segunda-feira, 13 de outubro de 2008

QUEM SOU?


PARA O MAURÍCIO E A QUEM INTERESSAR.

EU SOU,


Nome: João Manuel de Brito de Sousa

Data Nascimento Faro, 30 de Dezembro de 1942

Número de Identificação Fiscal: 133 247 805

Bilhete de Identidade: 185 746 Arq. Id. do PORTO de 2006.07.13

Filiação: Manuel de Sousa
Maria de Brito

Nacionalidade: Portuguesa

Estado Civil: CASADO

Residência: Rua da Constituição 1979 –2º G
4250-170 PORTO

Telemóvel: 96 373 64 04/ 912 066 099


FORMAÇÃO ACADÉMICA

1963 – Curso de Professor do Ensino Primário, com a classificação de 14 valores pela Escola do Magistério Primário de Faro.

1971 - Bacharelato em Contabilidade, com a classificação de 13.2 valores, pelo (ISCAL) Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

1998 -Licenciatura em Contabilidade e Administração Fiscal, com a classificação de 12 valores pelo (ISCAL) Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa.

2001–Doutorando em Economía Financiera y Contabilidad na Universidad de Extremadura em Badajoz

2003 – Presentación de Projecto de Tesina na linha de investigacão “O CAPITAL INTELECTAL; SUA VALORIZAÇÃO E CONTABILIZAÇÃO”

EXPERIENCIA PROFISSIONAL


1963/1967 - Professor do Ensino Primário em Almada.

1967/1970 - Funcionário dos serviços administrativos dos TAP com a categoria de chefe de sector.

1970/1984 – Funcionário da PAN AMERICAN WORLD AIRWAYS, INC com a categoria de Controller.

1984/1987 – Contabilista na COMPANHIA DE DIAMANTES DE ANGOLA em ANGOLA, LUNDA NORTE.

1987/1998 – Contabilista, Sócio Gerente e Director da FORMEP, FORMAÇÃO ESTUDOS E PROJECTOS Lda, sendo o responsável pela elaboração da contabilidade de vinte empresas, sendo 8 empresas SAs.

Desde 1998 – Professor convidado no ISCAL - INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DE LISBOA, para as disciplinas de Contabilidade de Gestão 1 Contabilidade Financeira 1.

2000/ 2004 – Assistente de Revisor Oficial de Contas na área da grande Lisboa onde procedia a visitas regulares a clientes, recolha de informação, análises das peças contabilísticas referentes ao encerramento de contas em estreita ligação com o ROC.

Desde 30.09.2005- Reformado do ISCAL pela Caixa Nacional de Pensões.


NESTE MOMENTO ESCREVO COM BOA ACEITAÇÃO PARA OS SEGUINTES JORNAIS DO ALGARVE: ALGARVE MAIS, REGIÃO SUL, TERRA RUIVA, A AVEZINHA, O NOTÍCIAS DE S. BRÁS DE ALPORTEL E O OLHANENSE.
JBS

17 comentários:

Anónimo disse...

Uma mosca sem valor

poisa, c'o a mesma alegria,

na careca de um doutor

como em qualquer porcaria.



Vemos gente bem vestida,

no aspecto desassombrada;

são tudo ilusões da vida,

tudo é miséria dourada.

Anónimo disse...

Exmo. Sr. Doutor João Manuel Brito de Sousa, deve estar errado pois não sou eu a pessoa que procura.
Como homem simples e honrado, só lhe posso enviar um curriculum, de respeito pela Pessoa Humana e honesto, apenas lhe posso aconselhar outro caminho que não o meu.
Tenha a coragem, se a tiver! De publicar o estrume que me escreveu, e regresse à Primária para aprender a ler.
Com a honestidade que me assiste, só lhe peço que não inclua nisto o impoluto Militar e homem de bem que é o Maurício Domingues.
Quanto a Cristo?
Quando agonizante no Calvário pediu ao Pai: "Perdoa-lhes porque
não sabem o que fazem."

Manel Piorna

Pseudónimo de Mário Fitas

Anónimo disse...

NÃO HÁ CRISE.

1 - AO PIMEIRO ANÓNIMO.

Este espaço é dos costeletas, por isso, não deverias escrever essa coisa aqui,que certamente me são dirigidos.

As pessoas não têm nada a ver com a tua vbeia poética.

Quero dizer a todos os costeletas que não percebo estas demonstrações de conhecimento dos versos do Aleixo.

Mesmo sabendo ou pensano saber quem é, deixo-lhe aqui o meu mal, para me contactar, se quiser. Ei-lo,

jbritosousa@sapo.pt

Fico à espera.

JBS

2 - PIORNA

O Piorna ou o Mário Fitas, foi meu colega nos TAP, anos 60. Tivemos sempre uma relação óptima mas já não temos. Não é grave. A vida continua.

PS- Gostava de ver estas atitudes comentadas aqui. Façam isso. Sem rodeios... força.

Um ab. para todos os costeletas.

JBS

Anónimo disse...

CAROS COSTELETAS,

Vou deixar um comentário.

O costeleta JOÃO BRITO SOUSA é a pessoa que tem aguentado o nosso espaço há uns meses largos a esta parte, umas vezes bemm outras nem por isso. Mas tem mantido o nosso espaço em dia.

Portanto, quero que o João saiba que tem todo o meu respeito e consideração e, penso eu, que o terá, igualmente de todos (ou quase) os costeletas, mesmo não sabendo nada do que se passou.

Daí os versos não dignificarem em nada quem os escreveu, ainda por cima anonimamente, o que constitui uma atitude suja, sem honra nem glória. Não é de costeleta.

Exige-se à pessoa que escreveu os versos,anonimamente, que venha a terreiro apresentar as suas razões, porque até a pode ter e se a tiver, a administração deste blogue terá de ser revista.

Um costeleta é uma pessoa digna não se esconde atrás de nada.

Faça então o favor de se apresentar e dizer de sua justiça.

Quanto ao senhor Mário Fitas, pessoa que foi convidada para colaborar pelo costeleta JOÃO BRITO SOUSA, se estiver disponível para colaborar respeitando os valores da Escola Comercial e Industrial de Faro, ou seja, comentar com lucidez os artigos publicados, sim senhor, que venha,a porta está aberta.

Se pensa vir para aqui ofender o nosso administrador, o costeleta João Brito Sousa, por muitas razões que o senhor tenha, não o permitiremos, porque o seu comentário é injusto e inoportuno.

Já agora, a que propósito este comentário, nós precisamos de saber ó Mário Fitas.

QUEREMOS SER ESCLARECIDOS, OK..

O senhor Mário Fitas foi demasiado grosseiro para o nosso gosto.E por isso deverá pedir-nos desculpa pelo comentário que escreveu aqui e que até consegue ofender os alentejanos.

E mais, se o vosso diferendo é particular, entre os dois,entre o senhor e o JBS, não queremos saber nada disso.Se não for caso entre os dois quermos saber, sim.

Entendeu?

Não estou mandatado para este comentário, mas atrevo-me a pedir a todos os costeletas que expressem o que lhes vai na alma.

Abraço costeleta.

Pedro Rodrigues/PORTIMÃO

Anónimo disse...

Exmo Sr.
Pedro Rodrigues, se escreve para defender os costeletas, tem muita razão.
Não está mandatado para este comentário, mas escreveu. Da mesma forma deveria pedir ao dr. João Manuel Brito de Sousa que inscreva no Blogue os E-mails que me mandou.
Pedirei desculpa a todos os costeletas. Se leu o meu comentário, diga onde e como eu ofendi alguém.
No entanto dou-lhe uma dica: Foi um comentário recordando tempos de antanho. Leu bem? Se isso aconteceu,solicito mais uma vez que o dr. João Manuel Brito de Sousa que publique os E-mail. Por acaso, já reparou que o meu comentário está com isso relacionado?
É claro que se não foi encomendado, também devia comentar o que diz o administrador do Blogue.

Manel Piorna

Pseudónimo de Mário Fitas

Anónimo disse...

MEU CARO AMIGO MÁRIO,

Não estou efectivamente mandatado, mas este não é o clima costeleta que gosto de ver aqui.

E tem mais,

1 - Não me venha atacar por eu querer defender os costeletas. Por favor contenha-se.

2- Pelos vistos é uma questão de emails, assunto vosso, particular. Deste modo eu pedi-lhe para não trazer para aqui guerrinhas particulares e o senhor insiste...

Isso não é uma atitude séria. O JOÃO pode não querer publicar aqui o mail e está no seu direito.

3 - O senhor não é costeleta de Faro pois não. Então....

De qualquer maneira peço opinião aos costeletas da Escola de FARO para se pronunciarem.

Queremos honradez aqui.

Pedro Rodrigues/PORTIMÃO

Anónimo disse...

Boa noite caros Costeletas.
Como o povo bem diz :" O Co.no é o último a saber "! Está a ser feita uma pequena guerra entre o Dr. João Brito Sousa e Sr Mário Fitas, guerra essa onde eu sou apanhado pelas costas, sem saber quais as munições empregadas, tanto de um lado como do outro. Esta é a dedução que tiro da leitura dos comentários anteriores, pouco esclarecedores. O sr Mario Fitas pede que sejam publicados os EMail,s que enviou ao Dr João B Sousa, que certamente iriam esclarecer tudo, e até alguma referência à minha pessoa,coisa que gostaria de ter conhecimento. Sinto-me , portanto, surpreso e até "húmido" com a confidencialidade dos ataques.
Nasci no Alentejo e sou Algarvio Adoptado desde os meus 5 (cinco) anos. Costeleta desde os meus 10 anitos !Isto é irrelevante ! Agora também sou " Saloio" da Região Oeste do País !!
Ao que o Douturado Joâo B Sousa escreveu sôbre o seu Curriculum, dedicado "ao Maurício e a quem interessar", já dei a resposta em EMail, hoje, pelo que espero a sua publicação no Blog, para dizer de minha justiça e o que penso sôbre a carreira aguerrida dum Costeleta lutador . Fico à espera.
Um abraço mais para todos do
MAURICIO SEVERO DOMINGUES.

Anónimo disse...

Porque fecharam isto,
já não é tempo de férias. Esses dois senhores que se espliquem, eu quero saber.
Só me identificarei quando houver luz.
Vivam os costeletas de Portugal inteiro.

Anónimo disse...

MEU CARO AMIGO E COSTELETA.

Viva.
Gostei da sua indignação mas ela não tem razão de ser.

O blogue tem dois posts de ontem e o dia ainda não acabou.

Afinal a INATEL do Piódão tem net.

À tarde coloco-lhe um post. Até lá aceite um abraço do

João Brito Sousa

Anónimo disse...

Meus Amigos Costeletas.

Os comentários acima redigidos, obrigam-me, com o devido respeito por todos, a fazer a seguinte observação :

Porque trazem para este espaço quezílias de índole particular ? Troquem esses “galhardetes” através dos e-mails pessoais!!!

Queremos que este Blogue seja um espaço digno onde se fomente, com respeito e educação, a amizade entre Costeletas. Assim, poderemos contribuír para a credibilidade desta BELA página e para o fim para que foi criada. De outro modo não.




Cumprimentos

AGabadinho

Anónimo disse...

Ao GABADINHO,

Muito obrigado António, pelo teu contributo porque sou dessa opinião que aliás já tinha sido manifestada aqui.

Vou contar uma história da academia no post de hoje.

O assunto está encerrado e peço que não voltem a ele.

Deixo, para todos os costeletas da Escola Tomás Cabreira um abraço.

João Brito Sousa

Anónimo disse...

Amigo Gabadinho,
Está cheio de razão, mas... Infelizmente há sempre um mas! Eu esplico:
Tudo isto resulta de um comentário meu feito ao Post: MAURÍCIO DOMIGUES COSTELETA de 2008.10.06 e que deve ser lido no Post acima referido.
Utilizei no meu comentário o termo "Marroco" (do qual não sei o significado) e que aprendi com o Dr. João Manuel Brito de Sousa, termo esse que era bastantemente utilizado nos nossos contactos.
A seguir ao meu comentário existe um do sr. Dr. Brito de Sousa, oqual é dirigido aos meus Velhos Maurício e Manuel Piorna, em que no meu caso utiliza termos não entendíveis e desbragados, tais como "Vacas encoiradas" "Canzil" etc..
Não satisfeito com isto, manda-me dois E-mails em que ultrapassou todas as normas de boa educação, pois desde "meu sacana" a "grande cão" até a ofensas de ordem religiosa, tudo utilizou.
Se escreveu o comentário porque não continuou e adicionou os E-mails? Porquê? Ele o saberá, mas deve ter a certeza que eu não sou mentecapto.
Não retirei qualquer ponto ao curriculum do Sr. Dr. João Manuel Brito de Sousa, nem uma milésima ao seu protagonismo. Estou em Paz,
mas gosto de esclarecer.
Leia-se o meu comentário o do sr. Dr. Brito de Sousa, acrescentece-lhe os E-mails e tudo ficará clarificado.
Para o Gabadinho ou alguém que leia este comentário reenviarei os E-mails ou suas cópias.
Pra os costeletas de Faro as minhas desculpas mas "A César o que é de César"

Estimado Gabadinho as minhas desculpas pelo tempo que lhe roubei com este desabafo.

Os melhores cumprimentos

Mário Fitas

Anónimo disse...

Aos costeletas,

Faço um apelo aos costeletas que, se quiserem comentar o que este último cavalheiro disse, façam favor, nada de receios porque tudo o que o homem diz aí é verdade.
Nunca fugi às minhas responsabilidades nem fujo.
O comentário deste senhor obriga-me a dizer que já tentei falar com ele via TM e desligou o telefone.
Recordo ainda que este senhor, foi meu convidado e não soube utilizar esse convite, abusou da liberdade concedida para dizer coisas que no meu entender não devia. Ofendi-o?.. e ele a mim?

Isto são cenas de escola... mas eu vou procurá-lo saber o que é que o homem precisa.

João Brito Sousa

Anónimo disse...

CONTINUO À ESPERA,

que,o ilustre admirador de António Aleixo, que colocou as quadras do citado poeta, ANONIMAMENTE, como primeiro comentário do post se apresente e diga: FUI EU...

As quadras a mim não me beliscam em nada... mas a quem as colocou anonimamente.. talvez...


João Brito Sousa

Anónimo disse...

Afinal tudo é verdade!
Sr.Dr. João Manuel Brito de Sousa o telemóvel em diversos locais não se devem utilizar, o Sr. Dr. tem conhecimento perfeito da minha vida.
Cenas da escola mas não a dos Costeletas.
Explicite a última parte do parágrafo final.

Volto a repetir sr. dr. saiba ler o meu comentário e tenha vergonha com o problema que criou e quer transferir para mim. Em particular, posso-lhe relembrar o que fui para si. Ponto final! Confessou! Era essa a verdade, SÓ a VERDADE" que eu queria.

Mário Fitas

Anónimo disse...

Meu caro,

Se criei problema foi fora do espaço blogista. E era aí que o problema deveria ser discutido. O senhor invadiu um espaço de honra.
Irresponsavelmente.. Vou dizer-lhe isso mesmo por mail.

Aqui, jamais.

Vamos discutir o assunto por email. Manao a mano.

JOÃO BRITO SOUSA

Anónimo disse...

Caros amigos Dr João Brito Sousa e
Sr Mário Fitas( Manel Piornas)
Um abraço para ambos, grande e apertado.
Tenho seguido com relativo interesse a "luta" travada entre dois amigos, vélhos amigos de muitos anos,que resolveram terçar
armas dentro de um copo de água !
A proposta do Sr. Mário Fitas parece ter sido satisfeita com a confissão sincera do Dr Brito Sousa, o que me alegra e satisfaz,
pois julgo-o um Homem de Bem e conciliador,desejoso de sanar um
pequeno incidente entre ambos.
É de HOMEM !
Por outro lado, e porque me agrada
viver num ambiente fraterno, saudável e de amizade entre todos os Costeletas , simpatizantes e amigos, gostei da proposta do Dr. Brito Sousa para discutirem essas
"tricas" por EMAIL. " Boa malha" !!.
Como costumo dizer " A falar é que e gente se entende", espero que isso aconteça, ambos dêm um abraço apertado quando estiverem
juntos, ou melhor , o façam agora mesmo via Internet para descansarem
os espiritos mais excitados. Vamos conviver em harmonia e camaradagem e ponham de parte os pergaminhos !!Os meus votos para que isso aconteça, para bem do Blogue e de todos os que desejam criar boas amizades, quer sejam Costeletas ou não, pois todos são
poucos para divulgar uma OBRA a que o João Brito Sousa e Rogério Coelho deram vida e alma, com muita dedicação e trabalho dedicado. Bem hajam.!

Um abraço mais para ambos do
MAURÍCIO SEVERO DOMINGUES