo uniu as cidades de Faro a Bragança. Foram percorridos mil quilómetros em 3 etapas.

               Foram presentes 16 propostas para concessão de três antigos postos da ex - Guarda Fiscal, no concelho de Castro Marim (Corte Velha, Junqueira e Cinturão), no âmbito do Programa «Fundo Revive Natureza» e destinados à actividade turística.

               A AGIGARVE (Associação de Guias Intérpretes do Algarve) e a Comissão Vitivinícola do Algarve estabeleceram um protocolo de colaboração, visando certificar profissionais de turismo e de produção de vinhos. O acto teve lugar na Quinta Paxá Wines, em Silves.

               A ODIANA publicou 5 brochuras para capitação turística de idosos visando as áreas de alimentação, actividades físicas, medicação, actividades domésticas e quedas.

                A Pousada de Vila Real de Santo António, uma das mais recentes do Gruo Pestana, na Praça do Marquês de Pombal, surgida da recuperação de 4 imóveis é candidata ao «Prémio de Reabilitação Urbana.


                                                                JOÃO LEAL 


«LIVROS QUE AO ALGARVE IMPORTAM»



  «A PESCA NO ALGARVE MEDIEVAL»

                         Dr. José Castanheira

                 Reveste-se do mais vivo interesse para o conhecimento do Algarve Económico na Idade Média a obra científico - histórica escrita pelo historiador Dr. José Castanheira «A pesca no Algarve Medieval». A edição é da Editora «Sul, Sol e Sal» e apresentação decorreu no Mercado do Peixe, em Olhão, pelo investigador dr. Pedro Pousão, do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

        

              «O MAR D,ELECTRA»
                              Dra. Rita Pea

             No auditório da FNAC, no Centro Comercial Fórum, em Faro, foi apresentada a obra poética «O mar d,Electra», da autoria da poetisa Dta. Rita Pea. Natural de Aveiras de Cima, publicou a sua primeira obra em 2009, intitulada «Fragmentos de uma alma».


                  «MANIFESTO»

                                        C. M. DE LOULÉ

          A Câmara Municipal de Loulé, através da Associação Fórum Manifesto, foi apresentado na Biblioteca Sophia de Mello Breyner Aires, em Loulé, mais um número da excelente revista «MANIFESTO», dedicada ao tema «Ficará tudo como dantes?», conforme texto do Prof. Dr. João Rodrigues, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.


                 «MOCÊS DO LICEU DE FARO»

                                           DR. LUÍS HORTA

Assinalando o 50º aniversário da equipa de atletismo do Liceu João de Deus (desporto escolar) e do Grupo Desportivo da Farauto (desporto federado) veio a lume o livro «Mocês do Liceu de Faro». É seu autor o antigo atleta algarvio (Sporting, Benfica...) Dr. Luís Horta, ex-responsável do Gabinete Anti-Doping, especialista em  Medicina Desportiva  e narra o que foi o «caso único desta ex-equipa de atletismo, a que estão ligados, entre muitos outros nomes de Prof. Lara Ramos (o Prof. Moniz Pereira do Algarve), Ezequiel Canário, os irmãos Campos (o João e o António), etc. A apresentação teve lugar no Auditório da Escola João de Deus, presidindo o antigo aluno Dr. José Apolinário (actual Presidente da CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve).

         «AS AVENTURAS DA CUSCAS»

                                    PAULO SANTOS

          Na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira, teve lugar a apresentação do livro «As aventuras das Cuscas», da autoria de Paulo Santos que colocou nele toda a sua veterana experiência de apicultor para dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas abelhas, desde observar o labor num colmeal em vidro a provar o mel nele produzido.

            «Á DESCOBERTA DA RIA FORMOSA»

              Drs. Jaime Aníbal, Ana Gomes, Isabel Mendonça e Deolinda Moura

             No âmbito das comemorações do 44º aniversário da criação do Parque Natural da Ria Formosa, que se estende desde o Garrão (Loulé) até Cacela (Vila Real de Santo António), foi apresentada a obra «Á descoberta da Ria Formosa», sobre este importante acidente hidrográfico, considerado no seu género «o maior da Europa». A apresentação teve lugar no Centro Interpretativo da Ria Formosa, em Marim (Palacete João Lúcio) e a edição da obra, escrita pelos investigadores Drs. Jaime Aníbal, Ana Gomes, Isabel Mendonça e Deolinda Moura, da Universidade do Algarve, a quem coube a edição do livro.


                                      JOÃO LEAL


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



      «AEROPORTO GAGO COUTINHO»


       Este é um daqueles «dossiers» que, de há muito, deviam ter sido concretizados, tão autênticos são os argumentos que o sustentam. O Aeroporto de Faro aguarda, com impaciência em cada hora, que se designe de «Aeroporto Gago Coutinho», em homenagem ao descendente de algarvios, mais famoso na História Mundial da Aviação. Claro que esta importante infra-estrutura, porta de entrada na nossa Região e grande responsável pelo desenvolvimento na mesma acontecido, desde 1965, continuará no dia a dia, a ser referido como Aeroporto de Faro ou do Algarve. Outro tanto acontece com os casos similares verificados nos aeroportos de Lisboa / Portela (Aeroporto General Humberto Delgado) ou do Porto / Pedras Rubras (Aeroporto Dr. Francisco de Sá Carneiro).

          Trata-se de uma afirmação da grandeza do nosso Algarve, ligado que o era às Descobertas Marítimas como princípio de uma globalização terrestre e desde a 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, ligando Portugal ao Brasil, também na grande pista dos céus.

           Feito heróico, inventariado entre os grandes feitos pela UNESCO (organismo da ONU - Nações Unidas para a cultura e ciência). Muito mais a acrescentar ao feito histórico de Gogo Coutinho, ligado a Faro, pelo lado materno e a São Brás de Alportel, por seu pai, entre o que incluímos a descoberta do «sextante», da mais primordial importância para a aviação.

              Com o seu início em 2019, a quando das comemorações do 150º aniversário do nascimento do glorioso aviador, a iniciativa - chamar ao Aeroporto de Faro de «AEROPORTO GAGO COUTINHO» conheceu uma certa pausa, gora que se assinala o centenário da histórica ligação, volta à «ordem do dia» e escolhe-se uma data para a sua concretização, 20 de Maio, «Dia da Marinha», em que ocorre a efeméride da chegada a Calecute (Índia) do Grande Almirante Vasco da Gama.

                    Esperamos que sim, porque o tema merece um consenso geral, conforme os inúmeros e eloquentes testemunhos vindos a público, entre os quais referimos os de figuras marcantes na vida regional e nacional, casos do Almirante Martins Guerreiro (um dos «históricos do 25 de Abril de 1974), dos deputados fundadores da Assembleia Constituinte - Carlos Brito, Afonso Dias, Luís Filipe Madeira, de uma vasta pleiade de gente nosso da medicina, do associativismo, da gestão pública ,etc.

                     «Aeroporto Gago Coutinho» a  afirmação cuja concretização esperemos se concretiza e 20 de Maio de 2022.


CRÓNICA DE FARO JOÃO LEAL



     O «SR. RAMIRES, FILHO DE MONTE GORDO»

     Era um apaixonado pela cidade que adoptou como sua e pelo seu clube de eleição, o Sporting Farense, de que era um dos mais entusiastas adeptos.

      Chamava-se José Manuel Piera Gomes Ramires, mas toda a gente o tratava por «Sr. Ramires» ou «O Ramires do Restaurante». Veio para Faro para trabalhar no sector da restauração e, mais tarde, abriu «a sua própria casa», o Restaurante Ramires. Situava-se na confluência das Ruas Filipe Alistão e Capitão Mor e, em breve tempo, ganhou fama e clientela, pela excelência da sua cozinha e pela simpatia do restaurador. Era mesmo ao lado donde funcionou a «Casa de Vila Real de Santo António, da associação ANAVREAL, que marcou um tempo e um modo dos nascidos ou ligados à emblemática Capital do Guadiana.

        O «Sr. Ramires» era um verdadeiro espectáculo naquelas tardes de Domingo (então os jogos só se disputavam nas tardes de Domingo), enchendo o Estádio de São Luís, com a sua voz e o seu entusiasmo, incentivando o seu e nosso Farense («à vitória, rumo à vitória...). Não foram felizes nem saudáveis os últimos da vida deste sotaventino que nos deixou aos 71 anos de idade. 

         Fica a lembrança de quem amou Faro e por aqui soube criar montes de amigos. Foi sepultado no Cemitério da Esperança, após o velório acontecido na Paroquial de São Luís, em pertinho do complexo do Farense, do seu querido Farense.


 


De: Elos Clube de Faro - Associação Cultural
    "Em defesa da Língua e Cultura Portuguesas"

Estimados Amigos e Companheiros,

No próximo dia 11 de Maio, quarta-feira, pelas 17,30.
"Quando a poesia acontece", na Biblioteca Municipal de Faro,
sob o tema:

"A vida passa tão depressa que, às vezes,
a alma não tem tempo de envelhecer."
- Mia Couto

* Poesia embalada pela voz de Rosinda
com música de Luciano Vargues

Com a participação da Tuna Académica da UATI, dirigida pela Prof.
Rosinda Vargues

Espero por vòs.

Cordiais saudações elistas.

Dina Lapa de Campos
Presidente da Direcção do Elos Clube de Faro