segunda-feira, 26 de outubro de 2009

UM POUCO DE HISTÓRIA

A PROPÓSITO DAS EFEMÉRIDES

1823- Conjura de D. Carlota Joaquina e D. Miguel para depor D. João VI.
D. JOÃO VI, nasceu em Lisboa no dia 13 de Maio de 1767 onde faleceu no dia 10 de Março de 1826. Rei de Portugal, reinou de 1818 a 1826. Era filho de D. Pedro III e de D. Maria lsabel.
Por motivo do problema mental de sua mãe, passou a governar desde 1792, porém só se tornou Príncipe Regente a partir de 1799. Em 1816, com a morte da mãe, D. Maria, subiu ao trono e em 1818 foi aclamado Rei de Portugal, do Brasil e Algarves.
Fundou o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves nesta mesma época. Era casado com D. Carlota Joaquina da Espanha. Pai de nove filhos, um deles Pedro que seria imperador do Brasil.
Em virtude do conflito entre França e Inglaterra, o seu governo teve um período de grande intranquilidade. A fim de prejudicar a Inglaterra, Napoleão decretou o bloqueio continental. Quando Portugal foi invadido pelas tropas de Junot, a família real portuguesa com toda a corte embarcou para o Rio de Janeiro.
Ao chegar ao Brasil, D. João declarou livres as indústrias brasileirase abriu os portos do Brasil ao comércio estrangeiro. Passou depois a residir no Rio de Janeiro. A D. João VI deve-se a fundação da Academiade Belas Artes do Rio de Janeiro, registando-se também importantes movimentos militares que proporcionaram a ampliação das fronteiras, do País.
Em 1821, a família real e sua corte seguiram para Portugal, deixando aqui o herdeiro do trono português, o Príncipe D. Pedro, que ficou como regente. Chegando a Portugal, D. João VI foi obrigado a assinar a Constituição, mas, seu filho D. Miguel organizou um movimento absolutista, que vitorioso, repôs D. João como Rei absoluto.
A 31 de Maio de 1823, D. João VI, na «Proclamação aos habitantes de Lisboa», escrita em Vila Franca, afirma rejeitar o poder absoluto, prometendo respeitar as liberdades individuais e que assentaria brevemente as bases de um novo código para a felicidade dos súbditos,
È nomeada uma Junta, para preparar a nova Constituição, presidida pelo marquês de Palmela e integrava 14 membros, entre os quais Trigoso de Aragão Morato e outros nomes representantes do tradicionalismo reformista.
A Junta, nomeada a 18 de Junho de 1823 terminará a sua tarefa em Dezembro seguinte, sem resultados práticos.
Projecto frustrado de conjuração, envolvendo D. Miguel e D. Carlota Joaquina, para afastamento de D. João VI, que deveria ser preso em Vila Viçosa e substituído no trono por D. Miguel em 26 de Outubro de1823.
Investigação e recolha de
JOÃO BRITO SOUSA

1 comentário:

A.Gabadinho disse...

Autêntica lição de história, ou não fosse um Professor que a lecionasse.

Cumprimentos

AGabadinho