segunda-feira, 6 de julho de 2009

CRÓNICAS SEMANAL (1)




Por Alfredo Mingau

Começo por cumprimentar todos os que, bem intencionados como eu, dedicam algumas prosas neste lugar.
Dizem que o Blogue é, como diz o Rogério Coelho, “de todo o universo Costeleta”, e, sem o pseudónimo com que assino esta crónica, também sou Costeleta.
Temos que confessar que um Blogue necessita de matéria escrita para sobreviver.
Tenho conhecimento que muitos costeletas abrem o computador, ligam a Internet e... oscosteletas.blogspot.com e tomam conhecimento dos vários artigos que aqui são colocados e são apreciados com alguma satisfação e curiosidade. Mas, eu acho que não basta tomar conhecimento, é necessário contribuir. Todos os Costeletas têm, pelo menos, uma história passada durante os estudos.
Como escrevia uma Costeleta no Jornal da Associação, todos têm uma história guardada no seu baú das memórias Escrevam!. Tirem do baú
Fui estudante Costeleta na Escola Industrial e Comercial de Tomás Cabreira, instalada na Rua do Município, e a entidade máxima da Escola era o Sr. Director. Anos mais tarde passou a designar-se por Presidente do Conselho Executivo.
Presentemente, e para aqueles que desconhecem, voltou a chamar-se o Sr. Director.
A Escola na Rua do Município, cujas instalações estavam de certo modo degradadas, transferiu-se para o edifício onde hoje se encontra e onde funcionava o Liceu João de Deus.
E por falar em instalações degradadas, recordo as duas quadras que o Almeida Lima, na festa de finalistas apresentou:

A nossa escola
Está a cair aos bocados
Ainda bem que nos livramos
De ficar Lá entaipados

E se algum dia
Vem um temporal
Lá vai o nosso Director
Em braços pr’ó hospital

E o refrain:
- Onde vais meu burro?
- Pôr a Escola no seguro!

(desculpa Almeida Lima não te pedir autorização)
Meus caros, irei tomar conhecimento das novidades Costeletas e, com algumas histórias daquele tempo, darei notícias na minha crónica semanal.
Até lá
Recebido e colocado por Rogério Coelho

1 comentário:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Caro Mingau
Acho que é uma grande ideia!
Venham outros
Cumprimentos
Rogério