quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CRÓNICAS DE WASHINGTON


Meu amigo, grande amigo

Acabei de ler durante as mini ferias em Myrtle Beach "A voz da terra"... Confesso que fiquei confuso com o Marques de Pombal .....figura impar na nossa historia mas ao mesmo tempo um tirano ....sera que para se ser um estadista (nao um politico!) um homem tenha que não ter coracão? E se fosse hoje um espirito como o de Carvalho e Melo daria frutos ou seria apodado de ditador e era amaldicoado pelos seus pares!!!!

A razao e o direito nem sempre sao parceiros no mesmo lado da barricada !....será que o terramoto criou Pombal ou o Pombal usou o terramoto para a sua politica de modernizacão?!Creio quePombal sem a hecatombe nao teria sobrevivido a nobreza e acabaria no cadafalso que ele tantas vezes usou para subjugar os grandes do reino....serviu-se da igreja e acabou degolando-a quando esta ja' nao lhe servia....enfim....muitas achas para a minha fogueira!

COMENTÁRIO

Meu velho companheiro e amigo.

Considero o teu texto fantástico para levar a rapaziada a discernir sobre estas coisas. Em minha opinião, o Marquês de Pombal fez o que tinha fazer. A nobreza foi tratada de igual para igual, o que lhes causou dissabores. Mas na época era assim. Pombal metia as pessoas na cadeia e esquecia-se lá delas. Mas deixou obra de homem de vistas largas que ainda hoje está actual.

Não é fácil tomar uma posição mas estou do lado do MARQUÊS.

Vasco Mantas, diz aí de tua justiça.


abraço do

JBS

Sem comentários: