segunda-feira, 21 de julho de 2008

OS 120 ANOS DA NOSSA ESCOLA (continuação)

Mario Lyster Franco
1931


PARA A HISTÓRIA DA NOSSA ESCOLA (VIII)

15
1914! Um ano tragicamente assinalado na Histó­ria da Humanidade - o do início do sangrento conflito que foi a I Guerra Mundial, do qual muitos de nós ainda pudemos ouvir relatos, feitos, por exemplo, pelo saudoso professor de "Noções", José de Sousa Uva Júnior (o Zé da Uva), que fora combatente em França.
Mas 1914 foi um ano particularmente marcante para a nossa Escola, com a criação, na mesma, do "curso elementar de comércio",
Tratava-se de um curso que já funcionava (tanto quanto julgamos saber), pelo menos desde 1891, apenas em duas "escolas elementares de commercio", localizadas uma em Lisboa e outra no Porto, embora posteriormente (talvez a partir de 1901), fosse admitida a possibilidade de funci­onamento, nas·"escolas industriaes", da discipli­na de "noções geraes de commercio, escritura­ção e calculo commercial", disposição de que, aliás, não nos foi dado beneficiar.
1914 é, pois, o ano de um "salto qualitativo" no estatuto da nossa Escola que passa, a partir de então, a designar-se "Escola Industrial e Comercial de Pedro Nunes - em Faro".
A introdução, na Escola, do curso de comércio constituiu, inegavelmente, uma medida muito positiva, mas o seu funcionamento foi de tal modo sujeito a restri­ções de ordem orçamental, que o respectivo Decreto de criação previa já que a maior parte das disciplinas do plano curricular (cinco, num total de seis) poderia ser regida por professores do Liceu locaL.,

00000000000

E terminamos o apontamento de hoje com uma nota de curiosidade, talvez grata a muitos de nós.
Diversas cerimónias têm assinalado, neste ano de 2002, o centenário do nasci­mento de Mário Lyster Franco, um farense notável, distinto escritor, jornalista, advogado, presidente da Câmara Municipal e ... professor da nossa Escola.

16
E a curiosidade é esta: Talvez pelo facto de seu pai, o pintor Carlos Augusto Lyster Franco, ser, naquele ano de 1914, o Director da Escola, o jovem, então com 12 anos, Mário Augusto Barbosa Lyster Franco foi o primeiro aluno matriculado no curso elementar de comércio recém criado!!!


Franklin Marques

Sem comentários: