sexta-feira, 28 de março de 2008

ONDE OS COSTELETAS JOGAVAM À BOLA


QUANDO O PROF FALTAVA...

A malta ia jogar à bola.

Jogar a bola foi um fascínio para a malta do meu tempo. Faltava um professor e lá íamos nós para o campo dos marinheiros, campo dos blocos ou campo das amendoeiras perto do Liceu .

A bola era uma tentação e uma bola de borracha havia sempre um que a tinha..

A gente chegava, marcava as balizas com os livros a servir de poste, o guarda redes fazia um risco com o sapato de livro a livro e, se a bola passasse para além do risco, com o jogo em andamento, era golo e voltava tudo ao princípio
Quem escolhia os jogadores eram os guarda redes. Colocavam-se em frente um do outro, davam um salto de pés juntos para a frente, e depois, colocavam um pé à frente do outro e aquele que colocasse o pé sobre o pé do outro era o primeiro a escolher.
Primeiro escolhem-se os mais habilidosos, tipo Fontainhas e Priolé, jogadores de um talento enorme e também o Ludovico de S. Sebastião . Os montanheiros ficavam para o fim e jogavam à defesa e não passava nada..
O melhor montanheiro que vi jogar à bola foi o ADOLFO dos Gorjões que jogava no Liceu. Tinha tudo; poder físico, domínio de bola, raciocínio rápido, remate colocado, visão de jogo, colocação no terreno, espírito de equipa, era solidário, tinha a capacidade de liderança....
Um dos estádios era no Largo D. Afonso III que naquele tempo era um terreiro. E sem estátua. Embora com alguma inclinação, servia para os alunos da Escola Tomaz Cabreira jogarem entre si.

Foi aqui que o Zaralho de Tavira despedaçou a cesta do polícia. Zaralho, o almoço é no dia 8 de Junho em Vilamoura. Quero-te lá.

Nas Barreiras, local onde hoje está o Mercado, era tudo estádio até à Igreja de S. Luís.

O campo dos Marinheiros, um pequeníssimo terreno meio encovado e que tinha aquele nome, por ficar junto daquilo a que chamávamos a “rádio naval” umas instalações da marinha. Tinha um contra: O senhor reitor proibia que lá se jogasse à bola, como proibia quase tudo.

Havia mais uns três ou quatro campos.

Queria deixar duas linhas avançadas de juniores com valor para se bater com qualquer linha avançada júnior, de hoje em Portugal

ESCOLA: Fontainhas, Priolé, Ludovico, Zé Gonçalves e Ribeirinho

LICEU: Tabeta, Aleluia, Monteiro, Adolfo e Uva.

Texto de
João Brito Sousa

Sem comentários: