domingo, 25 de outubro de 2009

A ESCOLA (III)

ANO LECTIVO 1960/61

Foi o meu último ano na Escola Industrial e Comercial tendo frequenteinesse ano, a Secção Preparatória que dava acesso ao InstitutoComercial em Lisboa e ao Magistério Primário. Academicamente foi umbom ano escolar, pois fiz as Secções com aproveitamento e os exames deadmissão ao Instituto Comercial e ao Magistério, onde ingressei em Outubro de 61 e no ICL dois anos mais tarde.
A malta do meu tempo, nessa Secção, eram, na fila do meio, a Celina e a Fátima Oliveira, o Morgadinho e o Manuel Jacinto, o Quinta Nova e o Elói, o Firmino Cabrita Longo e eu. Fila da esquerda, Isabel Gregório, Teresa Xufre, Zé e Chico Gabadinho. Fila da direita, Helena Caravela,José Andrez, Luciano Machado, João Mário Mascarenhas e …
Professores, o Dr. Queiroz a Literatura e o Dr. Jorge Monteiro a Matemática e Física. No primeiro teste de matemática tive 4 e o Xico Gabadinho e o Luciano Machado tiveram 20. Vai daí fui para aexplicação do Capitão Vieitas, com o Zé Guta e a coisa compôs-se.
O Dr. Queiroz, dava uns toques na Literatura mas não era uma sumidade, ensinava q.b.
Excelente, excepcional mesmo era o Dr. J. Monteiro, que ao tempo era o Director da Escola. Foi um grande professor e um grande amigo.Encontrei-o mais tarde, algumas vezes em Lisboa.
As aulas do Dr. Jorge Monteiro eram duma clareza acima da media edadas num clima de respeito, silêncio e disciplina. Não havia foliasna aula do Dr. Monteiro. Era um ambiente de total aderência à causa deaprender. A Escola cumpria o seu papel, colocando-nos o prof. àdisposição, o Dr. Monteiro, que nos dava as aulas e nós aprendíamos asmatérias. Era isto, sem tirar nem pôr, o que acontecia.
Como é sabido, o processo de aprendizagem escolar hoje, vive, na generalidade, uma crise profunda, com os professores reclamando dobaixo nível de compreensão dos alunos.
Com o Dr. Jorge Monteiro não era assim, porque o seu método de ensino estimulava o gosto na aprendizagem.
Aprender, consiste num processo activo de interpretação pessoal da informação recebida, tendo como objectivo, a actualização e ocrescimento cultural e técnico do aluno.
Nas aulas do Dr. Jorge Monteiro, nós aprendíamos porque o professor sabia não só da matéria, mas sobretudo, expor.
O Dr. Jorge Monteiro foi dos melhores professores que tive em toda a minha vida.
Deixo estas notas, em honra (ou memória) desse grande pedagogo e amigo.
Porque era competente.
Saudações para todos do
João Brito Sousa

Sem comentários: