sexta-feira, 18 de abril de 2008

COSTELETAS EM FESTA (II)




EM WASHINGTON

São eles.

O FRANCISCO RODRIGUES do Poço Longo, o ZÉ NETO de Estoi, o CARLOS GRANJA de Pechão e o DIOGO COSTA SOUSA da Senhora da Saúde.

E agora, para o FRANCISCO, um poema de um poeta do Poço Longo
ANTÓNIO SIMÕES JÚNIOR
que nasceu a 22-09-1922, no sítio de Poço Longo, freguesia de Quelfes, concelho de Olhão. Filho de António Simões, natural de Faro e de Angelina Ignacio, nascida em Quelfes, Olhão e escreveu estes versos, lindos...
EXCITAÇÃO
Café Avenida - às 23 horas
Eu sou o rapaz do café,de lenço branco e cara amarela,
que de noite, a horas incertas,
venho sentar-me na mesa do canto...
- E quando o criado vem,peço o clássico café
e fumo cigarrosnum atordoamento.
Concentro-me monotonamente e fico pasmado a olhar,
a olhar;
neurastenia de tudo quanto vejo,
ou não vejo,neste antro de fumo,
onde a alegria se perde…
e o pilar do tédio a crescer, a crescer,
ameaça converter-se numa tempestade horrível
que não posso dominar !
Dentre as trevas morais, como a acenar,
a acenar,
o meu cigarro brilha indiferente à multidão.
E fico obcecado, tão alheio a tudo, a pensar,
a pensar,
que chego a esquecer-me de que estou aqui;
e só acordo quando o criado me pergunta:
- “Então, senhor António?!Quer mais um café?”
-“Sim, vá lá mais um para acalmarestes nervos.”
E perco-me no labirintoque não sei distinguir,
que não quero distinguir.
Sinto-me indisposto, falta-me a respiração…
Quero lutar e já não tenho força;
e sem. força perco esta batalha,deixo de ser eu para ser o outro…
- A tremer, tento aparentar calma,e fumo,
sorvo o meu cigarro.
É esta a fútil máscara com que me iludo, e me desiludo.
Os frequentadores do café, olham com admiraçãopara mim,
e cochicham uns aos outros,
que estou doido,que estou doido, ou então bebi vinho...
O nervos não obedecem ao cérebro.
A besta toma o freioe irrompe.
A luz bate-me de chapa,
o teto vai cairas mesas e cadeiras começam a rodopiar,
e tenho a impressão de que o mundo acabou aqui,
acabou aqui...
Texto de
João brito Sousa

Sem comentários: