segunda-feira, 6 de julho de 2009

JOGOS FLORAIS

OS NOSSOS JOGOS FLORAIS

Jogos Florais são, antes de tudo, grandes encontros de fraternidade, de troca de ideias, de fortalecimento de amizades.
As verdadeiras raízes dos Jogos Florais nasceram na Roma Antiga, onde se celebrava uma grande festa popular em homenagem a Flora – deusa das flores e dos jardins, mãe da Primavera, amada de Zéfiro. Flora é uma das mais antigas divindades itálicas. Inicialmente venerada como deusa das sementes e dos frutos, transformou-se na deusa que presidia tudo aquilo que florescia, por isso mesmo a deusa das flores e dos jardins,
Na verdade, é na essência da Vida – a Poesia – que encontramos motivos para Viver!
Foram diversos países que assimilaram os Jogos Florais, sendo estes concursos que mantêm mais viva a Poesia. Portugal foi um deles, talvez o principal. A Emissora Nacional, de Lisboa, promovia-os todos os anos, elegendo, em cada edição, o príncipe dos poetas portugueses. Também eram realizados em Coimbra, Porto, Figueira de Foz, Almada, Angra do Heroísmo, Quelimane, etc. E assim também nas províncias da África, em cidades de Angola, tais como Benguela, Nova Lisboa, Lobito e outras.
No Algarve, realizaram-se os primeiros Jogos Florais em Armação de Pêra e Tavira no século vinte. Percursores destes Jogos – Os Florais de Nossa Senhora do Carmo da Fuzeta, com mais de 40 anos de existência, os Jogos Florais do Algarve promovidos pela Racal Clube de Silves que ainda não totalizaram trinta edições, e os Jogos Florais da Festa da Aleluia, em S. Brás de Alportel.
Noutras regiões: Jogos Florais de Almeirim, de Évora, de Monforte de Avis, da Associação Portuguesa de Poetas em Lisboa e outros com menos anos de exitência
Actualmente, são os Jogos Florais de Nossa Senhora do Carmo, da Fuseta, os mais concorridos em Portugal com 39 anos de rotatividade permanente e alguns anos mais dispersos sem sequência. Foram cerca de 200 poetas internacionais que concorrerem a este certame.
Ainda hoje se realizam diversos Jogos Florais em Portugal, promovidos por entidades culturais, câmaras municipais, emissoras de rádio, e jornais.
Outros concursos literários mais recentes se têm realizado nas últimas décadas, tais como: Concurso Literário Algarve- Brasil promovido pelo Clube da Simpatia de Olhão, com 12 anos de realização anual.
Além de Jogos Florais e outros similares, fazem-se também outros concursos de quadras populares sendo o mais antigo realizado anualmente pelo “Jornal de Notícias”, do Porto, desde 1920 - um Concurso de Quadras de São João, recebendo milhares de “quadras” e o Concurso Internacional de Quadras Natalícias da Fuseta, com 13 anos de realização anual, promovido pela Secção Cultural do Sport Lisboa e Fuzeta, p concurso de Quadras de Santo António promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e outros.
Daqui, a importância destes concursos, considerando neste contexto, aqueles cuja capacidade e mérito merecem ser enunciados como Homens de Talento – OS POETAS DOS JOGOS FLORAIS – esses homens de valor, cujo talento é ainda ignorado.
Poetas louvai comigo
Os poetas dos florais
Aqueles a quem bendigo
Aos meus amigos leais!

Lutando pela Poesia
Não me canso de lutar
Com alma lusa, algarvia
Na minha forma de Amar!

Há poetas com talento
A quem presto meu louvor
Em ondas de sentimento
Nesta rota - um mar de Amor!

Maria José Fraqueza - Fuzeta
Recebido e colocado por Rogério Coelho

Sem comentários: