terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

QUEM SE LEMBRA DELE?


APRSENTE-VOS
O COSTELETA ARNALDO SANTOS SILVA , foi o aluno que passou ao lado de uma grande carreira académica..

Quando o “GOUBEIA” chegou a Faro, andávamos nós no quarto ano da Escola Comercial.. Filho do velho SILVA ferroviário, o ARNALDO entrou bem no nosso “team” e começou a fazer parte integrante do nosso grupo.

A sua última estada tinha sido GOUVEIA.

Foi um aluno extraordinário, de tal modo que, vindo chumbado da Escola de Gouveia, ainda deu explicações de Física e Cálculo a colegas que iam fazer os exames na Escola de Faro. E espantava-se como é que ele, que estava chumbado sabia mais que os outros que iam a exame...

Deste modo, o Silva, assistiu às peripécias nas aulas de História entre o Dr. Furtado e o Zé Martins da Patã, assistiu às cenas do Dr. Uva com os iguaisinhos e com o Donaldo, assistiu às cenas do Macedo nas aulas da Florinda e a tudo o resto.

Depois de sair de Faro, assentou praça na guerra e instalou-se no devido tempo na tropa em Luanda. Voltou após o serviço militar para Lisboa, onde, creio, começou a trabalhar na GOOD YEAR, onde passaram também o Manuel Carneiro e o Ilídio .

Sempre um excelente aluno o nosso “GOUBEIA” foi meu colega de quarto a Rua do Sacramento à Lapa, em Lisboa, onde trabalhámos, estudámos e entre outras coisas jogámos `a batota com a malta do Instituto Industrial.

Com o homem que estava sempre na zona ... e tal e tal...

LEMBRAS-TE?...

Já estávamos ambos deitados e a dormir bem...
Sim que tu para essa coisa de chegar, deitar e ficar...
Eras um campeão a dormir como não vi ninguém...
Mas nessa noite coisa grave estava para chegar..

A páginas tantas começam as paredes a tremer
Acordas e dizes-me .. mas o que é que se passa?.
Não sei, sei lá o que é que raio está a acontecer?...
E dizes tu... é pá, cheira-me a grande desgraça!....

E aconteceu que a parede começou a dar...
Parecia uma máquina de costura a trabalhar
E que parou logo mas apanhámos grande cagaço...

Era um terramoto que quis passar pela capital
Mas que no fim de contas não nos fez mal...
Criou-nos apenas um susto e um pequeno embaraço.
(foi no dia do terramoto)

Publicação de

João Brito Sousa

1 comentário:

avlis disse...

Lembranças

Se outras virtudes não tivesse o nosso Blog, esta de trazer à nossa memória vivências de mais de meio século passado, já sobejamente lhe atribui meritótio propósito!
O amigo Brito relembra aqui a minha entrada no rol dos "Costeletas". Foi uma entrada tardia, embora seja natural de Tavira, sem história, ainda que viesse a provocar algumas histórias. Logo, o facto de ter vindo de Gouveia, chumbado por faltas. Lá não havia Curso Comercial!!"Goubeia", em boa pronúncia Beirã, provocava sempre alguma hilariedade entre a malta. Depois, pelo facto de estar chumbado, passeava-me pelas aulas sem o temor das chamadas ou o pânico dos exercícios o que me permitia o à vontade e a descontracção suficientes para acamaradar com a malta e passar-lhe alguns dos meus conhecimentos. Certa vez, o Dr. Furtado, perguntou-me se eu estaria preparado para ser o "chamado" do dia. Com a naturalidade de quem nada tinha a perder, dei-lhe a resposta que andou nas bocas da rapaziada daquele tempo: "Oh! SôTôr, eu ainda só ando pelas partes traseiras!"

Afortunadamente, a natureza dotou-me com alguma capacidade intelectual acima da média e rapidamente recuperei o terreno perdido e terminei o Curso com média geral de 15 valores. E fiz também as Secções que me deram acesso directo ao Instituto Comercial.
O Brito diz que passei ao lado de uma grande carreira académica. Talvez tenha razão. Mas, a vida nem sempre é aquilo que queríamos ou desejávamos que ela fosse. E a minha encaminhou-me para outras paragens. Entre elas, quase trinta anos de indústria de confecções.

Migrado para Lisboa, logo que terminadas as Secções em Faro, em 61, perdi o contacto com a maioria dos "costeletas", mas recordo com saudade as amizades que de lá ficaram. Gostava de saber do Ferrinho, do Zé Bartílio, do Zé Júlio, do Xico Leal, do Martins, da Dadinha, da Ivete, da Dora, da Maria do Carmo, do Laranjo, dos Gabadinhos, dos Iguaizinhos, do Benjamim, dos Ilídios, do... De todos aqueles que encheram de prazer o convívio daqueles anos longínquos , mas sempre tão próximos, dos tempos da Escola de Faro.

Bem haja a quem da iniciativa deste espaço.

Arnaldo silva
Felizmente reformado