terça-feira, 7 de abril de 2009

FIGURAS DE FARO


JOSÉ BENTO FERREIRA DE ALMEIDA


É uma personalidade importante da cidade de FARO onde nasceu em 1847.

Foi oficial da Armada e deputado de 1884 a 1901 eleito pelo círculo de Faro -Loulé, até ser Par do Reino desde 1901.

Em 1895 foi ministro da Marinha. Fundou a Escola de Alunos Marinheiros do Sul, com sede em Faro e foi um dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa.

De temperamento arrebatado, esbofeteia o Ministro da Marinha, em plena Câmara dos Deputados, a 7 de Maio de 1887, acto pelo qual é condenado a 4 meses de prisão. Propõe, em 27 de Fevereiro de 1888, a alienação de Moçambique, Guiné, Cabinda, Macau e Timor. Reitera esta singular proposta em 1891. Ministro da Marinha e Ultramar, no governo de Ernest Rudolph Hintze Ribeiro,

de 17 de Janeiro a 26 de Novembro de 1895, nessa qualidade, aboliu os castigos corporais que ainda estavam em uso na Armada

No período em que o Oficial da Armada Ferreira de Almeida foi Ministro da Marinha, em 1895, tiveram lugar os seguintes acontecimentos relevantes:

Aprisionamento do chefe Vátua Gungunhana por Mouzinho de Albuquerque nos combates de Marracuene e Chaimite,

Greves na indústria têxtil (500 em Arrentela),

Publicação em Lisboa do jornal “o ALARME”, por Angelina Vidal,

Aprovado, em 24 de Janeiro, o Código do Processo Comercial .
Cortejo cívico no 1º de MAIO socialista, com retratos de José Fontana, Antero e Karl Marx.
5º congresso socialista português em Lisboa que adopta um novo programa (redigido por Azedo Gneco), no qual se inscreve pela primeira vez o ideal de uma sociedade sem classes,
4º Conferência Nacional Socialista em Tomar.

Publicação em Coimbra da dissertação de Afonso Costa sobre a Igreja e a Questão Social..
Decreto ditatorial de 25 de Setembro.

O País vivia à data de 1901 em pleno rotativismo, um termo inventado por João Franco nesse próprio ano. E se é verdade que desde há algum tempo o executivo alternava com rigor pendular os elencos dos dois grandes partidos portugueses – Regenerador e Progressista – encabeçados pelos respectivos chefes Hintze Ribeiro e José Luciano de Castro, também é verdade que João Franco, um dissidente dos Regeneradores, cansado do monopólio algo cúmplice dos dois líderes apareceu disposto a fazer política à sua maneira.

È raro que um governo que se sustente ao longo das três sessões de uma legislatura Alguns caem ao fim de meses. Para os eleitores a ida às urnas é quase tão frequente como a mudança das estações. Só entre Novembro de 1899 e Outubro de 1901 realizam-se quatro eleições para deputados.

Entretanto, D. Carlos vive entre caçadas, a prática de quase todos os desportos de época (ténis, tiro, hipismo, esgrima, natação, ciclismo, automobilismo, vela, bilhar), a pintura (onde revela surpreende talento), a oceanografia (de que é investigador de renome além- fronteiras), a agro-pecuária (pelo que é premiado internacionalmente) e até a escultura, a cerâmica, a fotografia e a ornitologia.

Era assim o nosso pais na viragem do século.


Texto de

JOÃO BRITO SOUSA

Sem comentários: