quarta-feira, 20 de maio de 2009

CORREIO COSTELETA

Jorge Tavares



SPORTING CLUBE FARENSE versus SPORTING CLUBE OLHANENSE
por JORGE TAVARES

Comecei as minhas idas ao futebol, para ver os jogos do meu Sporting Clube Farense, colocando-me, como toda a rapaziada do meu tempo, à portas de entrada do estádio de São Luis, e solicitando aos homens que entravam "senhor leve-me consigo".


Na altura, cada adulto podia levar uma criança. Quando não era possível esta entrada, tinhamos como recurso ver metade do campo, no cimo do monte da carreira de tiro.



O primeiro salário, proporcionou-me de imediato associar-me, e apôs dois ou três anos, ter o meu lugar cativo na bancada central.



Pertenci ao grupo dos 1.000, e quando constitui a minha empresa, começei a participar com um donativo anual.



Acompanhava o Farense nas suas andanças, e tinha como recompensa uma terrível enchaqueca todos os Domingos ao final da tarde, acrescida da indisposição familiar.


Esta introdução é para afirmar, que nunca gostei do Sporting Clube Olhanense... um ódio visceral. Cidadão de Faro que gostasse do Olhanense, de imediato era rotulado de QUINTA COLUNA e "afastado" das tertúlias, no Café a Brasileira, como no Café Aliança, ou em qualquer esquina da cidade (lembrei-me do meu amigo Teixeira, grande Olhanense).




Hoje, tantos anos passados, e pelo desagradável estado em que se enconta o Sporting Clube Farense, reconheço às gentes de Olhão, o bairrismo que Faro nunca teve e, a luta para que o seu Clube, seja grande entre os grandes.



Parabens aos cidadãos de Olhão, particularmente aos nossos costeletas de coração Olhanense, e ao Clube pelo excelente campeonato e pela sua subida ao escalão maior do futebol nacional. Que se mantenham por muitos e longos anos.


2 comentários:

Jorge Tavares -1950/1956 disse...

Quando escrevi o texto e enviei ao Rogério para publicação, dizia-lhe que tinha escrito à pressa, e sem o revisar..A verdade desta afirmação está logo na primeira palavra "começei" quando deve ser "comecei"
As minhas desculpas
Jorge Tavares

Jorge Tavares -1950/1956 disse...

Meu caro Rogério,

Falha no Português.
No inicio deste texto e na primeira frase, a palavra "comecei" está escrita com cedilha erradamente.

Desculpa e corrige por favor.

Um abraço e obrigado

Jorge Tavares

-Já tinha feito este comentário, mas devo ter procedido mal no seu envio.