sábado, 12 de julho de 2008

A CIDADE E A ESCOLA (III)


A RUA DAS LOJAS

A rua das lojas é a "mãe de todas as ruas” incluindo esta designação também a rua Dom Francisco Gomes. Por aqui se passearam as grandes personalidades da cidade, com mais ou menos regularidade.

Os costeletas Franklin, Francisco e Mário Zambujal, Zé Clérigo do Passo, Manuel Inocêncio Costa, José Dias Lucas, Bernardino Martins, Zé Félix de Jesus, João Cuco, Teófilo Carapeto Dias, Daniel Mendonça, Víctor Caronho, Zeca Bastos , Ludgero Roque, António Rabeca, Francisco Machado Valente a discutir o Sporting com o Ló e o Matos entre muitos...

Partindo do começo da rua D. Francisco Gomes, temos á esquerda o já citado Café Aliança.. À direita, no lugar do edifício da Caixa Geral de Depósitos, onde trabalhou o costeleta Custódio Julião de Carvalho Guerreiro, havia a Mercearia Inglesa, um dos bons estabelecimentos de mercearias da cidade. Ali era também a Pensão Sota que tinha em frente um dos poucos bons restaurantes da cidade, o Cabaz da Fruta, famoso entre a classe dos caixeiros-viajantes..

Hoje a rua de Santo António é dos costeletas Bernardo Estanco dos Santos e do Brás e do Diogo Costa Sousa quando esteve cá de férias. Ah.. e é também do Pompílio Rombinha, do Matos Sportinguista amigo do Zé Manel Bruxo e de outros. .

Um pedido. Sei que o Jorge Amado, meu parceiro de carteira de há cinquenta nos está em Vila Real de Santo António. Quem o caça.... Sábado á noite vou estar aí na tertúlia para discutir o Quique e o Miguel Veloso.
Imperdoável esquecer um costeleta famoso e habitual frequentador da rua. E em duas versões. Ou de fato e de relógio ómega no pulso ou de pull over vermelho, polo preto e motorizada MONDIAL. Ele sabe quem é...
E por aqui me fico com um abraço para todos do

João Brito Sousa

Sem comentários: